Categorias
Artigos Design Gráfico

Acabamentos Gráficos #1 – Refile, Vinco e Corte Especial

Em meio a tantos e tantos belos trabalhos de design que encontramos pelo mundo, o que fazer para o seu impresso ser diferente, e ao mesmo tempo sofisticado e com bom gosto? Estarei começando posts sobre Acabamentos, tentando ajudar o pessoal dessa área a tornar o seu trabalho ainda mais bonito.


Em meio a tantos e tantos belos trabalhos de design que encontramos pelo mundo, o que fazer para o seu impresso ser diferente, e ao mesmo tempo sofisticado e com bom gosto? Estarei começando posts sobre Acabamentos, tentando ajudar o pessoal dessa área a tornar o seu trabalho ainda mais bonito.
O acabamento possui algumas módulos básicos como refile, dobraduras, encadernação e outras específicas, como faca de corte. Nem sempre ele é feito na própria gráfica, as vezes dependendo do material e mesmo a dificuldade, é necessária a terceirização – o que pode acarretar um prazo um pouco maior para a entrega do trabalho. As vezes até em gráficas pequenas, é necessário que seja feito até a terceirização do refile, sendo um acabamento simples de ser feito.

Refile

O refile é conhecido como aqueles cortes feitos na borda do papel necessários para a finalização do impresso. Ele pode ser realizado em diversas etapas da produção.
Por ser uma etapa básica e necessária para a qualidade final do impresso, o refile sequer é mencionado no item acabamento dos pedidos de orçamento, por isso não acarreta nenhum valor a mais esse acabamento.

Ele pode ter quatro funções, de acordo com a etapa na qual ocorre. Logo após a saída da impressora, é utilizado para primeiro eliminar as margens e marcas de impressão, como marca de corte e sangria, reproduzidas na folha de entrada em máquina.
Pode ser feito também o refile em lâminas (folhas) soltas, para separar as diversas unidades impressas (corte linear) e deixá-las do mesmo tamanho, em impressos paginados, como livros, revistas, jornais, para deixar as folhas iguais, pois feito a encadernação dos cadernos ou dobradura, as folhas podem estar de tamanhos diferentes. E por fim para definir o formato definitivo do impresso, já na etapa final do acabamento.

Vinco

O processo do vinco é bem simples. Ele é aplicado ao papel para facilitar seu manuseio ou a realização de dobras. Por exemplo, no primeiro caso, ele é utilizado principalmente em capas de brochuras com lombada quadrada, por exemplo de livros, permitindo a abertura da capa sem forçar o papel, sem fazer com o papel dobre ou estrague a encadernação do mesmo.

Pode ser usado também em papéis de maior gramatura, quando queremos fazer um material específico, como, por exemplo, um folder com 3 dobras, é necessário que seja vincado a folha, para que as dobras fiquem bem marcadas e o papel não se “quebre”.

Corte Especial (Faca de Corte)

O termo corte, ou corte especial, usado para aqueles acabamentos que necessitam de lâminas específicas, não podendo ser produzidos nas guilhotinas comuns (como é o caso do refile, sendo que esse corte precisa de uma chapa especialmente para aquele impresso específico).

Em geral, é um recurso muito usado na confecção de embalagens, que necessitam de cortes específicos que realizem a produção das abas e de todo o fechamento que a embalagem necessita.
Pode ser usado também como recurso expressivo para a valorização de layouts, inclusive com a inclusão de formas vazadas no papel, como por exemplo, em cartões de visita, folders, cartazes.
Parte muito importante! Trata-se de um acabamento caro, pois é necessária a fabricação de uma lâmina de aço com o formato desejado, e único, que é fixada sobre um suporte de madeira: a faca de corte. A lâmina atua por pressão sobre os impressos, realizando o corte desejado simultaneamente sobre várias unidades.

Abaixo alguns modelos de cortes especias para vocês se deliciarem! E até a próxima!

Fonte: Livro
VILLAS-BOAS, André
Produção Gráfica para Designers

Espero que tenham gostado do post!


    • http://chocoladesign.com/ Emanuele Benvenutti

      Parabéns Cris, esse post tá muito bacana!

    • http://Website Roni Marques

      Cris. Vc disse que logotipo e identidade visual e o seu xodô…Vc tem alguns trabalhos pra eu ver?
      Fiquei curioso

    • http://www.meusadesivos.com.br CrisSchiavenin

      Olá Roni =D
      Eu tenho sim um porfólio de indentidades visuais que eu fiz, mas como estou trabalhando com os adesivos, eu nunca tenho tempo para colocá-los na web =/
      e eles não são tãoooo lindos assim ahauhauaau

    • http://chocoladesign.com/ Will

      Quando eu tiver cacife pra bancar um acabamento bacana para meu cartão eu vou ficar tão feliz haha. Primeiro porque fica uma coisa única, e segundo porque existe várias possibilidades de corte que deixam o impresso tãooo bonito!

      Belo post Cris ;D

    • http://www.yokohamasdesign.com Yokohama

      Mais infomações valiosas!
      Acho muito bonito cartões com corte especial!

    • http://filipe.us/ Filipe S. Fernandes

      Pensei que facas fossem coisas do além. Sempre ouvi falar, mas nunca as vi de fato.
      ausuahsuhas!!!

      E realmente, um cartão com faca fica uma coisa única e não é tão caro assim, depende da gráfica.

      E parabéns Cris, MUITO bom esse post!
      Um beijo!

    • http://www.divulgueweb.com.br Irineu Pedro

      Parabéns, otimo post.

    • http://Website Morgana Marinho

      Leiam tbm

      O que é (e o que nunca foi) Design Gráfico.

      Recomendo!

      é do André Boas-Villas

    • Silas matos

      arrasou no blog

    • http://www.amandabrito.com Amanda Brito

      Super útil!

    • http://designeditoracao.blogspot.com Rich Marvin

      Boa noite, estava procurando algo sobre refile e encontrei seu site, muito bacana por sinal. Tenho um blog http://designeditoracao.blogspot.com, onde trato sobre design editorial está meio desatualizado mas convido vc e seus leitores a darem uma passada por lá.Um grande abraço..

    • Lilian

      Amei teus trabalhos…amo tudo que é criativo! tudo o que é bonito,,sous formada em PP, mas trabalho na area grafica e sites e SP..Prabéns!

    • Victoria Grings

      nossa valeu, ajudou bastante no meu trabalho do técnico de publicidade hehe

    • brunogil2@hotmail.com

      Muito bom, CRIS…to fazendo um trabalho para faculdade e quanto custaria 10.000 foldes como aquele do NATION BUILDER que ta ali em cima. Obg!

    • Patrick Hernandes

      Ótimo post!

    • http://danielesoaresdesign.blogspot.com Daniele Soares

      Own, André VB… meu professor na UFRJ! Ele é o cara. rs…