Categorias

Newsletter

  • http://chocoladesign.com/wp-content/uploads/2015/08/Sem-Título-1.jpg
    Arte Ilustração Inspiração

    Entrevista com Derek Laufman, ilustrador de games!

    Derek é um ilustrador de games profissional que trabalha em Londres. Ele desenha profissionalmente há mais de 15 anos, e também é co-fundador da Halfbot Studios.


    Derek é um ilustrador de games profissional que trabalha em Londres.
    Ele desenha profissionalmente há mais de 15 anos, e também é co-fundador da Halfbot Studios, que é o estúdio de jogos independentes responsável por jogos conhecidos mundialmente como The Blocks Cometh ou Super Crate Box (que foram para a sessão de jogos notáveis da Apple), também tendo participado de jogos externos como World of Warcraft.

    Atualmente Derek esta trabalhando na produção de um RPG pra PC chamado Bullet Age, veja os últimos estudos e telas que ele tem postado nas redes sociais.

    Recentemente tive a oportunidade de entrevistá-lo e tirar o máximo de seu conhecimento e experiência de mercado pros nossos Chocoleitores. Foi um papo extremamente rico, Derek é um profissional muito consciente e disposto a compartilhar o conhecimento, a conversa foi grande, mas vale muito a pena pra quem quer conhecer cada parte do mercado de games e ilustração. Derek, além de jogos, trabalha com artes comissionadas pelo facebook e deviantart.

     

    Derek, conte-nos sobre sua carreira. Como você começou o seu trabalho do ilustrador?
    Era uma coisa que você sempre quis fazer quando era criança?

    Eu cresci nos arredores de Toronto, Ontario em uma cidade chamada Burlington. Me lembro que eu sempre gostei de desenhar, desde pequeno. Quando eu estava no grau 3 que eu desenhei uma história em quadrinhos chamada “Derek and Bad”, sobre um personagem baseado em mim mesmo e um personagem mal, chamado “mau”. Eram quadrinhos bobos que eu fiz para fazer meus amigos rir.
    Mal sabia que eu estava me puxando para algo que eu faria o resto da vida.

    Até que aos 12/13 anos tomei a consciente decisão de perseguir a arte como carreira. Após o colegial eu fui para o Sheridan College e acabei por cursar seu programa de Animação Clássica,  mesmo não tendo a mínima intenção de entrar no mundo da animação. Passei a maior parte da minha adolescência desenhando quadrinhos com meus amigos no porão, sonhando ingressar as fileiras da DC e da Marvel. Depois de me formar, tive algumas oportunidades de trabalhos com quadrinhos que caíram do céu, incluindo um grande projeto com a Image Comics. Mas esta experiência me azedou um pouco sobre a indústria de quadrinhos e eu fiquei me perguntando o que fazer com minha carreira. Decidi deixar o sonho de quadrinhos para trás. Depois de um alguns anos trabalhando como designer gráfico eu consegui um emprego em estúdio relativamente novo de vídeo game em Londres chamado Blue Big Bubble. E esta experiência sim, me abriu os olhos para um mundo totalmente novo de criação de jogos.

    No início eu trabalhei em alguns projetos muito legais para GBA e em Mage Knight para Nintendo DS. Trabalhar para uma pequena desenvolvedora que, eventualmente, dobrou de tamanho ao longo dos 5 anos que passei lá, me proporcionou a oportunidade de me tornar um artista mais experiente, um produtor com muita liderança criativa.

     

    MvsC_color-Final

    Depois de meus 5 anos lá eu decidi deixar a empresa para se concentrar mais na minha carreira artística. Depois de quase um ano longe de desenvolvimento de jogos, formei o Estúdio Indei Halfbot com o meu bom amigo e ex-colega de trabalho, Melvin Samuel. Desde então, passamos a criar o The Blocks Cometh e também para trazer o Super Crate Box para IOS.

    E atualmente estamos trabalhando em um projeto muito maior chamado Bullet Age. Um RPG de plataformas que eu gosto de descrever como um Metroid que encontra Legend of Zelda. Ter um estúdio de jogos não é fácil, é uma luta constante para ganhar a vida enquanto ainda se despeja incontáveis horas no desenvolvimento de novos jogos. Isso me levou a assumir um trabalho freelance. Eu tenho trabalhado com jogos como artista freelance nos últimos 4 anos e tem sido uma experiência incrível. Também tive a oportunidade de trabalhar com o meu bom amigo Sean Galloway em alguns projetos incríveis. Sean tem sido uma enorme influência sobre a minha arte, ele tem sido um grande amigo e um mentor. Trabalhar com ele faz parte de um sonho meu sonho de infância.

     

    Você teve um momento que decidiu a sua carreira ou que ajudou a defini-la? Um encontro com um mentor ou um trabalho específico que te ajudou na decisão?
    Eu não tenho certeza se houve um momento específico, mas os anos que passei como um adolescente desenhando quadrinhos no porão com meus amigos, permitiu-nos sonhar com uma carreira nos quadrinhos e isto que alimentou a minha condução mais do que qualquer coisa.

     

    Qual é o seu processo criativo? Você tem artistas que o inspiram?
    Meu processo quase sempre começa com a inspiração. Eu tenho tantos artistas que me inspiram que eu costumo gastar cerca de 30 minutos em uma boa procura através de imagens e coleta de referência antes de qualquer grande projeto de arte que eu esteja começando naquele dia. Eu sempre faço um esboço, e assim que eu tiver um modelo para a imagem final, vou limpá-lo com uma limpa lineart e, em seguida, colori-lo.

     

    image

     

    Que tipo de material que você usa para desenhar? Canetas? Tintas?
    Quando eu esboço, gosto de usar lapiseiras, canetas e marcadores simples. A maioria do meu trabalho profissional é feita digitalmente no Photoshop e no Manga Studio usando minha Cintiq 24HD. Que foi o melhor dinheiro que eu já investi na minha vida.

     

    Qual você acha a parte mais divertida do seu trabalho? E a mais chato?
    A parte mais divertida do meu trabalho é esse sentimento que tenho quando estou orgulhoso de criar algo. Quando outras pessoas podem apreciá-lo, isso é o que eu gosto. A coisa mais irritante é quando eu apenas estou tendo um dia de folga. Às vezes você imagina uma idéia em sua cabeça, mas simplesmente não consegue fazê-la funcionar no papel, isto pode ser frustrante, mas eu sempre saio e tento de novo mais tarde. Isso parece ajudar.

     

    Sobre a Halfbot, eu sigo a evolução de ”Bullet Age” em seu tumblr, esta incrível!
    Você pode nos dizer sobre a produção do jogo?
    Primeiro de tudo obrigado! Estou realmente muito animado sobre este projeto. É de longe o nosso jogo mais ambicioso e estou animado para que as pessoas jogá-lo logo. Bullet Age tem estado em desenvolvimento há cerca de um ano e meio. Recebemos uma subvenção incrível de um fundo do governo e isto permitiu-nos a oportunidade de fazer um jogo tão grande, e á pagar por uma parcela de nossos salários. Ah, e pudemos trazer em um talentoso músico para o projeto. Melvin é o nosso programador e ele leva toda a minha arte e design e dá a todos vida na tela. Nós formamos uma equipe muito sólida, e eu sou às vezes ficamos espantados do que temos sido capazes de realizar com Bullet Age até agora. Nosso foco agora é ter Bullet Age pronto para acesso no outono. Uma vez que somos uma equipe pequena estaremos confiando muito na comunidade para nos dar feedback e nos ajudar com o empurrão final da produção do jogo.

     

    Bats-Print-11x17_sm
    ”The Blocks Cometh” é um jogo simples e muito dinâmico, tem milhares de downlads e bons comentários aqui no Brasil, como foi a produção dele?
    The Blocks Commeth começou como um protótipo de uma tarde, feito em  quatro horas. Nós estávamos trabalhando em um jogo para uma editora no momento, e nós estávamos na necessidade desesperada de uma pausa. Eu vim com o conceito, enquanto nós comemos o almoço e terminamos um protótipo naquela tarde. Aquela pequena demonstração é o que finalmente se transformou em um jogo com mais de um milhão de downloads. Não foi um enorme sucesso financeiro, apesar dos downloads, mas ele realmente ajudou a colocar Halfbot no mapa.

     

    Você joga jogos de vídeo ou ler quadrinhos? Que são?
    Eu não leio muitos quadrinhos, mas há alguns meses atrás eu li Guardiões da Galáxia e Planeta Hulk. Ambos são grandes livros! Atualmente eu estou jogando Fallout , sempre fui um fã do jogo e aguardo ansiosamente Fallout 4. Estou realmente esperando Bullet Age para que eu possa me trancar na minha casa e não sair por uma semana com esse jogo!
    Você tem alguma dica para aqueles que querem trabalhar com jogos para celular?
    A coisa que eu aprendi da maneira mais difícil em meus 5 anos como um dev indie.
    Façam jogos que vocês gostam de jogar. Não tente fazer o próximo hit do momento ou um jogo que você acha que o mercado quer.
    No final do dia, tudo que você tem é as coisas que você cria e você deve estar orgulhoso dessas coisas.

     

    Recentemente Derek teve participação no livro de arte financiado pelo Kickstarter, Masters of Anatomy, onde deu vários detalhes e dicas sobre seu estilo único. Pessoalmente, acho seu traço cartunesco encantador, ele é uma grande referência pra mim desde que comecei a desenhar e trabalhar com arte.
    Seguem algumas fotos do que ele faz no seu Sketchbook.

     

    Dica do Choco

    E ai, o que achou? Incrível não é mesmo?
    Se você tem interesse em aprender a desenhar e melhorar suas ilustrações digitais, veja o material desse curso online fantástico -> Clique aqui e aprenda a desenhar e transformar em ilustrações digitais.

     

     

     

     

    FIQUE ATUALIZADO !

    Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.


    • Ary Oliveira

      por sorte eu já sigo ele no insta hehehe

    • Luis Fernando

      Só uma dica, quando clico nas ilustrações estou sendo direcionado para outra pagina só com a imagem que eu cliquei. Não sei se está acontecendo só comigo, mas isso não é nada agradável.