Categorias

Newsletter

  • http://chocoladesign.com/wp-content/uploads/2014/08/img-entrada-post-braveman-handmade.jpg
    Design de Produto Publieditorial

    Carteiras Braveman Handmade: quando o artesanato vira design de produto

    A Braveman mudou meu padrão de qualidade na hora de receber um produto. Cada detalhe foi pensado para o consumidor e feito no maior capricho.


    Trabalho como designer faz alguns bons anos, já vi várias coisas bacanas por aí em várias áreas do design, mas confesso pra vocês que quando tive meu primeiro contato com as carteiras da Braveman fiquei impressionado com a qualidade e perfeição com que elas são produzidas.

    Não é puxação de sardinha, babação de ovo, ou qualquer outra expressão do gênero. É qualidade mesmo. Quando tive meu primeiro contato a primeira coisa que pensei foi:

    Esse é o resultado de quando o artesanato vira design de produto

    Nascida em Brasília em 2013, a Braveman é uma carteira 100% feita à mão e está lançando a sua terceira cor, intitulada Don Vito, uma referência ao clássico filme O Poderoso Chefão.

    Carteiras Braveman Handmade

    Carteiras Braveman Handmade

    Criada por dois amigos a partir da necessidade de confeccionar um produto totalmente feito por suas mãos, a Braveman nasceu para oferecer um produto de alta qualidade e com muita personalidade. Cada carteira tem características únicas já que são 100% feitas à mão.

    No início, os criadores Felipe e Will, ambos publicitários e amantes de artigos feitos em couro, começaram desenvolvendo diversos protótipos para a sua carteira de bolso único, ou single pocket, como costumam chamá-la. Para validar as medidas, contaram com a ajuda de amigos (sortudos, rs) que usavam os protótipos e reportavam as suas impressões quanto às medidas e usabilidade. Depois de, mais ou menos, 20 protótipos e muitos meses de testes, chegaram ao formato que hoje está à venda no site deles, único local onde é possível encomendar uma Braveman.

    Carteiras Braveman Handmade

    Carteiras Braveman Handmade

    Carteiras Braveman Handmade

    Para seguir os valores que norteiam a Braveman e transmitir o ar do handmade, a marca foi desenhada por Lucas Malta, que, além dos letterings, fez o tratamento de todas as fotos das três campanhas. Também um dos braços mais próximos da Braveman, o designer e ilustrador Paulo Rocker é o responsável pelas ilustrações que seguem nos materiais gráficos que acompanham a carteira.

    A cor de entrada do produto foi a Brown Ale, com uma série de 50 carteiras em couro marrom avermelhado, que teve campanhas realizadas em Brasília e Nova Iorque pelos fotógrafos Diego Bresani e Leon Rodrigues, respectivamente. A campanha clicada pelo fotógrafo Diego Bresani mostrava a arte da Braveman de cortar e costurar à mão, enquanto em Nova Iorque Leon Rodrigues mostrou o lifestyle simplista e urbano que a marca imprime na filosofia de sua carteira.

    Carteiras Braveman Handmade

    Além de ser uma jovem marca no mercado, a Braveman está sempre inovando. Pensando nisso, além de usar o Instagram (@bravemanlife) como canal para divulgar as carteiras e seu estilo de vida, implementaram a pouco tempo a venda das carteiras através da rede social. Eles também estão no Pinterest, lá tem vários boards com as fotos das campanhas que já fizeram e um pouco do lifestyle.

    Com uma nova tonalidade de marrom, a Braveman lançou, pouco antes de esgotar a Brown Ale, a série chamada Medium Roast, uma cor mais puxada para o café, bebida que os criadores tanto gostam, à qual fizeram questão de homenagear. Para essa linha, a marca decidiu produzir apenas 40 unidades e, para valorizar ainda mais e torná-las exclusivas, estampou número de série em cada uma das carteiras. A campanha da Medium Roast foi assinada pelo fotógrafo e amigo Matheus Pena.

    A terceira série, intitulada Don Vito, referência ao filme de Francis Ford Coppola, O Poderoso Chefão, atual cor à venda no site, e também clicada pelo fotógrafo Diego Bresani, segue as mesmas características das duas primeiras, mas desta vez em couro preto com fita marrom, dando um ar mais clássico à carteira e com tiragem limitada em 99 unidades, todas também numeradas no próprio couro.

    Os cuidados da marca com a experiência do produto, vão além das carteiras em si. Todas vêm acompanhadas de uma caixa de madeira, que, seguindo o conceito da marca, também é feita a mão por um fornecedor local.

    A Braveman busca aprimorar mais a cada dia a sua produção e a entrega de um produto sensacional, sempre com foco na qualidade e simplicidade, acima da quantidade produzida.

    E já aproveito para deixar aqui meu depoimento como consumidor:

    A Braveman mudou meu padrão de qualidade na hora de receber um produto. Cada detalhe foi pensado para o consumidor e feito no maior capricho. São poucas empresas que fazem um produto com uma experiência tão bacana e fazem o cliente se sentir tão valorizado.

    – Filipe Fernandes, Fundador do Choco la Design

    Carteiras Braveman Handmade

    Carteiras Braveman Handmade

    Carteiras Braveman Handmade

    Esse é o espírito da Braveman.

    FIQUE ATUALIZADO !

    Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.


    Also published on Medium.


    • Magno Sales

      Idéia sensacional, dá pra ver o empreendedorismo, a qualidade e a estrutura que eles tem, tomara que cresçam e consigam expandir isto aqui, mas divulgar e vender pra fora seria genial.

    • Bó! Isso sim é uma marca coerente. Muito bom.

    • rcastelo

      desculpem a expressão, mas PUTA QUE PARIU! que produtos fodas!!! e as fotos são uma verdadeira aula. comprarei.

    • Luis

      Já tinha visto este artigo, mas confesso que inicialmente passei o olho rapidão por causa do corre do dia a dia e não tinha achado ele relevante. Ai do nada hoje,resolvi dar uma lida com mais calma e PORRA man, que SENSACIONAL viu,os caras simplesmente detonaram em todos os processos,a caixa, a carteira feita amão,as fotos, agora vou ter que comprar esta carteira pra ver tudo isto de perto, hahahahha e parabéns pelo artigo, vacilão fui eu de ter subestimado o mesmo, rs.