Categorias

Newsletter

  • http://chocoladesign.com/wp-content/uploads/2015/07/DONDA-post.jpg
    Design Gráfico Inspiração

    DONDA: O Coletivo Criativo de Kanye

    Conheça mais do coletivo criativo DONDA, chefiado por Kanye West.


    Você já ouviu falar do coletivo DONDA? Não? Talvez então você já tenha ouvido falar do cabeça por trás deste grupo, Kanye West.

    Enquanto não está invadindo palcos do VMA, se auto-denominando o maior rockstar do planeta, tirando selfies com Kim Kardashian ou fazendo parcerias com a adidas, Kanye comanda um coletivo criativo que faz de tudo, desde capas de álbuns a palcos para turnês. E surpreendentemente, tem muita coisa interessante feita pelo DONDA, apesar de não ser tão divulgado quanto os outros esforços do músico.

    Fazem parte do coletivo arquitetos, designers, redatores, diretores e publicitários, todos selecionados por Kanye. Entre eles, Virgil Abloh, como director criativo, e também nomes como Matthew Williams, Justin Saunders, Joe Perez, Nabil Elderkin, Jerry Lorenzo e Don C & Ibn Jasper.

    Para conhecer um pouco mais do trabalho deste think-tank, selecionamos alguns do projetos mais interessantes do coletivo:

    U.S. Patent 20130181901 A1

    U.S. Patent 20130181901 A1

    Cenografia patenteada envolvendo “várias telas para experiência imersiva de áudio e vídeo”, apresentada pela primeira vez no Festival de Cinema de Cannes 2012, durante uma exibição do curta de Kanye “Summer Cruel”. O projeto foi concebido em parceria com o escritório de arquitetura nova-iorquino OMA e o designer Shohei Shigematsu. West logo patenteou o projeto, que foi então utilizado em vários outros shows ao vivo.

    Videoclipe de Bound 2

    O clipe que virou meme e foi parodiado de forma sublime por Seth Rogen e James Franco também faz parte do portfolio do DONDA, com direção de Nick Knight.

    Campanha de lançamento do single New Slaves

    Um case de marketing de guerrilha. Para lançar o single “New Slave” de West, o DONDA buscou ajuda de afiliados em 60 grandes metrópoles para projetar um teaser em edifícios espalhados pelas cidades.

    Nowhere / A Bathing Ape 20th Anniversary

    nowherea-bathing-ape-20th-anniversary-collaborations-with-kanye-west-pharrell-futura-more-02

    Para o aniversário de 20 anos da grife A Bathing Ape, o DONDA criou uma arte para a coleção limitada de camisetas da marca, que contou ainda com outras colaborações, como a de Pharrell Williams. O desenho utilizado reflete bem a estética adotada pelo coletivo em tantos outros projetos.

    Capa do livro Sandcastle Kings

    kanye-west-designed-a-book-001

    Capa para o livro Sandcastle Kings: Meeting Jesus in a Spiritually Bankrupt World, do pastor celebridade Rich Wilkerson.

    Convite YEEZY – Adidas Originals

    yeezy originals

    Assim como para a maioria dos seus projetos, Kanye recorre ao DONDA para o convite do desfile de sua coleção de estreia pela Adidas Originals. O convite consistia em informações do evento escritas em um pacote a vácuo que continha um casaco anorak brand com “YEEZY” escrito em prata.

    Capa do álbum Hall of Fame, de Big Sean

    big sean

    Primeira capa de álbum criada pelo DONDA, mostra a influência de Kanye na música e artes gráficas. Big Sean é notoriamente um dos protegidos de Kanye.

    Capa do álbum The Pink Print, de Nicki Minaj

    91ZUimoZgtL._SL1500_

    Mais uma capa de álbum criada pelo DONDA entre muitas outras.

     

    Considerando todos estes projetos, me pergunto: seria o DONDA o Hipgnosis de nosso tempo?

     

    Mais em: https://www.behance.net/gallery/DONDA-Online/4591111

    Fonte: http://www.highsnobiety.com/2015/06/30/donda-projects/

     

    FIQUE ATUALIZADO !

    Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.