Categorias

Newsletter

  • http://chocoladesign.com/wp-content/uploads/2015/11/Fotolia_89107300_Subscription_Monthly_M.jpg
    Business Empreendedorismo Seja freela

    Dicas de produtividade para freelancers e remotos

    Melhorar a produtividade é um trabalho contínuo. Quando quem dita as regras é você, fica fácil se deixar levar por coisas que atrapalham seu rendimento.


    Melhorar a produtividade é um trabalho contínuo. Quando quem dita as regras é você, fica muito fácil se deixar levar por pequenas coisas do dia a dia que acabam atrapalhando seu rendimento. Onde está o freelancer ou trabalhador remoto que nunca se pegou procrastinando, ou que nunca chegou no fim do dia com aquele sentimento de horas perdidas (junto ao desespero ao ver os prazos apertando)? Quero te conhecer!

    A verdade é que, cada vez mais, enfrentamos dificuldades para nos concentrar. A facilidade em acessar informações desde a popularização da Internet colabora para que nossos interesses mudem rapidamente e muitas vezes sejam facilmente frustrados, o que pode fazer com que manter o foco se torne um verdadeiro problema, e aí é que você cai no laço da procrastinação.

    Mas bem, trabalhamos com e na Internet, e é assim que a banda toca. O que posso fazer para melhorar meu desempenho?

    Vou falar aqui de algumas coisas que eu enfrento e ferramentas que utilizo para tentar vencer estas dificuldades. Vale lembrar que eu também passo por estes problemas, alguns dias menos e outros mais, e não tenho todas as respostas, porém algumas coisas me ajudam muito no dia a dia e espero que sejam úteis para vocês.

     

    1. Desencane!

    https://br.fotolia.com/id/89107300 © Huza / 89107300 / Fotolia

    https://br.fotolia.com/id/89107300 © Huza / 89107300 / Fotolia

     

    Um dos maiores problemas relacionados à procrastinação é o ciclo vicioso da culpa e desespero.

    Você enrolou o dia todo para fazer suas tarefas. Cinco minutos antes de acabar o dia, você vê que sua lista de 10 itens continua lá, ou pior, aumentou, e agora são 15. Começa a bater aquele desespero, pois as tarefas aumentam, mas o prazo não, e isto te deixa mais desesperado, e agora a ansiedade não te deixa dormir direito. O dia seguinte inicia e você já está ansioso, e lá se vai mais um dia de baixíssima produtividade, agora com sua lista de 20 itens. E isto perdura dias a fio…

    O cenário acima já aconteceu muito comigo, e a dica que posso te dar é: desencane! Respire fundo, dê-se o direito de se sentir bem a cada simples tarefa que você conseguir cumprir e não perca o sono pelo o que ficou para trás.

    Obviamente que certos casos requerem urgência ou algo importante está em jogo, porém quando você se pega preso neste ciclo, o melhor caminho pode ser quebrá-lo relaxando a mente. Uma vez que você identificou que foi pego, desencane mesmo.

    Um exemplo prático em minha rotina: minhas segundas-feiras geralmente são péssimas, em geral não consigo ter uma produtividade satisfatória, principalmente em trabalhos que exigem mais criatividade. Como identifiquei o problema, o que eu fiz foi separar a manhã para resolver problemas pessoais (banco, etc.) e direcionar tarefas mais braçais e manuais para o resto do dia, evitando tarefas muito conceituais. Como já me eduquei a ser desta forma, não fico culpado quando minha segunda não foi tão produtiva quanto eu queria, e então estou com a mente limpa para o dia seguinte.

    Ao mesmo tempo, existe algo interessante: algumas pessoas melhoram sua produtividade sob pressão, eu mesmo já vivi alguns casos em que a pressão fez a criatividade ir a mil, mas foram casos isolados. Cabe a você identificar seu perfil e ver qual é o melhor caminho a seguir.

     

    2. Crie uma rotina, depois quebre-a

    https://br.fotolia.com/id/89614615 © Huza / 89614615 / Fotolia

    https://br.fotolia.com/id/89614615 © Huza / 89614615 / Fotolia

     

    Uma prática constante traz resultados. Nosso corpo está programado para se adaptar a rotinas, portanto isto ajuda, e muito, na produtividade.

    Acordar (e dormir!) sempre no mesmo horário, ter hora para começar e hora para acabar o dia de trabalho, rotina na alimentação, tudo isso ajuda.

    Depois de ter uma rotina bem definida, ou seja, que tenha se tornado um hábito, vale a pena quebrá-la esporadicamente, a fim de estimular a criatividade. Não funciona muito bem você sempre fugir do roteiro, pois estará sempre ocupando seu cérebro com novas formas de se adaptar, ao invés de ocupá-lo com o que você precisa fazer. Portanto, o ideal é quebrar uma rotina que você já segue.

    Também sugiro mudar a rotina de tempos em tempos, tendo em mente que fazer isto com muita frequência (ou em curtos espaços de tempo) pode ser algo desgastante e trazer efeitos indesejados a seu desempenho.

     

    3. Use ferramentas e métodos

    https://br.fotolia.com/id/93827277 © zlomari / 93827277 / Fotolia

    https://br.fotolia.com/id/93827277 © zlomari / 93827277 / Fotolia

    Existem inúmeras ferramentas que podem ajudar você na produtividade. O que eu acho mais interessante é o Pomodoro, que consiste em você ficar 25 minutos totalmente focado (totalmente mesmo, não vale nem ir no banheiro, ver email, celular, NADA MESMO) com intervalos de 5 minutos para fazer o que quiser. A cada 4 pomodoros, faça um intervalo de 30 minutos, e recomece o ciclo.

    Vale enfatizar que nos 25 minutos você fica focado em seu trabalho, não necessariamente em uma tarefa só, então caso surjam idéias ou você lembre de outras pendências, é permitido interromper rapidamente para anotar e retomar depois.

    A idéia funciona, pois é muito mais fácil você se manter totalmente focado por 25 minutos do que por horas, o que melhora sua produtividade de modo geral. Os pequenos descansos também aliviam a tensão, fazendo com que haja um melhor fluxo criativo do que quando ficamos por longos intervalos fazendo a mesma coisa.

    Para gerenciar os estes blocos e intervalos, existem apps gratuitos que você pode encontrar no Google, procurando por free pomodoro timer.

    Esta é uma técnica que eu utilizo há anos e me dou muito bem com ela. Se você utiliza outra, deixe nos comentários!

     

    4. Equilibre no perfeccionismo

    Uma coisa que pode se tornar um grande vilão na hora da produtividade é o perfeccionismo. Eu, mais do que ninguém, prego que é necessário ser detalhista e perfeccionista em tudo o que fazemos, tenho faniquitos ao ver um pixel fora do lugar.

    Mas muitas vezes eu me pego cuidando de detalhes em fases do processo em que eu deveria estar deixando as idéias simplesmente fluírem, como em fases de sketching, wireframing e até mesmo nos primeiros mockups.

    Se você quer embelezar coisas como um wireframe para deixá-lo bonito para apresentar a um cliente ou inserir num portfolio, faça isto em um momento diferente da hora em que está criando, ou você vai se pegar perdendo horas polindo pixels em uma peça que, possivelmente, vai mudar depois, ou vai ser deixada de lado ao final do projeto.

    Como um developer, tenho uma espécie de TOC ao ver em layouts elementos com 434,66px, ou fontes no tamanho 12,46pt, mesmo em impressos (você nunca vai ver um layout meu assim, pode ter certeza! hahaha), mas existe a hora certa para se cuidar deste tipo de coisa, e isto não pode se colocar no caminho de seu desempenho.

    Se as idéias estão fluindo, deixe rolar e largue os detalhes para depois! A pressa pode ser inimiga da perfeição, mas lembre-se que a perfeição não pode se tornar inimiga de sua produtividade.

    Dica bônus

    Esta é uma dica muito útil, testada cientificamente, que (com prazer) venho executando há um tempo: tire um power nap, que seria um cochilo com duração máxima de 20 minutos. Não importa o momento do dia, você vai perceber (na grande maioria das vezes) que volta ao trabalho revigorado e pronto para o que vem a seguir.

     

    Ah! Mas não fique mais do que isto, senão você vai entrar em estágios mais profundos do sono sem poder completá-lo e vai levantar pior, com aquela sensação de moleza.


     

    Existem muitas outras coisas que você pode fazer para melhorar seu desempenho, e apesar de muitas dicas serem úteis para grande parte das pessoas, o ideal é você aprender a se observar e identificar os padrões que te levam a ser improdutivo.

    E aí, o que atrapalha sua rotina de trabalho? Deixe seu comentário!

    Até a próxima!

     

    FIQUE ATUALIZADO !

    Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.


    • Muito bom! Acontece comigo direto! kkkkkkkk
      O que me atrapalha mesmo é o trabalho e o cliente. kkkkkkkkkk

    • sem dúvida hahaha tamanhos quebrados é o inferno para devs!

    • Ótimo Elenízio! To-do lists são essenciais mesmo, principalmente para retomar quando você se perde, e nada melhor do que ver a lista ficando vazia =D

    • Leonardo Carvalho

      Dica: kanbanflow.com
      Ótima ferramenta (planilha Kanban) com Pomodoro Timer, para controle de projetos.