Categorias

Newsletter

  • http://chocoladesign.com/wp-content/uploads/2015/10/card-sorting-chocola.png
    Design UX/UI Design

    Faça Card Sorting e entenda como o seu usuário pensa

    Card Sorting é uma técnica que consiste em entender como os usuários pensam e organizam o conteúdo do seu projeto.


    Olá leitores do Choco la Design! No meu último texto sobre UX, eu citei duas técnicas de pesquisa com o usuário, uma delas foi o Card Sorting, resolvi explicar o que é e como usar essa técnica em um projeto.

    O que é o Card Sorting?

    É uma prática de pesquisa com os usuários, que consiste em otimizar a organização do conteúdo. Um projeto que possui conteúdo muito extenso ou complexo para se organizar, se busca evitar o desgaste do usuário, fazendo ele navegar por páginas repetidas e dificultando o acesso as informações específicas. Para isso, é necessário entender como ele pensa que deveria ser essa navegação.

    Para fazer um Card Sorting, escolha um grupo de usuários e entregue para eles cartas ou cartões com as seções e páginas do site embaralhadas e deixe eles agruparem as informações do seu site da forma como eles entendem essa necessidade. Essa técnica vai ajudar e garantir que a estrutura do site coincida com a maneira como os seus usuários pensam, tornando tudo muito mais fácil.

    Essa prática parece meio boba, mas é muito útil. Quando estamos desenvolvendo um website ou um aplicativo complexo desde o começo ou até fazendo um redesign e uma nova arquitetura da informação, o excesso de conteúdo pode nos atrapalhar para organizar o projeto. No fim, devemos pensar que essa prática ainda traz mais uma excelente vantagem, por sua natureza rápida e econômica (hora de ser cool e usar Post-Its), e não envolver nenhum trabalho específico, permite que você conheça o modo como seu usuário pensa e refine o seu material com um baixíssimo custo.

    card-sorting

    Metodologias de Card Sorting: Aberta ou Fechada?

    Mesmo sendo simples de aplicar, existem duas metodologias básicas pelas quais você pode optar por usar: aberta ou fechada.

    a) Card Sorting Aberto: Os participantes são convidados a organizar e agrupar os cartões em tópicos de conteúdo que façam sentido para eles e devem nomear cada grupo de cartões formado de forma que seja confortável para eles. Ao utilizar o modo aberto, aproveite para entender como os usuários compreendem os termos e como eles rotulam os elementos e o conteúdo. Essas informações podem vir a ser úteis até para o redator ou responsável pelo conteúdo final.

    b) Card Sorting Fechado: Igual à forma aberta, os participantes são convidados a organizar os cartões em tópicos de conteúdo, porém dessa vez em categorias pré-definidas. Funciona melhor quando você está trabalhando com um conjunto pré-definido, em uma organização específica ou uma forma didática de categorias, e você quer saber como os usuários entendem os itens e como classificam a importância de cada conteúdo dentro dessa categorização.

    Uma dica que posso dar é você optar por uma combinação dos dois, conduzindo um Card Sorting Aberto, primeiro para identificar as categorias de conteúdo e, em seguida, usando o Card Sorting Fechado para ver o quão bem os rótulos de categoria se encaixam com o conteúdo.

    Incrivelmente simples, não?

    Você vai experimentá-lo, certo? Bem, boa sorte para você e depois comente aqui o resultado!

    FIQUE ATUALIZADO !

    Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.


    • Brazuca del Monte

      legal o post, parabéns!