Categorias

Newsletter

  • http://chocoladesign.com/wp-content/uploads/2015/04/img-eai-1300x360.jpg
    Empreendedorismo Startups

    E ai, trabalhar com startups ou focar na carreira?

    Quando pensei em escrever esse post, eu estava me questionando e pensando o que faria com meu futuro. Ainda estou nessa duvida, mas estou escrevendo com a esperança de que no final do post eu prove para mim mesmo que estou fazendo a coisa certa!


    Sempre achei que empreender não é simplesmente abrir uma empresa, e sim tomar ações e decisões todos os dias que melhorem não só meu mundo, mas também de quem esta ao meu redor.

    Uma missão fácil? Tenho certeza que não;
    Uma missão impossível? Acho que também não é por ai!

    Mas tenho certeza que é um objetivo atingível, e encaro isso como uma missão e quando finalmente atingir terei a sensação de SUCESSO. Muitas pessoas tem definições diferentes de sucesso, para uns é ser rico, ter um carro bom, ter um cargo alto em  uma grande empresa. Para outros ter um emprego e ter a condição de levar seus filhos para passear e dar uma condição melhor para seus familiares.

    Sabe quem esta errado? NINGUEM, eu demorei para entender que o sucesso é relativo e cada um tem sua definição, vou dar um exemplo que já vi acontecer:

    Uma vez estava andando na rua com um amigo “x”, e tínhamos um amigo em comum que estava trabalhando em um cargo muito baixo, e então o “x” disse:
    Nossa ele ta trabalhando com isso?
    Mas nunca tinha visto ele tao feliz antes . Respondi de imediato.

    Foi assim que percebi que não importa o que fazemos, se é honesto e fazemos com Vontade, estamos tendo sucesso, e nunca deixe ninguém te dizer que não!

    Meu objetivo é mostrar que não importa o tamanho do trabalho que esta fazendo, o que realmente importa é o que você realmente esta sentindo com o que esta fazendo.

    Tenho 21 anos, e estou correndo atrás das minhas startups, uma vez me mostraram uma analogia que achei muito interessante e vale a pena passar para vocês.

    “Você é novo e manda muito bem no violão, você prefere carregar o violão do Caetano Velozo ou prefere tentar uma carreira?”

    Ou seja, quando você é novo e suas decisões não terão efeitos colaterais em outras pessoas, você deve tentar empreender e construir seus sonhos, por que se você não trabalhar para construí-los, você vai trabalhar para construir os sonhos de outras pessoas.

    Criatividade e novas implementações

    Nas startups você tem autonomia e possibilidade de sair da caixa, você tem espaço para errar e melhorar cada vez mais seus produtos, ou seja, sua curva de aprendizado é bem maior, e a experiência de ir ganhando mercado é muito gratificante.

    Você pode implementar novas soluções em questão de horas, testar, depois desfazê-las, pode realizar testes de conteúdo, mudar interfaces e criar coisas novas todos os dias.

    Quando você trabalha em grandes empresas TUDO é completamente diferente, sua autonomia diminui muito e você se torna mais uma máquina de produção ou gestão! São raras exceções onde você pode tomar atitudes sem aprovações, que podem demorar ate 1 semana!

    Questões financeiras

    Nas startups essa questão é a mais complicada pois se sua startup ainda não recebeu investimento, então a maioria do dinheiro que é necessário para as operações sai do seu bolso. E muitas vezes você trabalha em outras empresas e seu salario é essencial para complementar o investimento da Startup.

    Quando você trabalha em uma empresa, é normal ficar pensando em sair para cuidar dos seus negócios, mas essa decisão não é tão simples, tem que levar em conta quanto tempo você consegue se manter com a grana que você vai receber ou que tem guardado, levar em conta família, custos de vida como saúde, lazer e etc…

    Mas a coisa mais importante, dinheiro não é felicidade! Então leve sempre em conta seu desafio pessoal e sua felicidade no trabalho. Se você não estiver sentindo nenhum desses dois, é o momento de ir atrás de outras oportunidades!

    Vai viver no subsolo até quando?

    Estava lendo esses dias e o site jornaldoempreendedor.com.br  fez uma analogia com um filme chamado THX-1138, nesse filme as pessoas viviam no subsolo, por que pensavam que a terra era “radioativa”, ate que finalmente o protagonista decide subir, com o pensamento que é melhor morrer acima do solo do que viver no subterrâneo para o resto da vida.

    Então ele toma a atitude, passa por todos os guardas e finalmente sai do subsolo, e vê que o mundo era muito diferente do que ele pensava, ele viu o sol, pessoas bonitas e bem vestidas.

    O que eu quis dizer com isso? É que as vezes inventamos desculpas para não sair do nosso subsolo, por medo, receio, segurança ou etc…

    PORÉM SE NÃO SAIRMOS DE LÁ, NUNCA VAMOS DESCOBRIR O MUNDO!

     

    E ai, Já sabe o que vai fazer?

     

    FIQUE ATUALIZADO !

    Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.


    • Boa mano, adorei esse post, fala uma realidade não só do Brasil como em qualquer canto do mundo.
      Claro que sabemos que lá fora pode parecer bem mais fácil, mais só vamos conseguir resultados se sairmos atrás e lutar mesmo nas horas difíceis.

      • Eduardo Casali

        Isso ai Diógenes, esse o verdadeiro pensamento de um empreendedor….

    • Eduardo Casali

      Que bom que gostou!!! espero ter ajudado e que daqui um tempo comente aqui que voce atingiu seu sonho!

    • Ermerson Sales

      Eu quero levantar um pouco de dinheiro e experiencia em estágios e empregos na área e depois por um escritório meu, acredito que fazer parte de todas as etapas do processo é o que eu gosto e ficar como uma maquina somente reproduzindo me mataria, parabéns por o poste muito bacana.

      • Eduardo Casali

        Isso ai Emerson, corre atras de experiencia no inicio, e depois parte para cima !!!!!