Revista C+ | Choco la Design | Design é como chocolate, deixa tudo mais gostoso.
Categorias

Newsletter

  • Artigos

    Fachadas e Placas: Criatividade na hora da aplicação

    Analisando aspectos técnicos de um determinado impresso, chegaremos a varias opções, com recursos tecnológicos variados,baseado no assunto do tópico que será a aplicação da fachada de nosso cliente.


    A tecnologia moderna nos propõe uma variada gama de processos para impressão. Desde então devemos ter em mente dois itens fundamentais a serem analisados: a qualidade e e o custo do impresso. Analisando aspectos técnicos de um determinado impresso, chegaremos a varias opções, com recursos tecnológicos variados,baseado no assunto do tópico que será a aplicação da fachada de nosso cliente, como apresentaremos abaixo.

    Primeiramente, o que seria Fachada? A Fachada Comercial de uma empresa são painéis publicitários e/ou informativos, produzida com o intuito de identificá-la para seus clientes, pessoas interessadas nos produtos ou mesmo qualquer pessoa que estiver passando na frente da loja, e essa fachada pode ser feita através de:

    •Impressão Digital – Plotter
    •Recorte Eletronico
    •Letreiros – Letras caixas

    Iremos apresentar a seguir os exemplos e suas aplicações, para você e seu cliente poderem analisar a qualidade e o custo de cada fachada.

    Impressão Digital – Plotter

    O termo plotter hoje reúne uma enorme variedade de processos diferenciados. Originalmente, o termo identificava equipamentos que reproduziam a partir de canetas de cores e espessuras diferentes imagens em grandes formatos. As tintas utilizadas nas impressoras plotters seriam a solvente, fazendo que o material seja resistente a água. Ela possui quatro superfícies, cada superfície e respectiva para uma tinta (uma para ciano, outra para magenta, outra para amarelo, e outra para a tinta preta). De acordo com o equipamento, o suporte e a tinta utilizada, os impressos podem ter grande qualidade e durabilidade de anos.

    As fachadas de impressão digital são dividas em Front Light e Back light. Ambos são confeccionados com estrutura de ferro, uma lona (Vinil) colocada na parte frontal dessa estrutura, algumas vezes são pregadas ou grampeadas, outras vezes são amaradas a placa através de ilhoses (são pequenos aros metálicos por onde se enfia uma fita ou cordão, usado também em roupas e calçados) A diferença entre os dois e que Front Light: possui iluminação através de holofotes externos e Back Light: É iluminado através de lâmpadas fluorescentes colocadas na parte interna da placa, funcionando através de reatores).

    Geralmente com definição de 300 DPI, são utilizadas para a produção de placas, fachadas de lojas, lonas de diversos tipos, baixa tiragem de banners, displays, adesivos em vinil e outros impressos de grande formato.


    Imagem: BlogSE Design


    Imagem: Agency Design

    Imagem: Dyfteria

    Imagem: Aquarela Tintas

    Recorte Eletrônico – Plotter de Recorte

    E um dos meios mais simples e baratos para ser fabricada a placa/fachada. Ela e confeccionada da mesma forma do que impressão digital, porém a sua produção é diferente, ao  invés de ser impressa, o adesivo é recortado e aplicado sobre a lona, e após isso é instalado na estrutura de ferro.

    A máquina que faz esse recorte também é conhecida como plotter de corte ou corte eletrônico, que são equipadas com uma pequena lâmina (um pouco mais grossa que uma agulha) que recortam as imagens digitalizadas e vetorizadas para o suporte, que são vinis adesivos em bobinas.

    Os projetos para corte eletrônico devem prever apenas imagens a traço (vetores), já que as cores serão determinadas pelo adesivo que será colocado para recortar e a imagem é produzida pela lamina. O arquivo digitalizado será convertido para formato próprio, (por exemplo, quando eu faço os adesivos aqui na empresa, coloco arquivo em vetor no Corel Draw, e esse vetor ou palavras você tem que “converter em curvas” para a leitura do equipamento e para o corte ser possível). Cada lâmina de vinil é então recortada de forma que a profundidade destes cortes não alcance a base de papel, que protege o adesivo e que mantém unida toda a superfície do suporte mesmo após a ação da lâmina.

    É muito utilizado para a produção de placas de sinalização, fachadas de empresas, letreiros com iluminação superior, adesivos para frota, e como está muito conhecido hoje em dia, adesivos decorativos para paredes e ambientes.

    Imagem: Grampo


    Imagem: À Moda da Casa

    Letreiros – Letra Caixa

    Um dos métodos mais antigos de sinalização, bastante eficaz em sua utilização e apresentação, pois a fachada da loja fica extremamente sofisticada, com requinte, e de forma simples e bonita. É um dos métodos mais usados por empresas renomadas e conhecidas. Também está sendo muito usado para decoração de interiores de casas e escritórios, para ser colocado o nome da pessoa, o logotipo ou mesmo somente letras de diversos tipos de fontes, deixando o ambiente com requinte e com muita criatividade.

    Pode ser produzido com mdf, acrílico moldado ou montado, tanto transparentes, coloridos e foscos, em aço inox, podendo ser feito com textura de aço escovado, ou polido, latão, aço inox  galvanizado e em neon, onde ambos modelos podendo ser feitos com letra caixa pintada da cor escolhida.

    Imagem: Letra Arte

    Imagem: Letra Arte

    Imagem: Letra Arte

    Imagem: Letra Arte

    Vídeos explicativos para vocês olharem de perto como funcionam cada processo.

    Impressão Digital, sendo impressa como expliquei, em 4 cores, e no lado mostra a marca de registro das cores, aonde podemos ver se as cores estão sendo impressas corretamente:

    Recorte eletrônico, aqui vemos a impressora cortando o adesivo vinil:

    Agora um vídeo do responsável pela produção gráfica, depilando os adesivos, que seria um termo gráfico que significa que está tirando as sobras do adesivo:

    Fonte: Letra Arte | Agiliga


    • http://lucaskauz.deviantart.com Lucas Kauz

      Impressionate a precisã dessas maquinas, gosto desses letreiros, eles dão um toque exclusivo ao ambiente.

    • http://Website Hel

      Olá, quem fez a fachada da Plenna,Sim foi o Wil Minetto(http://www.singletree.deviantart.com). =D

      Abraços =)

    • http://www.granaco.com.br Antonio Leacir Cipriano

      Ola! gostei muito das letras em geral,se possível gostaria que envia-se algum material referente a letras caixa para fachada para Empresa.

    • http://www.rgsegrancaeletronica.com.br reginaldo

      oi gostei muito de vc, e do seu talento.

    • http://no julio

      gostei muito de sua prosa , por que eu tbm gosto de publicidade
      tenho uma pequena empresa no interior de MG e gostaria algum dia trocar ideas

    • Alex Fernandes

      Não existe só o tipo de impressão solvente, a muito tempo no mercado já existe a impressão em Latex. É menos agressivo ao meio ambiente e a saúde, a qualidade e durabilidade também é maior.

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=1486658632 Luís Gustavo

      Cris, qual a sua opinião sobre a inserção do endereço do site/portal da empresa/órgão público na placa da fachada?

    • Eliezer

      Olá, parabéns pelo seu blog… mas gostaria de perguntar uma coisa, só existe estas opções? Estou procurando materiais e técnicas para fazer a loga da minha fachada e não acho opções além destas.