Categorias

Newsletter

  • http://chocoladesign.com/wp-content/uploads/2016/06/KENTARO_PRATO_12.jpg
    Fotografia Photoshop

    Fotolia entrevista: Fotógrafo e manipulador de imagens Marcelo Dantas

    Marcelo Dantas é fotógrafo e manipulador de imagens publicitárias, com muitos anos de experiência. Atualmente trabalha como freelancer para diversos clientes grandes no Brasil e ensina jovens profissionais a atuar na área de tratamento de imagens no curso online www.pszh.com.br


    12074524_1035518143133725_3506180381202863810_n-2

    1) Me fale um pouco sobre você e como começou a trabalhar com manipulação de imagens e a fotografar.
    Marcelo: Bem sou formado em Comunicação Social e a fotografia foi  apresentada a mim na época da faculdade, mas não me interessei em ser fotógrafo naquele tempo, gostei achei muito legal mas não era o que queria. Mais tarde por volta de 1998 na necessidade de aprender photoshop  fui fazer um curso e nesse curso o professor deu uma aula de fotografia para a turma, neste momento deu um clique na minha cabeça e falei vou ser fotógrafo. Terminei o curso que estava fazendo e fui me dedicar a estudar fotografia, afinal estava decidido a me tornar um profissional na área.  Depois de algum tempo conseguindo fazer pequenos trabalhos começaram a aparecer uns maiores e o nível de tratamento também aumentou, então decidi me dedicar a aprender photoshop a fundo kkkk. Foi quando comecei a entender as possibilidades dos dois andarem juntos e um complementar o outro. Com os trabalhos que ia fazendo e mostrando às pessoas começaram a me perguntar quem tinha feito os tratamentos e eu falava que era eu, isso na época gerava um certo espanto rs, A partir disso comecei a receber pedidos para tratar fotos de outros profissionais e estou nisso até hoje.

    https://br.fotolia.com/id/85203405 © Nontimere / 85203405 / Fotolia

    https://br.fotolia.com/id/85203405 © Nontimere / 85203405 / Fotolia

    2) Como é o dia a dia de um manipulador da área publicitária?
    Marcelo: Posso te dizer que nunca é igual ao anterior rs, nessa profissão o que posso afirmar é que não existe monotonia, cada dia é um novo desafio aonde é necessário criar uma nova solução.

    3) Como funciona a sua sinergia com o fotógrafo para realizar o trabalho completo desde a fotografia, tratamento e entrega ao cliente?
    Marcelo: A sinergia é ótima, por entender de fotografia fica muito mais fácil saber o que o fotógrafo  está pensado e o seu desejo para aquele trabalho e isso afeta diretamente o resultado final da imagem. Quando estamos fazendo o brienfing  já consigo saber se aquela iluminação vai funcionar ou não para a composição do trabalho ou se vai ser preciso criar alternativas para resolvermos os desafios do trabalho.

    KENTARO_PRATO_12

    4) É fácil começar a trabalhar com Manipulação de imagens e fotografia?
    Marcelo: Bem acho que nada é fácil, mas existe uma diferença para os empregos formais, na fotografia e manipulação você pode construir seu portifólio autoral e depois ir atrás de jobs que te paguem. Mas é como em qualquer outra profissão é preciso se preparar, estudar, praticar e ir atrás da oportunidade.

    5) Quais programas você utiliza no seu dia a dia que fazem a diferença no seu trabalho?
    Marcelo: Bem meu dia a dia é feito de Adobe Photoshop CC, Lightroom, Bridge, EOS UTILITY da Canon. Agora com a possibilidade de filmagem com DSLR venho me dedicando a filmagem então o Adobe Premiere, Adobe After Effects, Adobe Audition também entraram na lista dos programas do dia a dia.

    PS10_soter_ice_veleiro_web

    6) Qual job você lembra que te deu mais trabalho e no final sentiu um baita orgulho de ter feito?
    Marcelo: O job que me deu mais trabalho foi para o Cliente Soter Ice  da Agência PS10. A idéia  era de um veleiro dentro de um cubo de gelo no mar. A princípio o cubo seria 3D par aplicar na imagem, mas não funcionou então tive que recorrer a banco de imagens e baixar várias fotos de cubo de gelo para construir com os melhores pedaços um cubo. O prazo não era longo e me exigiu muito esforço para solucionar esse desafio, mas no final tudo deu certo.

    7) Trabalhar por conta própria como fotografo e manipulador de imagens não é fácil, como você lida com os altos e baixos da profissão?
    Marcelo: Realmente não é fácil, porque você não tem só que se preocupar em executar o serviço, você tem que se preocupar com a administração do negócio, contabilidade, venda do seu negócio. Fiz alguns cursos de gestão de negócio para entender essa parte administrativa. Ser empresário no Brasil é complicado, ainda mais com o momento atual do País. O que tento fazer é ter sempre um caixa para os momentos fracos como final e início de ano e contas separadas para eu como pessoa e a empresa.

    KENTARO_PRATO_8

    8) Qual o conhecimento você considera mais importante para um bom fotógrafo e manipulador de imagens?
    Marcelo: O conhecimento mais importante é “você nunca sabe o suficiente”, estude sobre fotografia, artes , ilustração , cinema, literatura mas também aprenda o máximo que puder sobre tudo, política, geografia, história, biologia, física e etc… Nossa profissão é algo criativo e que necessita que tenhamos além do conhecimento técnico, que acho obrigação ter e não diferencial, um conhecimento geral, pois nunca sabemos qual será o próximo trabalho que estaremos fazendo , pode ser relacionado ao espaço ou pode ser um job que retrate o Império romano, então para não ser pego de surpresa aprenda o máximo sobre tudo.

    9) Em quem você mais se inspirou ao longo da sua carreira?
    Marcelo: Ahhh são tantos ídolos, vou citar alguns, Cartier Bresson, Michelangelo, Caravaggio, Irving Penn, Annie Leibovitz, Sebastião Salgado, Bob Wolfeson, Tim Burton dentre outros.

    Revista Sabado - cozinha

    10) Nikon ou Canon … Mac ou PC … isso faz realmente diferença para um bom fotógrafo e manipulador de imagens?
    Marcelo: Acho que você tem que ter o equipamento que te deixa mais confortável para materializar sua idéia, desde que seja a configuração correta e que você possa extrair ao máximo dele, não importa a marca.

    10) Que dicas você daria para quem quer iniciar na profissão hoje?
    Marcelo: Estude muito sobre o assunto e pratique antes de começar a oferecer seus serviços profissionalmente. Busque cursos presenciais, online e construa um bom network.

     

    Obrigado pela entrevista Marcelo! Muito mais sucesso para você!
    Fotolia da Adobe

    FIQUE ATUALIZADO !

    Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.


    Also published on Medium.