Categorias

Newsletter

  • Artigos

    Dicas pra um bom Home Office

    Muitos aqui dos que frequentam o blog são freelancers, alguns full-time, outros dividem o tempo entre um emprego fixo e alguns “servicinhos extras” para […]


    Muitos aqui dos que frequentam o blog são freelancers, alguns full-time, outros dividem o tempo entre um emprego fixo e alguns “servicinhos extras” para complementar a renda. Mas independente de você ser freelancer ou não, sempre tem um pedacinho para trabalhar e/ou estudar em casa, até porque nem sempre é possível fazer tudo no ambiente de trabalho. Em casa temos que desenvolver nosso pequeno Home Office, isso na grande maioria das vezes acaba sendo no próprio quarto, já que não é do costume latino planejar casas ou apartamentos com uma área para trabalho.

    Antes de montar seu espaço físico, é ideal que antes de tudo, que você possua um espaço mental para trabalho, quem tem filho tem que delimitar a área, até porque é dali que irá tirar uma rendinha ou aprender algo novo, e lugar de trabalho não é lugar de criança correndo e gritando. Desenvolver o espaço mental é mais complicado do que se pensa. Então darei algumas dicas do que é necessário para se ter um bom escritório em casa e que você possa manter sua produtividade mesmo quando estiver longe do trabalho.

    Dica 1: a cadeira

    Eis uma peça fundamental para um bom escritório, costumo dizer que é mais importante que a própria máquina, pois não adianta nada você ter um computador de última geração, se sua cadeira não permitir que você suporte ficar nem 20 minutos na frente dele. É interessante que se faça um bom investimento na cadeira, afinal é nela que seu corpo ficará durante horas, uma cadeira ergonômica é obrigação para quem quer montar um bom escritório. No Brasil encontrar cadeiras ergonômicas com preço acessível é algo bem difícil de encontrar, mas nunca economize na cadeira.

    Dica 2: a mesa

    A mesa é um quesito que varia muito do trabalho que você desenvolve, se você é um designer que faz muitos trabalhos artesanais é legal que possua uma mesa grande, já se desenvolve apenas programação ou layout para sites não se precisa de uma mesa muito grande, você pode economizar na mesa até porque isso também vai depender do seu espaço em casa. Economize na mesa.

    Dica 3: softwares

    É necessário gastar com os softwares, é neles que seu trabalho irá se desenvolver, softwares são caros, um pacote Adobe por exemplo está na casa dos mil dólares, uma oportunidade para quem está começando é utilizar os softwares livres, existem boas opções pela Internet.

    Dica 4: computador

    Nunca compre o topo de linha, eles se desvalorizam rapidamente e o custo-beneficio não compensa, se programe para fazer a troca do computador a cada um ou dois anos, aqui também já entra teclado, mousepad, mouse e outros periféricos. O mouse, assim como a cadeira deve ser ergonômico, uma tendinite não é nada agradável, e aqui talvez esteja a dica mais importante do post inteiro: tenha backup de tudo, perder um trabalho inteiro já em fase final não é nada agradável e refazer com o prazo apertado é pior ainda. Investir num HD externo é essencial, ou até mesmo ter um computador reserva com o backup.

    Dica 5: monitor

    Trabalhar com dois monitores aumenta muito a sua produtividade, isso já é comprovado por pesquisas, eu por exemplo por mexer com impressos uso a tela LED do meu Macbook e um monitor CRT, infelizmente o caixote ainda consegue me ajudar em ter a prova mais real de cor do que vai sair na impressão, apesar de ser feio é útil. Programadores e designers de interface também conseguem coisas fantásticas trabalhando com dois monitores, em uma tela você programa e na outra já sai o resultado.

    Dica 6: os detalhes que importam

    • Ter uma boa iluminação no ambiente de trabalho, vai salvar sua visão por muito tempo;
    • Pros ilustradores que gostam, investir numa tablet vale muito a pena e pra quem não é ilustrador também, a tablet diminui muito os movimentos que você faria com o mouse salvando seu ombro por muito tempo;
    • Telefone próximo evita que você levante a todo momento, aumentando a produtividade;
    • Internet nem precisa falar, ter uma conexão com boa velocidade também aumenta sua produtividade e ainda facilita suas visitas frequentes aqui no blog (infelizmente nem todos municípios tem internet de alta velocidade e os poucos que tem ainda estão num preço elevado, mas quem puder investir vale a pena).

    Essas são as dicas principais para quem deseja montar ou até fazer um UP no Home Office, irei fazer mais um post com dicas quem quiser mandar as fotos do Home Office para postarmos aqui como exemplo fique a vontade, se tiver também mais alguma dica que faltou podem mandar, o e-mail é danielpcosta[arroba]chocoladesign.com

    Aguardo as fotos!


    • http://twitter.com/#!/chicoliano Chicoliano

      Gostei das dicas x)
      Estou começando a montar o meu desk em casa,
      e isso será muito útil :D

    • http://www.rodrigoroncolato.com.br Rodrigo Roncolato

      Muito pertinente este artigo… agora realmente estou precisando de uma cadeira… essa deixa a desejar, mas o restante esta de acordo…
      Parabéns por essa matéria!

    • http://@LynckSan Lucas Fávero

      Vou ter q rever os conceitos, aqui praticamente todas tem um negativo na frente =/

    • Ivyson Thiago

      acho que o tópico que tirou o sorriso da maioria certamente foi a dica 3, sobre os softwares ahahha…não apenas pelos softwares serem caros, mas pela facilidade de ter um pirata.

    • http://www.marciafialho.com.br Marcia Fialho

      Acho importantíssimo para quem trabalha em home-office e tem família: o telefone da residência é um; o do escritório é outro – com secretária eletrônica. Nada mais anti-profissional do que “mããããããããããnheeeeee… é pra vocêêêêê…” ou empregada atendendo cliente e depois não conseguindo repassar o recado.

    • http://www.ohmyfun.com.br/2011/09/adele-versao-for OhmyFun – Conteúdo e diversão!

      Belas dicas, cara!

    • http://www.flickr.com/photos/eu_diaz Pedro

      Realmente, a cadeira é um ponto importante nisso tudo! Quanto a mesa, com um monitor LCD de 22″, tablet e multifuncional, tudo por perto, ou seja, tenho uma mesa grande.
      Fora meu livreiro para minha pequena coleção de livros da área. Excelente post!

    • http://www.carlosfachini.com @carlosfachini

      Otimo post e belas dicas! pra mim so falta a tablet, apensar de não ser ilustrador sei que ajuda e muito!

      Falow!

    • Emerson Lopes

      Realmente, muito obrigado pela dica, agora sei qual a direção a tomar em relação a meu pequeno escritório !!
      Muito Obrigado

    • http://www.momentumsaga.com Sybylla

      Ótimas dicas, preciso de fato de uma cadeira melhor. A coluna não aguenta!

    • http://callebegarcia.com/blog @cacobart

      Não tenho nenhuma foto pessoal pra mandar, por que tenho trabalhado com o note, no conforto da minha cama. Ainda!

      Tenho um álbum montado com diversas inspirações de Home Offices pra montar num futuro próximo.

      Podem aproveitar minha fonte em
      http://pinterest.com/cacobart/i-m-working-on-it/

      Abraços.

      • http://www.gpr.ppg.br gpr.ppg.br

        Legal.

    • http://www.alyssonfilgueiras.blogspot.com @alyssonsjn

      Gostei da matéria, aliás, ainda não vi uma matéria que não me interessasse aqui no chocola… Enviei as fotos da minha bagunça aqui! Abração ae

    • http://Www.patriciaheguchi.com Patricia Heguchi

      Ótimo post! Montamos home office já a 3 anos e foi assim mesmo!

    • @guaxinimgeek

      Cara, falto muita dica ai viu…. Quem trabalha em casa a mais tempo na certa iria te dar 1000 dicas a mais.

    • @guaxinimgeek

      Cara… OTIMAS DICAS… MASSSS FALTARAM DICAS DE MAISSSS ae , rs, tenho home office a 4 anos, e com o tempo eu aprendi varias coisas… e muitos erros vejo alguns colegas cometerem, e isso ae é complicado… mais em fim otimo post e o @cacobart mando um link muito bom puts. muito bom mesmo

      • Daniel Costa

        Entra em contato comigo e vamos completar a lista de dicas, o que acha?

    • http://www.gpr.ppg.br gpr.ppg.br

      eu comprei 3 portas (com defeito) e fiz uma mesa modelo em U. ainda falta pintar e arrumar uns cavaletes dobraveis, assim posso enconstar as mesas no canto quando não estiver usando. Os ferros marrons, são de uma cama de ferro suspensa (um beliche sem a parte de baixo) que é muito prática, cama em cima e mesa embaixo, mas vou me livrar dela pois fica muito com cara de quarto, pretendo esconder a cama em um armario tipo escritorio.

      Foto 1: http://goo.gl/vteIy4
      Foto 2: http://goo.gl/hLOSVo