Categorias

Newsletter

  • http://chocoladesign.com/wp-content/uploads/2015/06/interna.jpg
    Business Publicidade

    Como produzir bom conteúdo?

    Navegando no uxbooth esta semana, vi um artigo muito bom do Bjørn Bergslien, sobre os passos de uma boa escrita. Então traduzi algumas partes do artigo pra compartilhar com vocês, aposto que vai agregar muito á todos da área criativa.


    Se quiserem, podem conferir na íntegra o texto aqui!


    Duas vezes na minha carreira eu trabalhei como um editor web. Ambas ás vezes eu senti uma pressão constante da organização em simplesmente publicar conteúdo on-line sem se perguntar se ele era bom o suficiente para sequer ver a luz do dia. Mais recentemente, como consultor, tenho visto muitos editores web lutarem contra o mesmo problema.

    Eles se deparam com pedidos e exigências de agências para produzir e publicar conteúdo, e como resultado, a qualidade sempre sofre. Mas os editores e redatores podem superar esse impulso, atender esta demanda e ainda criar conteúdo que ressoa em seus leitores por muito tempo depois da leitura.

    Em 1970, 45 anos atrás, mesmo sem ter acesso à Internet, o escritor e futurista Alvin Toffler popularizou o termo americano “information overload“, recentemente o número total de sites na internet ultrapassou 3 bilhões, um verdadeiro exemplo do conceito de Toffler. Vejamos mais algumas estatísticas.

    80 milhões de fotos são carregadas para Instagram todos os dias.
    300 milhões de fotos são carregadas para o Facebook todos os dias.
    500 milhões de tweets são enviados por dia.
    40 milhões de mensagens são criadas a cada mês em WordPress.com.
    500,000 horas de vídeo são carregadas no YouTube a cada dia.
    145 bilhões de e-mails são enviados todos os dias.
    Basicamente, estamos inundados em conteúdo que vem de todos os lados…

    James Gleick, historiador e autor das informações acima nos diz: “Quando a informação é barata, a atenção se torna muito cara.” O que ele quer dizer é que, como estamos inundados com informação, e exposto a toneladas de conteúdo diariamente, estamos nos tornando mais cuidadosos e seletivos quanto a quem e o que estamos prestando atenção.

    A chave para obter a atenção dos usuários, é claro, desenvolver e entregar conteúdo que inspira, que envolve, e que vende também. Para fazer isso, editores web, redatores, designers, arquitetos da informação, desenvolvedores e outros, devem tomar medidas para pensar mais, antes de criar. Há muitas maneiras de começar a melhorar este processo de pensamento, mas o primeiro passo para criar um grande conteúdo é definir “grande”.

    pair-writingO que é um grande conteúdo?
    Criar conteúdo bom não é apenas sobre sentar-se com uma página em branco no Word ou no Google Docs. Não se trata de escrever como Shakespeare ou Hemingway. Criar bons textos não é nem mesmo sobre escolher as palavras certas.

    Ao invéz disso, bom conteúdo é sobre o encontro de objetivos, é sobre negócios e também sobre apoiar as necessidades dos clientes. Como Erin Kissane escreve em seu livro ‘’Elementos da Estratégia de Conteúdo: “Há apenas um princípio central sobre bom conteúdo: Ele deve ser apropriado para o seu negócio, para os usuários, e para o seu contexto”. Este é o lugar onde nós precisamos começar.

    O site do governo britânico gov.uk, por exemplo, tem excelente conteúdo. Um dos seus objetivos é fazer com que ajam menos chamadas telefônicas e e-mails, permitindo que as pessoas encontrem respostas usando apenas o site. E o seu conteúdo cumpre estes critérios de uma ótima forma.

    FIQUE ATUALIZADO !

    Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.


    Digamos, por exemplo, que uma pessoa quer um visto de estudante. Ele vai para a página Student Visitor. Esta página responde a perguntas fundamentais como:

    Sou elegível para um visto de estudante?
    Como faço para solicitar um visto de estudante?
    Quanto custa?
    Quanto tempo leva para se ter uma resposta?

    Além disso, a página leva à páginas mais relevantes, de modo que os usuários podem continuar a navegar, passando por formulários de inscrição, requisitos, documentos e páginas relacionadas, tais como “Confira se você precisar de um visto no Reino Unido.”

    Ao responder a estas questões a página vai economizar tempo e dinheiro do governo britânico, pois os potenciais alunos podem encontrar facilmente o que eles estão procurando, on-line, em vez de chamar um Ministro em pessoa. Eles podem se inscrever e enviar um formulário online.

    Métodos de pensar em um bom conteúdo
    Na Netlife Research, a agência de UX norueguês onde eu sou um estrategista de conteúdo, temos desenvolvido um conjunto de ferramentas e técnicas que ajudam redatores, proprietários de conteúdo e editores de sites para identificar os objetivos e tarefas do usuário, e pensar sobre contexto antes de colocar uma única palavra no papel. Os métodos que utilizamos mais frequentemente são:

    O MODELO DE NÚCLEO
    O modelo de núcleo é uma ferramenta que mapeia os objetivos de negócio e tarefas do usuário. O modelo de núcleo é muito útil na fase de conceito de projetos de design como uma maneira de obter a entrada de vários membros em um grupo de projeto. Além de redatores e editores, os membros podem incluir especialistas de produto, marketing, consultores de comunicações e desenvolvedores.

    Geralmente a equipe trabalha em pares ou grupos para escrever e discutir os objetivos de negócio, tarefas do usuário, caminhos possíveis (ou seja, como os clientes chegam nesta página particular?), e os caminhos possíveis para seguir em frente (ou seja, quais são os passos que supostamente o cliente fará para seguir?). Ele também pode ser utilizado para desenhar ou visualizar o conteúdo do site, post ou página.
    É um conceito simples que segue uma linha reversa de pensamento.

    O modelo de núcleo acaba sendo muito útil ao rever conteúdo antigo, criando novos conteúdos reciclados, ou na construção de uma estrutura de site. Ele leva o foco para longe da página em branco, e nos coloca em um ambiente mais estruturado, orientado para o negócio, e centrado no cliente.

    core-model

    O QUADRO DE CONTEÚDO
    O quadro de conteúdo é uma forma que muitos redatores e editores usam para reunir opiniões de muitas partes interessadas, especialistas no assunto, seus superiores ou gestores de conteúdo, para gerar novas ideias e conteúdos.

    Este quadro, desta forma, fornece um espaço para mensagens factuais, mais informações, tais como metas de negócios e públicos-alvo que garantem que escritores e editores tenham o conhecimento para escrever o conteúdo, suportando os objetivos de negócio. É uma forma de se pensar o que você quer dizer antes mesmo de começar a produzir.

    Um quadro de conteúdo ajuda a responder a perguntas que são vitais para a criação de bom conteúdo:
    Qual é o objetivo deste conteúdo?
    Quem vai lê-lo?
    Por que leitores vão lê-lo?
    Quais palavras-chave usar?

    Quando pessoas se sentam para trabalhar juntas na criação de conteúdo, a mágica acontece. De repente, o foco não está em produzir o máximo possível, mas sim, ter discussões frutíferas sobre o significado, a qualidade e a relevância do conteúdo. Este é um cenário em que a verdadeira escrita grande floresce. Quanto mais vezes esta técnica é utilizada, melhor.

    Todos estes métodos são extremamente valiosos em fazer as pessoas pensarem antes de escrever. Eles vão ajudar editores e redatores a fazer face à pressão interna para produzir uma enorme quantidade de conteúdo e publicá-lo com pressa. Com o tempo, os métodos podem ajudar a estabelecer novas rotinas para a criação e curadoria de conteúdo de qualidade.

    content-framework

    LEITURA ADICIONAL
    Os artigos a seguir podem ajudar os estrategistas de conteúdo e criadores, tanto á aprender mais sobre esses métodos, a como implementá-los com sucesso:

    Design para obter melhores resultados – por Ida Aalen, é um excelente artigo que explica o que o modelo de núcleo é, e como usá-lo.
    Faça o melhor conteúdo, trabalhando em grupo – que eu escrevi, explica o que é a escrita em grupo e fornece um guia prático com um passo-a-passo de como funciona.
    Escrita em par: Uma revolução na criação de conteúdo –  por Gerry McGovern, reflete sobre a criação de conteúdo.

    FIQUE ATUALIZADO !

    Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.


    • Otimoooo post!

      • Vini Moreira

        Valeu mesmo Ramon! o/

    • Denis Ronan Rocha

      Mandou bem, hoje fica difícil prestarmos atenção nas informações que aparecem a nossa frente. Não dá para acompanhar tudo, e isso não é ruim, fazer um conteúdo de qualidade faz toda a diferença.

    • Ramon Elias

      Cara, gostei muito. Dados impressionantes!

    • Que post incrivel! É até engraçado a gente ter tanto conteudo disponibilizado na internet, mas não ter coisas de qualidade que orientem de verdade sobre produção de contéudo. Super vou aproveitar tudo pro meu blog!

      Ah! Dá uma passadinha lá!

      http://www.lapisdoisb.com

      • Vini Moreira

        Vou sim Ana!
        Parabéns pelo blog!