Categorias

Newsletter

  • Inspiração

    Ilustrações com o Olho Que Tudo Vê e seu significado

    Você já deve ter visto diversas ilustrações com um olho dentro de uma pirâmide, mas você sabe o que isso significa?


    Eu adoro ilustrações que contenham simbolismo. As ilustrações esotéricas do Johfra Bosschart, postadas pela Manu, são um ótimo exemplo disso. Pois, cada signo tem diversos símbolos que o caracterizam de alguma forma, mostrando suas qualidades, virtudes e outras coisas.

    Mas, o que são símbolos? Símbolos são elementos que representam, por analogia, um objeto, ideia, conceito ou qualidade. O pentagrama, por exemplo, era usado como símbolo do poder Real por volta de 3.500 aC, na Mesopotâmia, já para os Hebreus o pentagrama estava relacionado com a Verdade e representava o Pentateuco. Ou seja, usavam formas simbólicas para representar uma ideia, podendo ter significados diferentes para um mesmo símbolo de acordo com a região em que ele estava inserido.

    Ainda falando em símbolos, e agora no ponto central deste post, creio que muitos já devem ter visto ”O Olho Que Tudo Vê” no meio de uma pirâmide, principalmente na nota de 1 dollar. Os esquisotéricos e fanáticos religiosos costumam dizer que é o olho de Lúcifer, além disso, outros símbolos na nota fazem com que os fanáticos bolem teorias mirabolantes acerca desse tal olho. Também já vi esse símbolo em diversas ilustrações, muitas delas em conjunto com outros símbolos, dando a entender que o autor sabia o que estava fazendo, mas outras ilustrações são totalmente desprovidas de qualquer significado relevante, ou até tenham, mas não saibamos. O fato é que ilustradores e artistas acabam usando o olho sem saber seu real significado. Talvez por achar interessante ou por achar que aquilo é realmente algo das trevas e que usá-lo em suas criações demonstrará toda sua heresia e ódio sobre a igreja.

    Então, fui atrás e pesquisei o que de fato o símbolo queria dizer. Confesso que me deparei com diversos sites religiosos falando tanta besteira que os textos dariam um ótimo stand-up, mas depois de quase revirar a Internet, encontrei um site inglês, administrado por Maçons, que têm uma explicação coerente sobre o ”olho que tudo vê”. Você pode acessar o artigo e ver outras explicações sobre alguns símbolos dos EUA que também tem o dedinho da Maçonaria.

    Para começar, aquele olho não se chama ”Olho de Lúcifer” como muitos religiosos dizem, o nome real é Olho da Providência. É um símbolo que exibe um olho cercado por raios de luz e pode ser visto dentro ou em cima de um triângulo e costuma ser interpretado como o olho de Deus observando a humanidade. Esse símbolo não é novo, podemos encontrar representações parecidas na mitologia Egípcia, como o Olho de Hórus, na alquimia, no cristianismo e até na Catedral de Aachen. Ele surgiu na sua forma de olho com raios de luz por volta dos séculos 17 e 18 e posteriormente foi adicionado o triângulo, provavelmente representando a trindade de Deus (no Cristianismo é: Pai, Filho e Espírito Santo).

    Os teóricos da conspiração dizem que o olho é uma forma de representar o domínio que os poderosos têm sobre as pessoas comuns, como a gente. Os fanáticos religiosos dizem que é coisa do capeta, que o olho com raios de luz é o olho de Lúcifer, devido ao significado do seu nome ser “Portador de Luz“. E os esquisotéricos do Orkut eu não sei o que acham, mas provavelmente não deve ser uma coisa digna de ser levada em consideração. Cabe a você decidir qual significado é o mais coerente, pois, pra mim, é o que descrevi no paragráfo de cima.

    Além da nota de 1 dollar americana, nós podemos encontrar o Olho Que Tudo Vê nas lojas maçônicas, no Grande Selo dos Estados Unidos e em diversos icones da cultura pop, como no anime Yu-Gi-Oh num artefado do Milênio, ou em O Senhor dos Anéis com Sauron e seu olho que tudo vê. Mas como o post fala das ilustrações com esse símbolo, selecionei algumas para você.

    Jared Nickerson

    Kenny McKid

    Untersee Goat

    Elliot O’Donnell

    Rubins Tomás

    Serch Rojas Monroy

    Robin Holdsworth

    Ty Dale

    Links para complementar a leitura e fontes de pesquisa:

    Olho da Providência – About Freemasons
    Olho da Providência – Wikipédia
    O Triângulo – Teoria da Conspiração (ótima fonte de estudo)
    The “Masonic” one dollar – Fact or Fiction

    FIQUE ATUALIZADO !

    Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.


    • Pesquisinha mais superficial essa hein ?? E o pior sem nenhuma referência confiável

    • Olá amigo Wenderlan, concordo, é superficial, tentei ser o mais breve e didático possível na explicação, pois sei que há muito mais coisa. E por fonte confiável você quer dizer o quê? Que maçons não são uma fonte confiável?

      Abraço.

      • Marcosmendes

        Pelo você pego isso do Wikipédia, não é um site muito confiável e eu como um historiador posso falar que tem muito mais por trás do “Olho que tudo vê”. Não aceite qualquer coisa que se encontra na internet

    • Daniel Costa

      Parabéns Will, mandou bem, e matou a curiosidade de muita gente.

    • Muito Bom o post, gostei !

    • Isa

      Bem interessante esse post. Já tinha ouvido falar que esse símbolo tem a ver com a maçonaria, mas não sabia muito a respeito do significado. Bom trabalho! Um abraço 🙂

    • A origem é egípcia e não Maçônica. É o Olho de Hórus, como tu disseste, Will. O Maçons, como estudiosos de várias áreas, acabavam apropriando-se de símbolos de outras culturas e crenças para seus próprios rituais. Abraço.

    • Muito interessante, Will.
      Via esse simbolo em várias ilustras e associava à Deus, mas não compreendia o real significado, muito boa a matéria.

      “Ae WANDERLAN, se conhece uma fonte confiável, porque não compartilha conosco, não seria mais legal doque esse comentário seu?”

      Parabéns pela pesquisa e matéria ,Will.
      Abraço.

    • E essas ilustras e os graffitis são demais! ;]

    • Valeu Edson, vou tentar trazer mais símbolos usados em ilustrações daqui pra frente, acho que vai ser legal! 😀

      Grande abraço!

    • O triângulo está associado a Trindade (no cristianismo), como você disse.

      Outra curiosidade é que os egípcios acreditavam que as pirâmides tinham poderes sobrenaturiais.

      Muitos legais esses graffitis. 🙂

    • “Os esquisotéricos e fanáticos religiosos costumam dizer que é o olho de Lúcifer… mas depois de quase revirar a Internet, encontrei um site inglês, administrado por MAÇONS, que têm uma explicação COERENTE…”

      – É muito interessante notar, que vc retira (e até com certo escárnio) a credibilidade dos religiosos e conspiradores, e a atribui diretamente aos maços (que segundo VOCÊ, e a partir de um critério desconhecido, são mais coerentes)…

      “Para começar, aquele olho não se chama ”Olho de Lúcifer” como muitos religiosos dizem, o nome real é Olho da Providência’….”

      -Ah tá…segundo os maçons é claro…porque não exitem maçons fanáticos, nem religiosos.

      “Cabe a você decidir qual significado é o mais coerente, pois, pra mim, é o que descrevi no paragráfo de cima…”

      -Entendi….agora a escolha do significado do símbolo é individual (ou seja, o simbolo perde seu fator de universalidade), e lógicamente vc escolheu o que você acha mais coerente, o significado ‘raso’ dos maçons. (digo raso, ou superficial, pq a maçonaria como tantas outras seitas ou religiões não revela todos os significados de seus rituais até que vc avançe em graus posteriores).
      Primeiro de tudo…imparcialidade é essencial. Ou vc pretende projetar apenas para maçons???? Imagino que não. Portanto respeite as opiniões de seus futuros clientes sejam eles de etnia, cultura ou religiões diferentes….isso não se aprende na faculdade.

      Obviamente usar o simbolo (principalmente em projetos pessoais) é defender a idéia, mas lembre-se que design não é arte. Se tem interesse em ganhar dinheiro com isso, deverá projetar para TODOS.
      Para tirar o crédito das teorias sejam elas dos conspiradores, religiosos ou maçons, é necessário conhecer a fundo os três, e ao que parece você não conhece nenhum deles. E mesmo que vc desejasse obter esse conhecimento não seria em 1 semana, muito menos no Orkut.

      “me deparei com diversos sites… falando tanta besteira que os textos dariam um ótimo stand-up”…

      Seu texto infelizmente não teve tanta graça, demonstra não apenas a falta de conhecimento sobre o assunto, como a falta de referências de fato coerentes (imparciais), e uma opinião crítica (também imparcial) principalmente sobre o Design.
      Para se emitir uma idéia ou opinião própria sobre design, é efetivamente mais simples:
      Isso de ficar desenhando olho, é como tantas outras modinhas dos design, que vem e vão e são incentivadas por revistas que deitam e rolam em cima de designer novos e sem experiência que fariam boquete por fama. E pra falar a verdade é uma modinha bem chatinha, que se espalha como febre. É como ter uma biblioteca de vetores (mesmo que bem desenhados) no illustrator, e a cada projeto mudar a composição e a palheta de cores.
      São designers que tem muito a aprender com David Carson, Josua Davis, Daniel Simon, Alexandre Wollner, Dieter Rams, ISO50, Andy Gilmore, Leonardo Davinci. Isso em todas as esferas de design e projeto. São designers que guardam suas opiniões e credo para si mesmos, e oferecem aos clientes o que tem de melhor: TALENTO.

    • Danilo Lima, ok.

    • Meu dizer que esse Rubins Tomás não sabia o que estava fazendo é o cumulo pois em uma illustração ele colocou vários simbolos e figuras exotéricas vamos lista-las :

      Depois de ler cada item pesquisem e tirem suas conclusões!

      1. Olho que tudo vê ou Olho de Hórus / Lady Gaga faz muitas referência ao Olho de Hórus em seus clipes!

      2. A Coruja é uma referência ao Deus Moloch adorado pelos satânistas!

      3. Os chifres de viadinho con guitarra! Referência ao chifres de Baphomet

      4. As mãos da piramide fazem um sinal muito usado pelos satanista reparem que as mãos formam uma espécie de um numero 6, se você fizer isso com a própria mão… unindo o dedo polegar e o indicado em forma de 0 ou de Cú e estender os demais dedos e olhar do angulo correto, perceberá que nitidamente estará formado o numero da besta 666 em suas mãos!

      Esse artista tinha plena noção do que estava fazendo e não apenas utilizou o simbolo o do olho que tudo vê como tambpem diversas figuras que quando vista juntas por alguém com um olhar mais aguçado fica nítida a má intenção do artista com suas mensagem subliminar

    • Olá Fernando, você deveria expandir suas referências simbólicas amigo? hehe

      1- Acabei de falar que o olho que tudo vê e olho de hórus quer dizer Deus observando a humanidade

      2- A coruja é simbolo de sabedoria. A Deusa grega Athena, regente da guerra e sabedoria tinha como mascote uma coruja. E os filósofos gregos consideravam a noite um momento de revelação, e como a coruja era um pássaro noturo eles atribuíram a ela essa busca pelo saber.

      3- Esse artigo fala certinho o que é o Baphomet http://choc.la/c15

      4- Esse gesto com a mão é um mudra usado na meditação. Não tem nada a ver com 666 amigo. E mesmo que tivesse, 666 não é satânico.

      • Rodrigo Silva Pinheiro

        Will estude sobre Aleister Crowley ( ‘A Besta’) e Anton Lavey e vc vai entender melhor o que é mão chifrada

    • Luana

      Desculpe, mas concordo muito com o primeiro comentario… alem da pesquisa ser superficial tu nao foste buscar em nenhuma fonte confiavel… ate porque quem utiliza esse tipo de simbolismo sao os macons, entao nada mais simples do que procurar num site administrado por eles o significado “bom” da coisa toda. Te aconselho a pesquisar melhor e nao divulgar tamanha falta de conhecimento em um site tao acessado.
      ps: estou sem acentos.

    • Partindo do principio que os símbolos são usados e adotados por diversas culturas e sociedades, irmandades e afins ei acho que não sou eu quem deveria expandir meus conhecimentos em simbologia e sim você entender que os símbolos são usados de diversas formas…

      A intenção do meu comentário não é dizer de que origem veio cada símbolo e sim que o artísta em questão provavelmente utilizou os símbolos de má fé… tentando passar um mensagem codificada através dessa ilustração colorida! Sendo que cada simbolo é adotado e utilizado de maneiras diferentes não existindo uma unica utilização ou um único sentindo!

      Veja o caso da suástica… de origem egípcia, mas os nazistas a utilizaram com função semelhante porém não igual a original!

      Entendeu agora caro amigo? Ou será que seu intelecto limitado não permite que você entenda que esses símbolos tem diversas interpretações e significado dentro de diversas organizações sociais?

      E quanto aos maçons! não somos tão idiotas a ponto de colocar a simbologia em ilustrações insignificante como essas!

    • O Fernando Medeiros está correto no que diz respeito a pluralidade de utilização dos símbolos. não é porque um símbolo tem origem egípcia que ele só signifique isso e que não possa ser utilizado de forma errada!

    • Haaa Viadinho do caralho porque não aceitou meu outro comentário?

    • Caro Fernando Medeiros, você mesmo disse que os símbolos que ele usou foram de má fé, mas como você pode ter certeza se, segundo você, com um intelecto altamente desenvolvido, disse que dependendo da cultura pode haver vários outros significados? Ele poderia estar usando de boa fé também.

      E com seu grande intelecto desenvolvido você ainda me xinga? Tem coisa errada aí não acha?

    • Ricardo

      Meu caro, favor pesquisar mais sobre a Moçonaria, ai entederás as analogias do Kenny McKid por exemplo, isso claro, se eh que segue alguma religião ou algo assim, caso contrario fica no tweeter ou no facebook. “Pão e Circo” nada mais atual não?

    • Estou surpreso que esse assunto ainda esteja rendendo tanto, mas não tão surpreso que tenha perdido totalmente o foco , que era analisar porque designers usam em suas ilustrações (pelo menos eu acho que era esse foco).
      Percebo também que as vezes falta um pouco de humildade também em ambas as partes da discussão em reconhecer que não sabem tudo sobre um simbolo, e ficam tentando vencer disputas de “quem sabe mais”. Eu não pretendo aqui expressar a MINHA opinião…pois já o fiz em comentário anterior a respeito do DESIGN. Então vou destacar o que percebo como falhas de discurso aqui presentes.

      Fernando medeiros disse: Meu dizer que esse Rubins Tomás não sabia o que estava fazendo é o cumulo pois em uma illustração ele colocou vários simbolos e figuras exotéricas…fica nítida a má intenção do artista com suas mensagem subliminar”

      -Sim fernando é nítido que nesse caso ele sabia o que estava fazendo. Porém para atribuir a má intenção ao atista é necessário conhecer sua origem, fé, e se o trabalho dele é pessoal ou foi contratado para ser dessa maneira. “Má fé” é uma intenção de prejudicar outros, e até entendo sua colocação nesse sentido quando lembro da propraganda nazi-facista, mas tento evitar o que me parece um pouco de exagero. No mínimo o que se pode dizer de forma equilibrada é que ele utilizou sim os simbolos de forma exotérica, para quem tem conhecimento exotérico entender, e quem não tem ADMIRAR e ADERIR..(semelhante á pregação dos evangélicos, e a catequese da época medieval)…se os outros tem costume de admirar coisas sem coompreender seu verdadeiro significado isso é outra história, e não pode ser atribuida apenas algo que VOCÊ determinou como má fé….o que quero dizer é…as coisas tem um certo equilibrio, seu atribui má fé a todos os artistas que fazem isso TODOS são ruins….logo todo povo é IGNORANTE, porque não conhece a origens do simbolos, sendo assim o artista é ruim porque o povo é ignorante, ou o povo é ignorante porque o artista é ruim? Não dá pra julgar um artista sem conhecimento profundo sobre sua origens e credos…
      No caso dos designers isso só é possivel através da avaliação de sues projetos pessoais..
      Ou seja o método pode ser má fé, mas determinar se o atista é uma pessoa ruim..seria até um indicativo, mas afirmar com plena certeza é impossivel.

      WIll disse: “- Esse gesto com a mão é um mudra usado na meditação. Não tem nada a ver com 666 amigo. E mesmo que tivesse, 666 não é satânico.”

      – O número 666 originou-se da bíblia, não há outra referência em nenhum outro lugar anterior á citação bíbica, e na bíblia ele significa “número de homem”, relacionado à profecias a cerca do anticristo, e portanto relacionado a Satanás. Mas se você acredita nisso ou não….é outra história. Novamente will, você demonstra falta de conhecimento de ambas as parte da discussão, e cá entre nós é foi muita pretensão sua achar que deteria o conhecimento para dizer o que é ou não é um símbolo que escapa totalmente à sua esfera de conhecimento, visto que existem pessoas que estudam uma vida inteira e ainda demonstram incerteza quanto a origem de um símbolo.

      Fernando disse: “Sendo que cada simbolo é adotado e utilizado de maneiras diferentes não existindo uma unica utilização ou um único sentindo…esses símbolos tem diversas interpretações e significado dentro de diversas organizações sociais…

      Aqui você está parcialmente correto Fernando. Pois o símbolo POSSUI APENAS UM ÚNICO SIGNIFICADO SIM, aquele no qual ele foi projetado para significar. Esse é o significado REAL do símbolo. Mas na sua frase acima você se refere ao conhecimento CORRENTE do símbolo…e novamente vc se refere ao significado corrente quanto usa o exemplo da suástica, que se não me engano é de origem indiano-asiática, posterior à epóca egípcia.

      Clóvis disse…não é porque um símbolo tem origem egípcia que ele só signifique isso e que não possa ser utilizado de forma errada!

      Aí que está clóvis…discordo parcialmente da conclusão do seu entendimento….o símbolo representa aquilo no qual ele projetado para significar ou seja ele mantém o significado REAL….quanto ao significado CORRENTE, esse sim pode significar muitas coisas, através da adulteração e impropriação indevida do simbolo, que na verdade é caso.
      O que quero dizer é…seu eu crio um simbolo para um deus em forma de coruja, eu determinei o significado real….mas se todo o povo começa a dizer que aquilo é um símbolo de sabedoria….eles adulteraram o significado real do simbolo, e lhe atibuiram um significado corrente…e quando o significado corrente se torna mais forte que a própria significação real…o símbolo sofreu uma resignificação, que é a alteração completa de todo o significado.

      A intenção do Will e de tantos outros pode até ser encarada aqui como uma tentativa de apresentar o uso REAL do símbolo….mas é ingenuidade, e em muitos casos até má intenção, pensar que ATUALMENTE se pode desatrelar o significado real, do significado corrente. Ou seja mesmo que eu tatuar a suástica original no braço, vou arcar com as consequências que a adulteração e impropriação do símbolo me trarão. E aí assim que deve ser mesmo…cada um deve ser responsável pela utilização e as idéias que prega. Se essa responsabilidade fosse assumida, talvez o mundo fosse um lugar melhor…

      Abraço a todos, e fico por aqui…pq a discussão já baixou o nível…

    • Jefferson Leal

      Estou impressionado onde chegou este assunto. Fico também impressionado com o conhecimento do Danilo Lima, parabéns pelo conhecimento, isso é muito importante pra essa profissão, tem que ter bagagem, cultura. Eu fico estudando formas de como posso aperfeiçoar meus conhecimento, de como fazer algo simples e funcional… Este artigo foi bom, rendeu uma boa discussão, opiniões não vão ser sempre boas… mesmo que sejam ruins agora. Mas que lá na frente sirva para a evolução de qualquer um…

    • Ciro Campos

      Que artigo fraco! De fato, não há nenhum background no conceito criado. Mesmo que se queira fazer um breve relato, é necessário conhecimento profundo dos assuntos. Projetar um email mkt não é menos importante em conteúdo cultural, estudo profundo específico e defesa lúcida de seu conceito do que um manual de identidade visual corporativa. Este assunto levantado é mais complexo do que imagina, por isso, a dica como já falaram aqui: vá se informar e estudar melhor. Você não está escrevendo só para ateus, maçons ou esotéricos.

    • Antonio Queiroz

      Danilo Lima parabéns, você mandou muito bem, está super informado e tem muito conhecimento. Acho que você é quem deveria estar postando, evitando que um blog tão bom como esse não perca sua qualidade.

      Will você foi muito infeliz nesse post. Tenta falar apenas sobre aquilo que você domina, ser imparcial seria bom para o blog.

      Abraço a todos!

    • antonio queiroz

      Totalmente fraco esse post. Outra coisa porque retiraram meu outro comentário? Não ouve desrepeito algum, as críticas devem ser exibidas, afinal estamos em um ambiente democrático.

      Concoda, Sr. Administrador do Blog?

    • Gustavo

      Gosto muito desse estilo de desenho, e estou fazendo algumas coisas aqui com essas referencias, poderia me dizer qual é o nome desse estilo de desenho? principalmente o primeiro.

      vlw

    • Gabriel Lopes

      Olha só

      Acho que alguns perdem a cabeça e desprezam o sentido do blog.
      Gosto muito do blog e posso dizer do alto da minha ignorância que conheço poucos blogs que compartilham tantas informações de qualidade.

      Will gostei do post, claro que sempre poderá ser mais completo, mas ai perdera o sentido de blog.

      Outro ponto que faz o blog perder sentido é ele não ser autoral.

      Admiro o trabalho de vocês e que muito provavelmente presta este serviço por amor ao design.

      Quanto as donos da verdade (Danilo Lima e Fernando Medeiros), creio que todo esse calor para destruir um trabalho feito poderia ser canalizado para enriquecer o trabalho ou criar novos.

      Invés de atirarem pedra, venham compartilhar suas idéias e construir algo.

      É uma atitude de civilidade. Creio que devam conhecer o que significa.

      Abs Gabs

    • Gabriel Lopes…eu realmente estava pensando se suas colocações merecem uma resposta…e de fato cheguei a conclusão que você não merece…mas existem uma classe inteira de pessoas no mundo do design que PENSAM COMO VOCÊ…e é a esse tipo de pensamento que eu respondo….

      “Acho que alguns perdem a cabeça e desprezam o sentido do blog”
      – Concordo com você, que alguns perdem a cabeça. Mas piores são aqueles que demonstram não ter cabeça alguma. Sentido do blog…vejamos ao clicar sobre o menu “sobre” nós encontramos o sentido do blog: ” ajudar quem é iniciante, mas que busca sair deste estado de inexperiência e viver o design em seu estado pleno de criatividade…” Pra ajudar quem é iniciante, é no mínimo esperado que quem escreve, posta, edita, tenha mais experiência que um iniciante…ou que pelo menos seja coerente, imparcial, e pesquise muito antes de formalizar um artigo, porque afinal ser criativo não significa ser irresponsável.

      “Gosto muito do blog e posso dizer do alto da minha ignorância que conheço poucos blogs que compartilham tantas informações de qualidade…”
      -Eu por outro lado nem conhecia esse blog. E durante 10 anos de profissão como designer (nos quais tento manter minha ignorância o mais baixa possível), imagino que conheço muitos blogs que também compartilham informações de qualidade, mas afinal o que tem isso a ver com a discussão abordada aqui?

      “Quanto as donos da verdade (Danilo Lima e Fernando Medeiros)…”,

      -Confesso que essa sua afirmação me fez sorrir, e me lembrar que não muito recentemente o Brasil foi descrito como o país em que e as pessoas apresentavam maior dificuldade para interpretar um texto….pois em nenhum momento aqui, eu (sim, porque só posso falar por mim) me apresentei aqui como sendo dono da verdade, antes me coloquei aqui com questionamentos pertinentes, respondi as colocações com muito nível, educação e impessoalidade, que não são caracteristicas de quem quer se apossar da verdade.

      “creio que todo esse calor..”
      -De minha parte não houve calor algum….se você está sentindo calor…talvez devesse abrir um pouco a janela….(não resisti à ironia)

      “…para destruir um trabalho feito poderia ser canalizado para enriquecer o trabalho ou criar novos”

      ….Eu não entendi…de que trabalho você está falando? Não sei se você notou mas isso é um blog…ele escreveu a opinião dele sobre um assunto, arriscando a receber criticas (sobretudo se estivesse errado).
      Cara, eu não sei a sua idade, e na real nem quero saber….mas é mania dessa nova geração ficar escrevendo besteira, e depois ficar choramingando quando é chamado atenção. Não aguenta a crítica, escreva para seus pais.Mas daí usar o argumento de que as pessoas deveriam ter mais consideração, colaborar em vez de criticar e blá..blá…blá..(.to quase chorando aqui)…não se pode dizer que isso seja profissional….Cara pense antes de falar…pense 30.000 vezes mais antes de escrever…e depois de pensar…PESQUISE.
      E depois que fizer tudo isso…não espere receber aplausos, a não ser que esteja escrevendo para amigos e família.

      “Ao invés de atirarem pedras, venham compartilhar suas idéias e construir algo.”
      Tenho certeza que a pessoa que escreveu o post (e portanto a única que poderia fazer “mi,mi,mi” e reclamar dos “donos da verdade”) não sente que levou pedradas…ele apenas assumiu o risco pelo que escreveu e arcou com as consequências (e isso com certeza fará um bem muito maior a ele do que a nós, que criticamos). Construir algo? sim é bom…mas é melhor ainda não destruir o que já está construído, passando uma opinião pessoal, como fruto de um conhecimento profundamente pesquisado.

      Quanto à civilidade…(essa foi a melhor)…é claro que sei o que significa….mas e quanto a você, será que quando olhou no dicionário conseguiu interpretar de forma correta?

      Sem mais…(assim espero)
      Danilo Lima.
      http://www.behance.net/limadan

    • Ate onde eu estudei sobre maçonaria, e o que se expõem publicamente é quase nada do que tem escondido por traz, muitos maçons ficam muito tempo sem realmente saber o que se passa ate estar numa graduação elevada .
      É bem relevante os argumentos de Danilo Lima.

    • Igor

      Fiquei muito decepcionado com esta matéria. Esse tipo de matéria não da pra ficar tirando onda com a crença das pessoas. Cada um pensa uma coisa e vc parece que quer tirar uma farra com os cristãos.

      Isso aqui poderia render até complicações pro lado de vocês.

    • Olá Igor, em momento algum eu falei mal dos cristãos, então não vejo que tipo de complicações isso poderia causar.

    • bom, eu sou uma dessas religiosas que acreditam sim na conspiração dos poderosos.
      Esse simbolismo colocados em filmes e desenhos animados, não tem fundamentos quanto ao assunto. Com todo repeito ao autor do blog, mas existem muitas pessoas que nao acreditam em tais coisas, como ateus e agnosticos, até mesmo cristão. E é claro é preciso repeito a essas pessoas, mas quem deseja e saber mais sobre o assunto de religião e ocultismo pesquise mais que voce ira encontrar informações interessantes.

    • Igor

      “Confesso que me deparei com diversos sites religiosos falando tanta besteira que os textos dariam um ótimo stand-up…”

      E isso?

    • Bom, se você acha que existe apenas o cristianismo como religião então não posso fazer nada.

      Abraço.

    • Igor

      Não falei isso. Só acho que antes de colocar as coisas no ar deveriam ser mais abrangentes não caindo para um lado nem para o outro mas sim informando o que um pensa e o que o outro pensa.

    • Daniel Dias

      Que falta de respeito com os cristão e falta de conhecimento.
      Se uma pessoa não tem conhecimento em relação a algum assunto o melhor e ficar quieto.

      Tirar conclusões em sites por aí e publicar em blogs e não citar fontes é sem dúvida um amadorismo total.

    • Olá Daniel Dias, obrigado pelo seu comentário. E citei as fontes sim, estão no final das imagens. Passar bem.

    • Boa Will!

      Gosto da idéia de divulgar as simbologias, muito cabível. Apesar das modas que isso vai gerar, com certeza, moda é coisa que passa, conhecimento não.

      Quanto à abordagem, seria um método menos parcial pegar referências históricas da arte utilizando o símbolo. Como o olho de hórus, colocar uma foto egípcia disso e dizer o que significou na imagem, ou mesmo as notas de dólar… Acho que por referência direta muito menos gente vai discordar de você!

      Continue com os posts, o blog é ótimo.

      Abraço,
      Brokenfans

    • Gosto de várias manifestações artisticas mais basear meus trabalhos em alguma coisa relacionada ao ocultismo, satanismo ou maçonaria, para mim é brincar com fogo. Muitas artistas fazem cosias sem reamente saber o signifcado delas e quando sabem o signifcado fazem pouco caso delas e ainda debocham.
      Pra mim nem tudo o que é arte significa o sentido da palavra.

    • Procurou saber como é a vida desses designers que elaboram esse tipo de projeto? Qual é a real intenção deles em elaborar esse tipo de arte? Procurar saber o significado do simbolo até eu faço ultilizando o wilkipédia e alguns sites na busca do google. Procurou saber de fato o real significado desses trabalhos e a intenção de seus artistas ao produzi-los? Só porque tem uma composição e cores harmonicas siginificam que é arte. Veja qual é a real intenção do artista elaborar esse tipo de arte, no que ele se baseou para depois sim postar aqui no blog algo com base fundamentada porque esse texto é meio preconcetuoso com os cristãos sim!

    • Danilo Lima é o cara adorei os comentários. Falou tudo!

    • Deisy

      Poxa cara, você está enganado. As seitas existem e cada uma delas tem seu símbolo, este ”olho”,é o olho de Lucifer sim, e os Illuminat e os Maçons, usam esse simbolo, eles fazem pacto com o diabo, participam de magia negra oferecendo humanos. Quem acredita em tudo isso que escrevi,é porque sabe que o nosso mundo não é perfeitinho e que as coisas ruins existem realmente.

      • felipe eduardo

        deisy vc nao sabe uq vc esta falando melhor ficar qieta, primeira mente os illuminati nao tem nada aver com diabo capeta demonio.pesqisa primeiro pra depois sair falando.ja a maçonaria eu ainda nao sei pois esto pesqisando

    • A1

      Boa post. Não se esqueça das mascotes londres (bem shit : )

      http://www.theimport.co.uk/upload-images/olympic-mascots-london-2012.jpg

    • Maurilio

      Adorei ! tirou minhas duvidas.. 

      Estou pesquisando aqui, tentando,mais o significado do triangulo sem o olho , e o invertido, to meio boaindo ç.ç 

    • Demetrius

      Bacana para leigos que usam o símbolo por achando que sabem o que representa, mas quem realmente quer saber, corre atrás! Konx OM Pax !!!

      • Rodrigo Silva Pinheiro

        Estou ligado seu discipulo de Aleister Crowley

    • Sure

      mas que ele normalmente vem entre duas piramides sobrepostas e invertidas entre si e, o que é mais intrigante, por que é sempre o olho esquerdo (repare a baula lagrimal)? Coincedencia com uma passagem bíblica que diz ” que ele recebeu uma ferida de morte em seu olho esquerdo…”.

    • Luiz

       Olha só! pelos desenhos e imagens ai criada com esse olho, coisa boa não é, basta olhar  para as imagens e e nota o que as ilustrações tentam transmitir…todos tem a ver com morte trevas, tristeza, ódio, desespero, sofrimento. então prefiro ficar com as imagens mental do que jesus promete aos qnele crê e o recebem, para se tornarem filhos de Deus. Que é alegria, vida eterna, ausencia de dor, ausencia de tristesa, felicidade eterna, não haverá mais choros etc. leiam e comprovem..João 1: 12 e 13 Mas, a todos quantos aos que crêem no seu nome o receberam,
      deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem
      da vontade do varão, mas de Deus. e Apocalípse 21: 4 Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
      Deus abençoa todos os que lere isto, os Salves e De a vida eterna para seremfelis eternamente Amém.

    • Luciana Camalionte

      Percebi que você procurou e procurou a respeito, mas acerca do que a Bíblia diz, disse que achou que tudo era “besteira”, mas quando chegou no site da maçonaria, ah! Ai sim você achou coisas “coerentes”. Você fez isso, porque prefere a mentira, e deve amar o pecado, pois uma vem sempre junto com a outra.
       Com relação à tudo aquilo que ganhou a sua confiança no lugar da Bíblia, que possuindo mais de seis mil anos (sem segundas ou terceiras edições), é, desde então, o livro mais vendido no mundo,é o que mais até os dias de hoje ganha prêmios pela perfeição de sua literatura e coerência,  é e foi inteiramente comprovada por arqueólogos antigos e contemporâneos, e informa inúmeras profecias que foram, ou estão sendo CUMPRIDAS à risca. Perto dela, os escritos que você leu não passam de lixo, lendas e mentiras. Abra o seu olho, isso sim. “Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado;
      E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;
      A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,
      E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.
      E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;
      Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade”.
      2 Tessalonicenses 2:7-12

    • Pierre Gama

      independente de quauquer simbolo acredito que o que vale e o que esta dentro de cada um se for bom tera o poder de deus se não.

    • Willian Matiola

      Amigo, não discutirei isto com você. Cada um acredita na verdade que lhe convém.

      Abraços.

      • Paulo Freire

        Então acredite não sua ignorancia que verás aonde ela irá levar você.

        • Willian Matiola

          Agora é ignorância pensar diferente do que a bíblia diz?

    • Fernando

      Será que é o mais vendido por que a maior parte da população é a desesperada? Nada contra à nada, não defendo e nem apoio. E não, não estou em cima do muro! Pelo contrário, estou abaixo dele!

    • Carol

      “encontrei um site inglês, administrado por Maçons, que têm uma explicação coerente sobre o ”olho que tudo vê”” tudo isso que tá escrito aí é o mais superficial do mundo, encontrei exatamente as mesma coisa e vários outros sites. rs

    • Raiza

      Boa Tarde! esse post eh de 2011 e este ano eh de 2013 amigo não se engane você diz tanta besteira que eu nem quis ler mais o que você reponde nos coments dos outros, o “666” eh satânico sim!! Leia se conseguir apocalipse capitulo 13:17 em diante… não somos fanáticos mas confiamos na palavra do senhor q eh pura e verdadeira aonde sua palavra q eh a bíblia nunca podera ser mudada. Quanto ao “Olho que tudo vê” isso que vc diz ser pesquisa mais confiável eh ladainha pra encobrir o que realmente È!!! Voce esta indo muito bem acreditando no mundo nesse mundo sem um pingo de verdade se tiver um pouquinho de coragem leia a biblia e vera que essa livro sagrada que muitos detestam por conter a verdade e que foi escrito a muitos anos atras pelo apaostolo João tem muito mais do que imaginamos!

    • Márcia

      Gostei!!!! Aprendi coisas que eu não sabia!!!! obrigada . (Y) 🙂