Categorias

Newsletter

  • http://chocoladesign.com/wp-content/uploads/2014/02/conhecimento-pessoal-e-a-autenticidade-da-sua-marca-cover.png
    Personal Branding

    Conhecimento pessoal e a autenticidade da sua marca

    Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não […]


    Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas… – Sun Tzu, A Arte da Guerra, ano 500 a.C.

    Quem já teve a oportunidade de ler A Arte da Guerra, de Sun Tzu, sabe que esse livro não é só uma leitura extremamente rica e atual, como também serve como guia de sobrevivência no mercado de trabalho mesmo nos dias de hoje. É como na citação acima, se você não conhecer a si mesmo, não tem como vencer no mercado e se diferenciar de outros profissionais.

    Nos posts anteriores falamos sobre sua missão, visão e valores, o que é importante pra você, o que te motiva a ir trabalhar todas as manhãs. Esse conjunto de valores sintetizam o que você há de melhor em você, são essas características que vão trazer a autenticidade da sua marca, a sua identidade.

    Na minha segunda matéria para a nossa Revista C+ falei sobre algumas ferramentas que nos ajudam a buscar o autoconhecimento e uma delas é a Análise SWOT. Quem já teve a oportunidade de trabalhar com estratégias de branding, planejamento de ações de marketing ou é meu cliente, já teve a oportunidade de conhecer essa ferramenta. Ela é imprescindível nas atividades que mencionei porque nos a ter uma visão macro do que temos em mãos para definir nosso plano de ação (falarei sobre isso nos próximos posts).

    analise-swot

    Como eu disse no início do post, conhecer nossos pontos fortes e fracos, somados com nossos valores é o que vai dar a identidade da nossa marca. A Análise SWOT nos permite revelar os pontos fortes e fracos da nossa marca, e as oportunidades e ameaças do mercado. O ideal é trabalhar uma matriz dessas para cada objetivo, pois, o que significa força para um objetivo, não necessariamente quer dizer que é força para outro.

    Essa matriz é dividida em dois grandes campos:

    Fatores internos

    Forças e Fraquezas

    Esses são nossas qualidades e defeitos. Fatores como liderança, espírito de equipe, criatividade, pontualidade, entre outros, podem ser considerados nossas forças. Outros como falta de compromisso, impaciência, arrogância, podem ser considerados nossas fraquezas.

    Fatores externos

    Oportunidades e Ameaças

    Esses são aqueles que não temos muito o que fazer para mudar. Um professor que você tenha afinidade, pais que te apoiam e investem nos seus projetos, parceiros, sócios, cursos que irão acontecer, etc, esses podemos considerar como oportunidades. Um chefe difícil de conversar, falta de verba para realizar um projeto, concorrentes podem ser considerados como ameaças.

    O que eu mais gosto dessa ferramenta é a capacidade que ela nos dá de aprender a dar valor às nossas nossas qualidades (forças, no caso) e nos faz reconhecer nossas fraquezas, muitas vezes um defeito que não temos total consciência, ou mesmo não temos coragem de assumir que temos.

    Pode até parecer que não, mas se feita com muita atenção e com o bom senso ligado, podemos levar horas até ter tudo bem definido dentro dessa matriz.

    A mensagem que quero deixar aqui hoje é: busque a autenticidade da sua marca. Se você não se definir enquanto marca, os outros vão fazer isso por você e é aí que mora o perigo, pois você não tem o controle sobre o que os outros pensam.

    E pra ajudar vocês fiz uma tabela no Excel com a Análise SWOT para vocês preencherem.
    É só fazer o download aqui.

    Até semana que vem!

    FIQUE ATUALIZADO !

    Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.