Revista C+ | Choco la Design | Design é como chocolate, deixa tudo mais gostoso.
Categorias

Newsletter

  • UX/UI Design

    A tendência criativa nas lojas virtuais

    Usabilidade, navegabilidade e experiência do usuário (UX) são termos que a cada dia ganham mais espaço no meio criativo e se tornaram referência visual […]


    Usabilidade, navegabilidade e experiência do usuário (UX) são termos que a cada dia ganham mais espaço no meio criativo e se tornaram referência visual dentro de pouquíssimo tempo.

    No mundo do comércio eletrônico não poderia ser diferente! Em meio a tantas lojas virtuais (que seguem basicamente a mesma estrutura), o número de lojas que estão “ousando” vem aumentando cada vez mais, não só no seu design, mas também na usabilidade. Lojas que, juntando os fatores citados acima, acrescentam uma dose do bom e velho “design clean” e conseguem belos layouts e, ao mesmo tempo, layouts simples.

    Esse conceito pode ser usado em qualquer projeto de loja virtual?

    Depende, pois geralmente esse conceito é encontrado em sites que oferecem um ou alguns tipos de produtos de um mesmo segmento ou categoria. Claro que não devemos sempre “ousar” em todos os projetos de lojas virtuais, afinal, não seria prático usar um layout diferente e personalizado em um e-commerce de grande porte, no qual vende variados produtos e oferece vários tipos de categoria, pois os mesmos precisam de praticidade em sua produção e atualização.

    Quais os principais fatores que impedem a criação de um layout criativo para loja virtual?

    Plataforma e manutenção.

    A maioria das plataformas de e-commerce são “engessadas”, principalmente na parte de layout. Pois, pensando na otimização de tempo para produção e atualização, os desenvolvedores na maioria das vezes definem padrões de layouts, em as únicas alterações serão identidade visual, logo, menus, categorias e outros pequenos detalhes. Isso é feito justamente para acelerar o processo da criação da loja e não perder muito tempo na implementação.

    Mas isso não quer dizer que não se pode fazer um bom design em projetos que seguem esses exemplos de plataforma.

    Abaixo segue alguns bons exemplos que achei pela internet e que também podem ajudar bastante como referência para seus futuros projetos.

    Beoplay

    img-01-beoplay

    Nepolitan Clothing

    img-02-neopolitanclothing

    Aarkcollective

    img-03-aarkcollective

    Coloud

    img-04-coloud

    Conspiracy

    img-05-conspiracy

    Bagigia

    img-06-bagigia

    Myownbike

    img-07-myownbike

    Converse All Star

    img-08-converseallstar

    Marie Catrib’s

    img-09-mariecatribs

    Twelvesaturdays

    img-10-twelvesaturdays

    Texto escrito por Pettrus Vaz
    Autodidata, começou desde cedo a aprender e praticar as principais ferramentas de web design.
    Atualmente trabalha na área de criação web, é músico por dedicação e marido 24 horas. Profissional apaixonado por e-commerce e dedicado ao estudo e análise de usabilidade, navegabilidade e experiência do usuário nas lojas virtuais.
    Em sua página no Facebook, você encontra alguns de seus trabalhos.

    Você também pode enviar seu texto para que seja publicado aqui no Choco. Basta seguir as recomendações deste post.


    • Junyor Salles

      Parabéns pela análise, claro que vale lembrar que projetos customizados, levam mais temo, consequentemente mais investimento, nem sempre o lojista esta disposto a pagar por isso. O mercado de plataforma na maioria dos fornecedores se adequou a essa realidade, projetos em curto tempo, porém com padrões na usabilidade e navegabilidade.

    • Raoni Machado

      Acho que as grandes sacadas são a interatividade e a clareza da informação. Eu diria que isso já agiliza 50% na hora de cativar e até fidelizar o cliente. Os e-commerce brasileiros deveriam investir mais nessa linha. O padrão que seguimos aqui é bizarro. Acredito que se salvam porque o consumismo desenfreado e a pouca importância com estética são nossas características como clientes.

    • Rodrigo Asck

      Beoplay o melhor de todos, na boa esse preço merece um site assim