Categorias

Newsletter

  • http://chocoladesign.com/wp-content/uploads/2015/12/shutterstock_182236682.jpg
    Business Design Inspiração

    Carta de fim de ano para um jovem designer

    Carta de reflexão de fim de ano, para um jovem designer.


    Você tanto sonhou em atuar profissionalmente como designer, ter sucesso, crescer. O período de faculdade não foi fácil, mas foi divertido e você fez bons amigos.

    Ano a ano você continuou firme, trocou de estágios, focou em trabalhar, começou a pegar freelas, fez diversos cursos … você foi forte, foi bem. Mas diversas vezes bateu aquela incerteza se está no caminho certo, se deveria trabalhar com Motion, ou CG, ou design gráfico, ou Interface … ou mesmo, será que fez a escolha certa em seguir carreira como designer?

    A verdade é que a vida não é nem um pouco fácil, e a todo momento você terá problemas para resolver (em qualquer área!) , e sempre que alguma grande mudança está para acontecer em sua vida parece que pouco antes mil problemas pesados acontecem, e você novamente pensa … “será que eu fiz a escolha certa em seguir carreira como designer?”

    Se você olhar bem para trás, irá ver o quanto cresceu, o quanto evoluiu … mas se continuar olhando apenas a um curto espaço de tempo, sempre irá parecer que os problemas são maiores e a dúvida irá voltar.

    Você terá que estar constantemente estudando, buscando evoluir um pouco a todo momento, mas fique calmo pois o importante é subir 1 degrau por dia … e se precisar voltar alguns, não tenha medo! Você estará mais preparado para subir mais rapidamente novamente por esses degraus que já passou, e provavelmente irá mais além.

    Provavelmente você sabe disso, mas a carreira profissional é difícil para todo mundo, não apenas para designers. E lembra aquele seu primeiro estágio, que você recebia míseros R$400/mês, mas ia todo dia, firme e forte, entregando a cada dia com mais qualidade e buscando integrar cada vez mais a equipe … até hoje ele te marcou, e você muito aprendeu com ele, não é mesmo? Valeu a pena o esforço em ganhar tão pouco naquele momento.

    Mesmo depois que você crescer um pouco, saiba que os clientes ruins e péssimas propostas profissionais vão continuar aparecendo. Seja forte, recuse e siga em frente!

    A grande verdade é que tudo isso vale a pena, você irá chegar lá (seja lá onde for). Continue em busca de sua profissão, organize sua vida, cuide de sua família, viva! Mas nunca, nunca se esqueça de ajudar quem estiver começando, pois você já esteve lá … e estava perdido não é mesmo?

    Design é uma das melhores profissões do mundo (na minha opinião! Claro!), e você tem a chance de trabalhar/estudar em qualquer lugar do mundo … mesmo sem ter dinheiro hoje, basta seguir em frente e se organizar para tal. Não tem nada melhor do que trabalhar com algo que se ama, ajudar as pessoas e fazer uma real diferença no mundo. Sucesso para você!

    ————-

    Essa carta é uma reflexão sobre minha própria trajetória profissional, sobre minha ainda curta carreira como designer. Estou desde 2007 na luta para chegar a meus sonhos profissionais, e hoje me encontro na Europa, trabalhando como freelancer, dando aulas … e continuo enfrentando milhares de problemas, todos os dias. Acho que a principal mudança nesse tempo, é que hoje eu não tenho mais a dúvida se escolhi a carreira certa. Pra mim design é a melhor profissão do mundo, e me abriu milhares de oportunidades incríveis! Desejo muito sucesso em sua trajetória, 2016 vai ser incrível, acredite … mas se dedique muito, e passe por cima de todos os problemas!

    Grande abraço e feliz ano novo!!
    Felipe Melo Guimarães

    FIQUE ATUALIZADO !

    Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.


    • Joilson

      Muito obrigado meu caro. Suas palavras me serviram e muito. Eu trabalho como Web Designer há 2 anos. Fico muito agradecido pelo seu post e feliz em saber de que há outras pessoas com um pensamento parecido com o meu. Tenho muita vontade de trabalhar e aprender sobre a área.

      Muito obrigado!!! Grande Abraço!!!
      Joilson W. Day – Santa Catarina – Brasil

    • Maiara de Oliveira

      Ingressei na carreira de design ano passado, ja gostava da area, mas ano passado decidi entrar de cabeça, comecei faculdade, e sempre vinham essas duvidas se eu escolhi realmente a area correta, quase desisti, mas vou continuar firme, quero crescer muito nessa area e mostrar o quanto é bom e divertido ser um Design,

      Obrigada pelo post, ajudou muito
      Grande Abraço
      Sucesso!!

    • Brian Rodrigues

      Sensacional! :’)