Categorias

Newsletter

  • Business Empreendedorismo Seja freela

    E se o Papai Noel fosse um designer? O que podemos aprender com o bom velhinho

    Você já parou para pensar que o Papai Noel é um dos maiores empreendedores do mundo? Ele administra seus duendes, renas, milhares de clientes pelo mundo todo, passa por rígido teste de qualidade e trabalha ano após ano sem perder relevância.


    Você já parou para pensar que o Papai Noel é um dos maiores empreendedores do mundo? Ele administra seus duendes, renas, milhares de clientes pelo mundo todo, passa por rígido teste de qualidade e trabalha ano após ano sem perder relevância.

    Abaixo, eu listo algumas das minhas observações sobre o Nicolau:

    UM VELHINHO A FRENTE DO SEU TEMPO!

    { ESTUDE, BUSQUE REFERÊNCIAS, TENDÊNCIAS, APRENDA COM O MERCADO }

    Para se manter tantos anos (desde o século IV), o bom velhinho teve de se adaptar às mudanças do mercado e tendências. Mudou sua forma de se comunicar para e-mails e WhatsApp, diversas vezes mudou seu visual, fez parcerias com marcas jovens para renovar seu público e de tempos em tempos faz mudanças em seus produtos e comunicação.

    Como criativos, nós temos que estar sempre um passo à frente, em busca de tendências relevantes para nossos clientes e seus consumidores. Nós somos o exército da mudança, e nosso papel é mostrar caminhos através da nossa criatividade. Eu adoro brinquedos de madeira, mas em alguns casos, um Playstation é muito bem-vindo. O bom velhinho criou pontos em diversos shoppings pelo mundo, onde, através de uma rede de atores, escuta seu público e faz ajustes baseados nessas pesquisas.

    DUENDES E RENAS

    { TRABALHO EM EQUIPE E NETWORKING }

    Um trabalho tão grandioso como o que o Papai Noel se propõe a fazer torna impossível ter sucesso sozinho. Receber pedidos, ler, filtrar, organizar quais serão atendidos ou não (você foi um bom/boa menino(a) nesse ano?). Produção, Execução e Distribuição. UFA! Haja duendes!

    Você trabalha em um studio, agência ou segue em carreira solo? Não importa sua resposta, o networking sempre vai fazer parte de sua vida profissional. Aprender a dividir e trabalhar em equipe vai ajudar você a conquistar novos projetos. Uma boa rede de duendes e renas sempre irão ajudar você naquele job enorme com pouco tempo, ou em demandas em que você precisa de profissionais com características diferentes. Fortaleça sua rede de contatos com pessoas para substituir você, ou agregar em áreas que não domina.

    MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA

    { COMPROMETIMENTO }

    Papai Noel se comprometeu com algo grande, distribuir presentes para todas as boas crianças do mundo. Mas ele tem um prazo, todas as crianças devem acordar na manhã de Natal e encontrar seus presentes em suas árvores, meias e etc. Missão dada é missão cumprida.

    Furar prazos nunca é bom, pois pode prejudicar o planejamento do seu cliente e queimar a sua imagem em relação a ele. Só aceite prazos que você pode cumprir. É difícil! Até hoje eu ainda estou aprendendo a negar prazos impossíveis. Mas é melhor para o seu cliente e para você, pois gera uma relação de confiança e de comprometimento entre as partes. Em alguns casos, o profissional que nunca atrasa e se compromete, é mais lembrado que o mega criativo que fura prazos.

    PAPAI NOEL SÓ EXISTE UM

    { VOCÊ É ÚNICO }

    Roupa vermelha, barba branca, gordinho, bochechas rosadas, dirige um trenó com renas. Impossível não identificar de quem estou falando. Por mais que Papai Noel só exista um, existem suas cópias por aí, em shoppings de todo o mundo.

    Nossa identidade é o que nos diferencia e o que traz valor agregado ao nosso trabalho. Sempre é melhor quando nos procuram por como trabalhamos do que quando nos procuram apenas porque precisam de um produto que entregamos. Ter uma marca, uma linha de criação, forma de trabalho ou algo que identifique e que diferencie você só irão agregar a forma como o mercado e seus clientes diferenciam você de outros concorrentes. Busque destaque, você é único!

    SEU CLIENTE SE COMPORTOU DURANTE O ANO?

    { RELACIONAMENTO }

    Quem nunca ouviu dos pais “Se não se comportar, o Papai Noel não vai trazer presente”? Minha mãe me falava isso. E em algumas culturas dizem que o Papai Noel em troca do presente, coloca carvão para a criança que não se comporta.

    Às vezes, por problemas de relacionamento durante o projeto, nós perdemos a motivação e acabamos entregando carvões por aí. É preciso inteligência emocional para lidar com clientes difíceis ou projetos que testam nossa motivação. No fim, tudo que você entrega, carvão ou presente, são parte de você. Tenha carinho por tudo que entrega e construa um bom relacionamento com seu cliente.

    UM MUNDO DE CRIANÇAS

    { ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO E DEMANDA }

    Para atender a uma demanda grande, o Papai Noel e seus duendes precisam se organizar e administrar seu tempo para atender a todos com qualidade. Nenhum brinquedo pode sair com defeitos por falta de tempo, a qualidade sempre deve ser prioridade.

    Todos somos capazes de nos desdobrar e entregar diversos trabalhos e atender diversos clientes. Mas a quantidade, se não dividida em equipe, pode contribuir para uma queda de qualidade. E seu cliente contrata você buscando o seu 100% de qualidade. Uma solução para administrar seu tempo e demanda, para não cair a qualidade é convocar seus duendes e renas para ajudar em seus projetos. Dividir para conquistar! Aprenda quando negar um trabalho, se não consegue atender com excelência, fica para a próxima.

    APRENDA COM OUTRAS CULTURAS

    { MULTI-CULTURAL / ESTUDO DE PÚBLICO-ALVO / ESTUDO DE MEIO }

    Papai Noel, Santa Claus, Nikolaus, Babbo Natale são tantos nomes ao redor do mundo. Para administrar tantos “clientes” de diversas partes do mundo, o Papai Noel adquiriu sensibilidade para escolher quais presentes entregar, baseado na cultura, gênero e necessidades.

    Para evitar frustrações, o Papai Noel estudou o mercado e escutou os pedidos de seus consumidores. Uma lição que devemos seguir é estar sempre abertos a novas culturas e diferentes formas de consumir produtos. A imersão cultural só irá aumentar seu repertório em suas criações e soluções. Viaje, estude idiomas e atividades que complementem sua profissão, pois todo conhecimento e cultura irão ajudar você a atingir resultados inesperados. Não fique preso a conhecimentos técnicos, busque conhecimentos complementares, são os conhecimentos complementares que tornam seus resultados únicos.

    HO HO HO!

    { ALEGRIA NO TRABALHO }

    Durante o ano, o Papai Noel tem que lidar com greves de duendes, problemas com fornecedores de caixas e tintas e ainda a briga com a balança, que já dura séculos. Porém, no principal dia do ano, ele sobe em seu trenó e sai por aí gargalhando e mostrando o quanto está feliz com o que faz durante todos esses anos. Papai Noel começa a noite de “saco cheio” e acaba com Ho ho ho!

    Para que sua criatividade e produtividade atinjam o seu potencial, orgulho e felicidade com seu trabalho são muito importantes. Nem todo job vai ser incrível, mas é preciso lembrar o porque aceitou produzir o job, porque escolheu o cliente, ou porque aceitou criar para determinado nicho. Manter uma boa energia e otimismo no trabalho, só traz benefícios aos seus relacionamentos com seus clientes e para a sua saúde mental e física. Vamos espalhar alegria e mostrar o quanto estamos felizes por aquele job! Ho Ho Ho!

    *Para os pontos levantados, a magia foi ignorada. Considero que criatividade, comprometimento e a vontade de fazer o bem sempre com bom-humor já são suficientes.

    Quero aproveitar aqui e agradecer a todo o pessoal do Choco la Design pelo espaço e oportunidade, desejar um Feliz Natal, e um ótimo 2016 para todos e avisar que em 2016 já tenho planejados diversos projetos para compartilhar com vocês! E que venha 2016!

    Ah, e também convido você para ler o post que escrevi no Aparelho Elétrico sobre as minhas resoluções de ano novo para 2016!

    FIQUE ATUALIZADO !

    Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.