Categorias

Newsletter

  • Design

    Design em prática – Empresas Júniores

    Quando se fala de empreendedorismo você provavelmente pensa em CEOs de terno engomado, com milhões nos bolsos e agenda lotada. Parece uma realidade tão […]


    Quando se fala de empreendedorismo você provavelmente pensa em CEOs de terno engomado, com milhões nos bolsos e agenda lotada. Parece uma realidade tão distante da nossa, mas não é! Muitas universidades têm empresas juniores, que desenvolvem esse sentimento empreendedor da galera já na faculdade. Unindo o conhecimento de gestão empresarial com a prática da sua profissão!

    DESIGN X GESTÃO EMPRESARIAL

    “Mas sou designer não preciso saber de gestão, sou criativo” Você sabia que estúdios de design brasileiros morrem em média em dois anos porque não sabem administrar o próprio negócio? Mesmo quem pensa em trabalhar por conta, como freela, precisa saber como gerir uma empresa, como atrair clientes, trabalhar com prazos, fechar um orçamento ou até fazer CNPJ. A parte empresarial não somente é necessária é essencial! Além disso, ter a oportunidade de errar na faculdade, criar vontade de crescer cada vez mais e desenvolver o sonho de ter o seu próprio negócio é algo que acresenta muito valor! Fora que você já entra com um baita diferencial e portfólio quando for para o mercado.

    Aqui na Júnior Design da UFPR, nos aliamos o design a gestão empresarial, aplicando metodologias e tratando como se fosse um projeto de design. Design é um processo, uma metodologia para gerar solução para cliente. Fica muito mais fácil e agrega mais valor para a empresa! Aqui nos aplicamos o conhecimento gerado em sala de aula na empresa e vice-versa, uma vez que a empresa nos da oportunidade de errar, conduzir equipes, liderar, em fim, aperfeiçoar o conhecimento em design e na gestão.

    Design em prática - Empresas Júniores

    A validação do processo da empresa se torna totalmente verdadeiro, uma vez que o contanto com clientes reais tornam a responsabilidade e o comprometimento muito maior, tendo em vista que lidamos com projetos efetivos, documentos, prazos, processo e metodologias, gerenciamento e liderança!

    IMG 2

    COMO USAR O DESIGN A FAVOR DA EMPRESA?

    Como designers projetamos soluções, conduzimos problemas, precisamos usar nossa criatividade, desenvolver processos, pensar em design de uma forma mais ampla! Já ouviu falar de design thinking, é uma ferramenta que pode ser usada para estruturar processos e gerar inovação na empresa. Mesmo sem perceber utilizamos ela a todo momento, aqui na Júnior, ela é usada principalmente para estruturar algum processo ou atividade. Um exemplo seria o uso de diagramas para exemplificar a trajetória do cliente, facilitando o processo e ajudando novos membros.

    IMG 3

    PROJETOS

    Já fizemos projetos desde identidade visual à consultoria em design. Púlpito para o reitor à vitrine para os correios! Planejamento estratégico à cuidar de documentação treta! Além de participar anualmente de prêmios de Design. Para se ter uma ideia, desenvolvemos uma vitrine para os correios do aeroporto Affonso Pena aqui de Curitiba! Nesse projeto foi necessário extrema disciplina, organização interna e vontade para correr atrás de coisas que nem imaginávamos ser necessário!

    Gerir uma equipe num projeto complexo não é fácil, cuidar de diversos pontos de atuação, lembrar do prazo, comprar o material, visitar o local. A vitrine trabalha com design emocional, como os correios são utilizados principalmente em datas comemorativas e festivas, para estreitar laços, mandar presente, a Júnior Design, criou 12 painéis com imagens de certas datas especiais (natal, carnaval, dia dos namorados por exemplo) nele apenas a silhueta que denota a lembrança, a memória de momentos felizes. Essa vitrine está aplicada e aumentou as vendas dos produtos em 70%! É muito legal fazer parte de um projeto grande, complexo e que trouxe resultado!

    IMG 4
    Vitrine dos Correios

    Cubo Mágico_Prêmio Tok&Stok 2013
    Prêmio Tok & Stok 2013

    GOSTOU DA IDEIA?

    Não tem empresa júnior na minha faculdade, o que eu faço? Cria uma! Joga essa ideia de empreender na galera da sala e cria uma e para ajudar vocês nisso tem a Brasil Júnior, Federação de cada estado e talvez até um Núcleo na sua faculdade dando apoio na criação de novas Empresas Juniores!

    Gostou da ideia e quer bater um papo? Quer conversar sobre empreendedorismo e gestão aliado ao design? Ainda não sabe se vale a pena entrar em uma empresa júnior? Gostou e quer criar uma na sua faculdade? Vem falar com a gente pô! Só mandar mensagem no facebook, mandar um email e quem sabe passar aqui fazer uma visita!

    Artigo enviado pela Júnior Design UFPR

    FIQUE ATUALIZADO !

    Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.


    Also published on Medium.


    • Ricardo Martins

      Parabéns à turma da Empresa Jr de Design da UFPR, esses alunos são muito responsáveis e dedicados! Passaram um domingo inteiro assistindo aula comigo, enquanto poderiam estar vendo shows na praça ou dormindo em casa. Tiro o meu chapéu para eles!

    • Anne Bittencourt

      Orgulho dessa minha empresa *___*

    • Yanne Moreira

      Uma das melhores coisas que fiz até agora na faculdade foi entrar para o movimento empresa júnior. A gente sente que está fazendo a diferença para a gente e para o contexto do design no geral, isso é gratificante.