Categorias

Newsletter

  • http://chocoladesign.com/wp-content/uploads/2014/03/res-01.jpg
    Design Gráfico

    Entenda o que é resolução de imagem

    O que é resolução de imagem? Qual a diferença entre DPI e PPI? Quais valores usar em nossos projetos? Redimensionamento ou resampling?


    Usar uma resolução de imagem inválida é um dos erros mais populares que designers gráficos cometem quando criam impressos. O resultado é uma impressão imprecisa ou uma rejeição pela gráfica. Se você não fica de olho na resolução da imagem desde o começo, possivelmente você terá que recriar seu arquivo todo. Então eis que surge este artigo que vai te mostrar os cuidados que se deve ter para que sua imagem tenha a resolução correta.

    O que é uma resolução de imagem?

    Resolução de Imagem

    Exemplo de resolução de imagem em ação

    A resolução de uma imagem se refere a densidade de pixels (ou pontos impressos) que fazem parte daquela imagem ou gráfico. Quanto maior a resolução, maior será a definição e detalhe da imagem. Uma imagem com resolução baixa ficará borrada e com menos detalhes.

    A resolução de uma imagem é calculada em DPI (pontos por polegada ou “Dots Per Inch” em inglês) e PPI (pixels por polegada ou “Pixels Per Inch“. Existem diferenças entre estes dois – DPI se refere a documentos impressos e quantia e espaçamento entre pontos cianos, magentas, amarelos e pretos, enquanto PPI se refere a pixels na tela. Eles não são a mesma coisa, mas designers e profissionais gráficos tendem a usar os termos alternadamente. Muitas vezes, por exemplo, quando se fala de uma imagem de 72 DPI que está na tela, a pessoa está se querendo dizer “72 PPI”.

    300 PPI vs 150 PPI vs 72 PPI

    Resolução de imagem

    Se você criar um documento de 10 por 10 polegadas (vamos usar essa medida para facilitar o cálculo) com resolução de 72 PPI e outro documento com o mesmo tamanho mas com 300 PPI no Photoshop, você pode notar que eles possuem tamanhos diferentes na tela. Isto acontece devido ao número diferente de pixels usados em cada polegada. No arquivo de 72 PPI, você só consegue colocar 720 pixels de um lado ao outro do documento. Já no de 300 PPI, cabem 3000 pixels.

    Quando criamos imagens para a web, geralmente 72 PPI é o suficiente. Se calcularmos a resolução total de um “relativamente antigo” monitor de 15 polegadas com resolução de 1024 x 768 pixels, será o equivalente a 68 PPI. No entanto, um monitor de 15 polegadas de um MacBook Pro com 1440 x 900 pixels terá uma resolução total de 96 PPI. Quando os tamanhos e resoluções de telas aumentarem, poderemos aumentar também a resolução de nossas imagens, mas por enquanto 72 PPI é aceitável e o mais comum.

    Resolução de imagem

    Já ao criar um documento que será impresso, vamos ter que usar uma resolução de 300 PPI. Se o pessoal da gráfica disser que suas imagens ou gráficos precisam ser criados com “uma resolução de 300 DPI”, eles na verdade querem dizer 300 PPI (lembre-se que DPI é para o documento que já tá impresso, e PPI é para o que ainda está na tela). Se você criar uma imagem com 72 PPI, ela terá de ser refeita pois não dá pra magicamente criar os pixels adicionais do nada. Se você simplesmente mudou a resolução do arquivo de 72 a 300, o Photoshop vai adivinhar quais as cores dos novos pixels, mas não preciso nem falar que o produto final não vai ficar bom. Isso é chamado de “resampling” ou “reamostragem“.

    Resolução de imagem

    Você até que pode redimensionar sua imagem de 72 PPI para 300 PPI. Aí o Photoshop vai dividir os pixels para que exista 300 em cada polegada, em vez de 72. No entanto, eventualmente o Photoshop vai ficar sem pixels para dividir e o documento ficará com um tamanho reduzido. Isto não te ajuda muito, pois a imagem que estava com um tamanho de 297 x 210mm ficará com 72 x 50mm, o que pode não ajudar muito quando você está trabalhando com fotos ou posters que precisam ter um tamanho definido. Mais disto adiante.

    Algumas vezes vão te pedir para criar documentos em 150 PPI. Isto geralmente é feito nos casos de impressos grandes que serão vistos apenas a uma certa distância, então de perto a qualidade não importa tanto (outdoors, por exemplo). A resolução menor ajuda o seu computador a processar as informações e resulta em um arquivo com peso menor.

    Talvez a gráfica até te peça para criar uma arte com tamanho menor, mas em uma resolução muito maior (600 PPI, por exemplo). Isto ajuda pois o documento fica mais leve, e depois eles podem esticar a imagem para caber em um outdoor, diminuindo a resolução de 600 PPI para 150 PPI.

    Redimensionamento versus Resampling

    Quando você for alterar o tamanho de uma imagem no Photoshop, você pode fazê-lo de duas maneiras diferentes: redimensionamento ou resampling. Se você for fazer um resampling, você estará alterando o tamanho dos pixels no documento. Já se redimensionar (de-selecione a caixa “resample”), você estará alterando a resolução e portanto, o tamanho impresso do documento.

    Como deu pra notar, resampling é ruim. O Photoshop terá que adivinhar quais pixels inserir nos espaços em branco. No entanto, se você for diminuir um documento, o resampling é o mais recomendado já que temos pixels de sobra.

    Se você redimensionar uma imagem, você vai manter os tamanhos dos pixels, mas alterar o tamanho impresso e resolução da imagem. Vamos ver como isto funciona no mundo real:

    resolucao-de-imagem-05

    Esta arte foi criada com um tamanho de 297 x 420mm (tamanho A3) usando 300 PPI. Decidi que quero imprimir em formato de poster. Qual tamanho de poster que posso imprimir?

    Resolução de imagem

    A melhor resposta é A3, pois a versão original tem 300 PPI que será o ideal para uma impressão. No entanto, minha gráfica local só aceita arquivos de 150 PPI.

    resolucao-de-imagem-07

    Ao desmarcar a caixa de “resampling” na caixa de “Image Size”, posso mudar a resolução de 300 pra 150 sem afetar a qualidade original da imagem. No entanto, usando 150 pixels por polegada em vez de 300 significa que você tem mais polegadas para completar. O resultado é um documento de 594 x 840mm, aproximadamente um A1.

    Esse A1 de 150 ppi não terá uma imagem tão nítida quanto o A3 de 300 ppi, mas a diferença não será notada a não ser que ambos estejam lado-a-lado.

    Espero que este artigo tenha ajudado a quem ainda tinha problema com a resolução de imagem!

    Original e imagens: Spoon Graphics (traduzido por Canha) – imagem de destaque: Gil C / Shutterstock.com


    • Rafael Saraiva

      Muito boa explicação, vlw canha.

    • http://www.facebook.com/inspirebr Diego Souza – INSPIREBR

      Parabéns, belo artigo, com certeza irá ajudar a tirar muitas duvidas, grande Canha !

    • Savio Matheus

      Muito bom, realmente eu sempre confundi PPI com DPI.

    • http://brunobulnes.tumblr.com/ Bruno César Bulnes

      Excelente explicação! Parabéns!

    • Cena Freekuzu

      Grande Canha! Sempre tive dúvidas sobre este assunto. Tenho investigado muito pra compreender. Esse post ajudou muito….Obrigado!!!

    • Isis Olliveira

      Vixi, ajudou muito. Eu tinha problemas com esses “fulaninhos” dos DPI e PPI, mas agora ficou tudo muito claro. parabéns pela explicação. =D