Categorias

Newsletter

  • banner lojas kd
  • Artigos

    Ilustrações com o Olho Que Tudo Vê e seu significado

    Você já deve ter visto diversas ilustrações com um olho dentro de uma pirâmide, mas você sabe o que isso significa?


    Eu adoro ilustrações que contenham simbolismo. As ilustrações esotéricas do Johfra Bosschart, postadas pela Manu, são um ótimo exemplo disso. Pois, cada signo tem diversos símbolos que o caracterizam de alguma forma, mostrando suas qualidades, virtudes e outras coisas.

    Mas, o que são símbolos? Símbolos são elementos que representam, por analogia, um objeto, ideia, conceito ou qualidade. O pentagrama, por exemplo, era usado como símbolo do poder Real por volta de 3.500 aC, na Mesopotâmia, já para os Hebreus o pentagrama estava relacionado com a Verdade e representava o Pentateuco. Ou seja, usavam formas simbólicas para representar uma ideia, podendo ter significados diferentes para um mesmo símbolo de acordo com a região em que ele estava inserido.

    Ainda falando em símbolos, e agora no ponto central deste post, creio que muitos já devem ter visto ”O Olho Que Tudo Vê” no meio de uma pirâmide, principalmente na nota de 1 dollar. Os esquisotéricos e fanáticos religiosos costumam dizer que é o olho de Lúcifer, além disso, outros símbolos na nota fazem com que os fanáticos bolem teorias mirabolantes acerca desse tal olho. Também já vi esse símbolo em diversas ilustrações, muitas delas em conjunto com outros símbolos, dando a entender que o autor sabia o que estava fazendo, mas outras ilustrações são totalmente desprovidas de qualquer significado relevante, ou até tenham, mas não saibamos. O fato é que ilustradores e artistas acabam usando o olho sem saber seu real significado. Talvez por achar interessante ou por achar que aquilo é realmente algo das trevas e que usá-lo em suas criações demonstrará toda sua heresia e ódio sobre a igreja.

    Então, fui atrás e pesquisei o que de fato o símbolo queria dizer. Confesso que me deparei com diversos sites religiosos falando tanta besteira que os textos dariam um ótimo stand-up, mas depois de quase revirar a Internet, encontrei um site inglês, administrado por Maçons, que têm uma explicação coerente sobre o ”olho que tudo vê”. Você pode acessar o artigo e ver outras explicações sobre alguns símbolos dos EUA que também tem o dedinho da Maçonaria.

    Para começar, aquele olho não se chama ”Olho de Lúcifer” como muitos religiosos dizem, o nome real é Olho da Providência. É um símbolo que exibe um olho cercado por raios de luz e pode ser visto dentro ou em cima de um triângulo e costuma ser interpretado como o olho de Deus observando a humanidade. Esse símbolo não é novo, podemos encontrar representações parecidas na mitologia Egípcia, como o Olho de Hórus, na alquimia, no cristianismo e até na Catedral de Aachen. Ele surgiu na sua forma de olho com raios de luz por volta dos séculos 17 e 18 e posteriormente foi adicionado o triângulo, provavelmente representando a trindade de Deus (no Cristianismo é: Pai, Filho e Espírito Santo).

    Os teóricos da conspiração dizem que o olho é uma forma de representar o domínio que os poderosos têm sobre as pessoas comuns, como a gente. Os fanáticos religiosos dizem que é coisa do capeta, que o olho com raios de luz é o olho de Lúcifer, devido ao significado do seu nome ser “Portador de Luz“. E os esquisotéricos do Orkut eu não sei o que acham, mas provavelmente não deve ser uma coisa digna de ser levada em consideração. Cabe a você decidir qual significado é o mais coerente, pois, pra mim, é o que descrevi no paragráfo de cima.

    Além da nota de 1 dollar americana, nós podemos encontrar o Olho Que Tudo Vê nas lojas maçônicas, no Grande Selo dos Estados Unidos e em diversos icones da cultura pop, como no anime Yu-Gi-Oh num artefado do Milênio, ou em O Senhor dos Anéis com Sauron e seu olho que tudo vê. Mas como o post fala das ilustrações com esse símbolo, selecionei algumas para você.

    Jared Nickerson

    Kenny McKid

    Untersee Goat

    Elliot O’Donnell

    Rubins Tomás

    Serch Rojas Monroy

    Robin Holdsworth

    Ty Dale

    Links para complementar a leitura e fontes de pesquisa:

    Olho da Providência – About Freemasons
    Olho da Providência – Wikipédia
    O Triângulo – Teoria da Conspiração (ótima fonte de estudo)
    The “Masonic” one dollar – Fact or Fiction


    • Fernando

      Será que é o mais vendido por que a maior parte da população é a desesperada? Nada contra à nada, não defendo e nem apoio. E não, não estou em cima do muro! Pelo contrário, estou abaixo dele!

    • Carol

      “encontrei um site inglês, administrado por Maçons, que têm uma explicação coerente sobre o ”olho que tudo vê”” tudo isso que tá escrito aí é o mais superficial do mundo, encontrei exatamente as mesma coisa e vários outros sites. rs

    • Raiza

      Boa Tarde! esse post eh de 2011 e este ano eh de 2013 amigo não se engane você diz tanta besteira que eu nem quis ler mais o que você reponde nos coments dos outros, o “666” eh satânico sim!! Leia se conseguir apocalipse capitulo 13:17 em diante… não somos fanáticos mas confiamos na palavra do senhor q eh pura e verdadeira aonde sua palavra q eh a bíblia nunca podera ser mudada. Quanto ao “Olho que tudo vê” isso que vc diz ser pesquisa mais confiável eh ladainha pra encobrir o que realmente È!!! Voce esta indo muito bem acreditando no mundo nesse mundo sem um pingo de verdade se tiver um pouquinho de coragem leia a biblia e vera que essa livro sagrada que muitos detestam por conter a verdade e que foi escrito a muitos anos atras pelo apaostolo João tem muito mais do que imaginamos!

    • Márcia

      Gostei!!!! Aprendi coisas que eu não sabia!!!! obrigada . (Y) :)