Categorias

Newsletter

  • http://chocoladesign.com/wp-content/uploads/2016/01/375c1e35778087.56062c595f9ca.jpg
    Fotografia Ilustração Photoshop Publicidade

    Entrevista com Marcelo Dantas – Creative Retoucher da área de Publicidade

    Continuando com as entrevistas aqui no Choco la Design, agora tive o prazer de conversar com o Marcelo Dantas sobre a trajetória dele como […]


    Continuando com as entrevistas aqui no Choco la Design, agora tive o prazer de conversar com o Marcelo Dantas sobre a trajetória dele como manipulador de imagens para publicidade, área de grande interesse de muitos novos profissionais.

    12507115_1089798524372353_6786319300389931580_n

    1) O que fez você começar a pensar em se tornar manipulador de imagens e quando começou seu interesse pela área de publicidade?

    Marcelo Dantas: Bem vou inverter a ordem da resposta. Desde novo sempre me interessei pelos anúncios de tv, revista, posters de cinema e capas de vinil e isso me despertou a vontade de querer aprender a fazer. Isso me levou a faculdade de publicidade e uma vez dentro deste mundo descobri a fotografia que mais tarde seria de suma importância na manipulação de imagem.

    948cb353772063.56091f6f45b40

    2) A alguns anos atrás, enquanto você estava estudando sobre 3d, lembro do seu interesse em avançar na área de manipulação e hoje você tem trabalhos incríveis nessa área. Você considera que aprender 3d foi essencial para seu crescimento profissional?

    Marcelo Dantas: Sim considero tão importante quanto aprender fotografia, teoria da cor, composição, gestalt, história da arte. Hoje em dia o mundo da publicidade não vive mais sem as imagens em 3D, elas vieram para ficar. E você entendendo como funciona fica mais fácil de finalizar essa imagem, pois você sabe o que pode pedir e como foi feito pelo artista 3D.

    3) Além de trabalhar com retoque e manipulação de imagens, você também tem um ótimo conhecimento de fotografia. Você considera que todos que querem trabalhar nessa área precisam saber muito bem sobre fotografia e luz ?

    Marcelo Dantas: É obrigação tanto de um Creative Retoucher, um artista 3D ou um ilustrador saberem fotografia, ela é a base para uma imagem realista.

    56ccfd20237819.562e7f83d5b96

    4) É natural pessoas que estão começando a estudar essa área se sintam perdidos e acabam focando em seguir tutoriais da internet, mas vejo que quando precisam criar algo do zero eles ficam travados. Que dica você daria para que essas pessoas consigam evoluir de verdade e não ter essa trava na criação?

    Marcelo Dantas: Primeiro é saber que não existe receita de bolo. Sempre será um novo desafio cada trabalho que aparecer. Meu conselho é conhecer o software no caso o photoshop, mas não se tornar um escravo dele, lembre-se que ele é somente a ferramenta que vai viabilizar a sua criação. Você tem que estudar arte, fotografia, cor. Na minha época não existiam bons cursos e quase nada de material online, hoje em dia existem cursos online que te dão uma boa base para iniciar se você se dedicar.

    5) Como é trabalhar para área de publicidade? É muito diferente de trabalhar com tratamento de fotos para área de moda, diretamente com fotógrafos?

    Marcelo Dantas: Sensacional a vida nunca é igual kkkk, você vê muitas idéias bacanas dos diretores de arte, o lado tenso é que neste meio os prazos são sempre apertados e você não pode errar pois você é o final da corda. Sim é diferente, na moda é mais retoque de pele tratamento de luz, recorte.

    89d44415763267.562969a5b2fe0

    6) Qual a melhor forma que você recomenda para quem quer começar a estudar para atuar nessa área?

    Marcelo Dantas: Procurar um bom curso. Acho que hoje tem a vantagem de poder estudar online com vídeo aulas, basta você querer e se dedicar.

    7) Quando você deu uma aula privada para os alunos do curso Photoshop Zero to Hero, eles adoraram as dicas e a forma como você trabalha. O que você acha desse formato de estudo online?

    Marcelo Dantas: Acho maravilhoso tenho certeza que minha curva de aprendizado seria muito mais rápida na época em que iniciei e hoje só estudo dessa forma.

    Young man drinking glass of water, close up, profile

    Young man drinking glass of water, close up, profile

    8) Essa área é boa para se atuar, considerando o lado financeiro?

    Marcelo Dantas: Eu sou suspeito de falar kkkk. Sim eu gosto muito e é bem remunerada.

    9) Quais seus planos profissionais para o futuro?

    Marcelo Dantas: Continuar estudando e melhorando meu nível. Trabalhar mais para clientes de fora do país. E poder compartilhar meu conhecimento ensinando o que eu aprendi.

    748dd839351017.5606b1580fbf5

    10) Em nome dos alunos do curso Photoshop Zero to Hero, te agradeço muito por aceitar meu convite em se juntar a mim para dar aulas e ajudar cada aluno a evoluir e entrar no mercado. O que te fez aceitar esse convite, e passar a dedicar parte do seu tempo de trabalho como professor?

    Marcelo Dantas: Em primeiro lugar foi a oportunidade de poder compartilhar um pouco do que sei e depois foi o projeto. Quando vi que era algo sério bem estruturado e principalmente era o curso que sempre quis fazer quando estava iniciando e nunca encontrei kkkk

    11) Para quem conhecer melhor o seu trabalho, onde podem encontrar?

    Marcelo Dantas: https://www.behance.net/marcelodantas e no facebook na minha página https://facebook.com/marcelodantascreativeretoucher/

    Caso você queira saber mais detalhes sobre as novidades que estamos bolando juntos para o curso Photoshop Zero to Hero, recomendo que assista a esse rápido vídeo que gravei:

    Se estiver interessado em participar do curso e aproveitar as vagas futuras, cadastre-se no site para receber todas as novidades: www.chocoladesign.com/cursos/photoshop

    Muito obrigado pela participação, Marcelo!

    Grande abraço a todos

    FIQUE ATUALIZADO !

    Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.