Categorias

Newsletter

  • banner lojas kd
  • Brand

    A história por trás dos nomes das grandes marcas

    Hoje vamos nos aprofundar mais no tema Naming, notei que é de grande interesse dos leitores aqui do Chocola. Então, vou contar para vocês a história por trás de nomes de grandes marcas!


    Hoje vamos nos aprofundar mais no tema Naming, que tenho reparado pelos comentários que é de grande interesse dos leitores aqui do Chocola.

    Sendo assim, vou contar para vocês a história por trás de nomes de algumas grandes marcas!

    Vamos lá?

    Volkswagen

    O nome veio do primeiro conceito de produto da marca alemã de automóveis, nos anos 30: fazer carros simples, que a classe trabalhadora pudesse pagar. Em português, Volkswagen significa “carro do povo”.

     

    Vodafone

    O nome da empresa de comunicações fundada em Londres nos anos 80 vem da abreviação das palavras “voice”, “data” e “telefone”.



    Virgin Records
    Um amigo comentou com o fundador da marca, Richard Branson, que eles eram “complete virgins at business” (completamente virgens para negócios).


    Starbucks

    O nome veio de uma das personagens do livro Moby Dick, Starbuck, comandante do capitão Ahab. A primeira ideia era que o nome fosse Pequod, o barco presente no romance, porém o nome foi vetado por um dos sócios  e em um brainstorm,  surgiu o nome Starbucks.


    Sony

    O nome vem do latim “sonus”, que significa em portugês “som”. O nome foi adaptado para poder ser pronunciado em vários idiomas.

     


    Reebok

    O nome vem da palavra africana “rhebok”, que em português significa “antílope”, animal extremamente rápido das savanas.


    Pepsi
    Estranhamente, esse nome surgiu a partir do nome da enzima digestiva pepsina, que desdobra as proteínas em péptidos mais simples.


    Nabisco
    Nesse caso, o nome atual é uma abreviação do primeiro nome “National Biscuit Company” (Companhia Nacional de Biscoitos).
    Ebay

    Originalmente parte do Echo Bay Tchnology Group, o domínio online para Echobay.com já estava registrado. Foi aí que mudaram para apenas Ebay.


    Coca-Cola

    O nome veio por causa dos primeiros sabores usados na formulação original: folhas de coca e nozes de cola.


    3M

    Originalmente um conglomerado multinacional chamado Minnesota Mining and Manufacturing Company, a marca abreviou e usou apenas os 3 “emes” do nome anterior. É interessante também o detalhe do logo: o 3 “grudado” ao m denúncia o foco de negócios da marca, adesivos.


    Haagen-Daz
    A marca nova-iorquina inventou uma palavra que parecesse européia, mais especificamente de origem germânica, para aumentar a  credibilidade dos seus produtos aos olhos americanos.


    Apple

    A lenda conta que Steve Jobs frequentava muito uma fazenda e que provavelmente trabalhava em uma plantação de maçãs, e que isso o influenciou a pensar no nome Apple. Já o logo faz referência à passagem bíblica, ao fruto do conhecimento e a ousadia de quebrar as regras e mordê-lo, representando luxúria, anarquia e esperança, valores muito apropriados quando se fala de Apple.

    *UPDATE: Algumas fontes afirmam que o nome Apple é uma homenagem ao cientista Alan Turing, grande matemático e “pai dos computadores”, que morreu ao morder uma maçã mergulhada em cianureto de potássio, após passar por uma espécie de tratamento contra homossexualidade e entrar em depressão. A maçã seria uma homenagem a Turning e representaria superação, o “think different” e liberdade de expressão.

     


    Ferrari

    O nome vem do sobrenome do fundador, o italiano Enzo Ferrari.


    Fiat
    Fiat é uma abreviação do nome italiano Fabbrica Italiana Automobili Torino. Em português, “fábrica italiana de automóveis de Torino”.

    Nike

    A empresa americana pegou emprestado o nome da deusa grega da vitória, Nike.

    Espero que tenham gostado!

    Até semana que vem!

    Fonte:
    http://choc.la/6d7
    http://choc.la/6d6
    http://choc.la/6d5


    • Ramon Buçard

      De todos estes eu só conhecia o da Nike. Muito bom o artigo.

    • Anderson Carvalho

      Gostei do artigo, ja conhecia a historia de alguns, pensei que essa lista poderia estende-se com outras marcas mais famosas tbm..

    • Caio
    • Leandro

      Muito legal o post =)

    • Carolina Sangiovanni

      Caio,
      Nunca tinha ouvido essa versão! Mas acho que é um caso de uma marca tão icônica que nunca saberemos de verdade qual foi a inspiração.
      Acredito que essa versão pode ter acontecido no nome, mas em relação ao design, não sei, pois já li entrevistas de nomes importantes da apple confirmando que esse design foi inspirado no fruto proibido.

      Muito obrigada por compartilhar esse conteúdo!

      beijos

    • Pedro Marin

      A história da Apple está errada, a maça mordida é uma ‘homenagem’ ao Alan Turing, que mordeu uma maça com cianureto pra se matar.

    • http://www.coroflot.com/carolsangiovanni Carolina Sangiovanni

      Atualizado!

    • https://twitter.com/#!/srmariosergio Mário Sérgio

      Muito interessante. Não conhecia as histórias por trás das Marcas famosas. Dos logos citados, o que eu acho mais elegante é o da marca Apple.

    • Leandro_CS

      adoro saber mais um pouco sobre Naming, adorei!! : )

    • http://www.bit.ly/hskimura Heitor Kimura

      Ah tem o da Bridgestone tbm, do Shojiro Ishibashi(fundador)

      Ishi = pedra (stone)
      Bashi(vem de hashi) = ponte (bridge)

    • Gustavo Moura

      Com respeito a Apple não faz sentido algum a história bíblica. Pois Não há nenhuma referencia a maça no caso de Adão e Eva. A bíblia simplesmente diz “o fruto do conhecimento”…e tb nada tem haver com Esperança. Por isso acho que o upgrade é mais apropriado

    • Kati

      Participei de uma palestra com o Delano Rodrigues, autor de Naming: O nome da Marca, muito boa a palestra. Para quem quiser saber mais a respeito, fica a dica de adquirir o livro.
      http://www.2ab.com.br/produtos.asp?desc=naming-o-nome-da-marca&produtoid=949

    • Gabi

      Não é por acaso que o nome deriva da enzima digestiva pepsina, pois a Pepsi surgiu de um xarope inicialmente feito para combater a dispepsia (uma doença causada pela falta da enzina pepsina no organismo), mas com o passar do tempo as pessoas começaram a comprar o remédio simplesmente pelo gosto bom que ele possuía. Isso fez com que os fabricantes produzissem o xarope em maior quantidade para ser comercializado como bebida.

    • http://www.ikonidesign.com.br Edson Konioshi

      Bem legal, perceber que o nome, do que hoje são grandes empresas, vieram da cabeça dos seus fundadores e não de “consultores”.
      Sobre a Apple, por “desconhecimento” muita besteira tem sido espalhada…
      A origem do nome tem relação com o Sir. Isaac Newton…
      É só ver o primeiro logo lançado em 1976…

    • Carolina Sangiovanni

      Edson, eu queria muito ter uma conversa cara a cara com o Sr. Jobs e saber a história real por trás do nome. São tantas versões!!!!!

      isso que vc comentou sobre os consultores realmente é verdade. Mas hoje vivemos em uma realidade muito mais competitiva e não sei se novas marcas podem se dar ao luxo de não ter nomes estrategicamente pensados.

    • Daniela Lavagnino

      O melhor pra mim é Asics, que ignifica Anima Sana in Corpórea Sano, ou seja, alma sã em corpo são. Admiro tanto que esse é o nome do meu filhote de Golden!!

    • Lucas

      Mas a Apple não é em homenagem ao Isaac Newton? A primeira versão da marca era até uma ilustração dele! Olha:

      http://3.bp.blogspot.com/_GTXylOUSEM0/TUGFpscEHhI/AAAAAAAAEyI/KNm-QCu-W7A/s1600/logo.jpg

    • Marcelo Cristofolini

      A história que foi uma homenagem ao Alan Turing é uma coincidência.. esse blog cita essa hipótese, como outras, mas desmistifica… confiram

      http://evologos.blogspot.com/2011/04/apple.html

    • http://www.elvisegp.blogspot.com Elvis G. Pereira

      Conhecia alguns mas nao o da volks… parabéns..

    • Aleks Omena

      Só discordo com o da Apple, como afirmar que a maçã é uma referência a maçã da Bíblia ou ao cientista Alan Turing se inicialmente o logo da Apple era uma imagem do momento que Isaac Newton foi atingido por uma maçã?

      Até pode ter algo ligado ao Alan Turing ou ao fruto proibido, mas certamente a ligação inicial é a Isaac Newton