Categorias

Newsletter

  • Ilustração

    John James Audubon: uma controversa forma de desenhar?

    Estamos acostumados com um momento em que cada vez mais a caça é proibida, que leis de proteção ambiental tornam crime qualquer ato contra animais silvestres, quando a palavra de ordem é conservar e ser sustentável. Sou totalmente a favor dessa mentalidade de proteção do planeta, mas, na época de John James Audubon, a história era outra.


    Já nos acostumamos com o fato de que cada vez mais a caça é proibidada, que leis de proteção ambiental tornam crime qualquer ato contra animais silvestres. A palavra de ordem é conservar e ser sustentável. Sou totalmente a favor dessa mentalidade de proteção do planeta, mas, na época de John James Audubon, a história era outra.

    Nascido em 26 de abril de 1785, Audubon era um ornitólogo, naturalista, caçador e pintor. Ele ficou amplamente conhecido por seu trabalho ao catalogar as aves da América do Norte.

    A arte de Audubon é realmente impressionante, repleta de cores e movimentos, sempre ambientada o mais próximo possível da realidade. Quem já tentou observar pássaros deve ter percebido que não é uma tarefa muito fácil capturar o movimento, então como Audubon conseguia reproduzir com tanta fidelidade os movimentos?

    Aqui é que entra a parte “controversa”: Todas as aves retratadas foram mortas por Audubon e empalhadas, usando estruturas de arames para criar cenas um pouco mais dramáticas do que a realidade (como um bom artista o faria ;)). Porém, como já mencionei, trata-se de uma outra época e essa prática era muito comum entre os ornitólogos.

    Audubon sempre desenhava em tamanho real, o que explica porque algumas das aves maiores têm uma aparência um tanto contorcida: elas simplesmente não cabiam na tela!

    Suas obras são uma combinação de aquarela, giz ou pastel (para as penas) e guache.

    FIQUE ATUALIZADO !

    Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.


    • Ótimo trabalho, realmente trabalhar com pássaros além de uma paciência muito grande, requer muita habilidade.

    • Demian

      Os métodos podem não ter sido os mais corretos, mas não dá pra negar que o cara tinha uma habilidade excepcional

    • josé tribuitno dos santos

      tamanho dom só pode vir de Deus. parabens pela abeleza…

    • leliane rodrigues

      eu amo artes em geral.Mas vamos falar sério ,o artista é perfeito.

    • helga b. pereira

      Realmente excepccional, trabalhos cheios de detalhes, movimentos e cores, predominando o Pastel que me agrada muito.. Composições bem expressivas.

    • Greice Macedo

      Gostei muito dessa controversa forma de desenhar. Não conhecia John James Audubon. Linda sua obra.

    • Ricardo Silveira

      O Audubon é extraordinário ele tem traços suaves e próprios que diferencian os seus trabalhos com uma beleza rara.

    • marlei rocha barros

      adorei os passáros ;tudo, não conhecia seus trabalhos ,o colorido tá lindo, lindo , muito bom mesmo ,adoro desenhos.amei de paixaõ;

    • Jeremy Zano

      Gostei de saber mais sobre o fantástico trabalho de Audubon e sobre sua época. Conhecimento nunca é demais !

    • excelente texto.

    • Realmente são obras incríveis as de John James Audubon. Eu sou um tanto perfecionista com minha arte também. Proximo ano terei a chance de apresentar meu trabalho sobre os 100 anos de Jorge Amado. Com fé em Deus mudarei minha vida com arte ainda em vida!

      http://www.youtube.com/watch?v=FmeX70x_m9M
      http://www.youtube.com/watch?v=vEkLc2yARQw

    • Fantástico este pintor. Tem-se vontade de passar a mão nas penas das aves, tão reais que são. Claro que, da pintura. nos dias de hoje, não se poderia elogiar alguém que mata para seu prazer, ainda que para ilustrar. Mas também, hoje temos máquinas fotográficas que captam exatamente as características dos animais. De qualquer forma, Adubon, foi um gênio .

    • Antonio Joel

      Sou amante da natureza,(salvei todos) se pudesse, diria à esse GENIO: VC É UM ANIMAL!!! Muito lindo mesmo! Parabéns ao Google por nos “trazer” estas maravilhas.

    • Antunes Fagundino

      josé tribuitno dos santos
      “tamanho dom só pode vir de Deus. parabens pela abeleza…”

      Tamanho dom vem das horas e horas e dias que Audubon, assim como tantos artistas e outros profissionais que adoram o que fazem, despendem da sua vida para aperfeiçoar a técnica e o instinto. Lamento mas passar por tanto esforço, aguentar o preconceito de fazer algo fora da normalidade, passar tantas horas sem dormir apenas para ouvir que tal dom só pode vir de Deus deixaria Audubon revoltado.. Esse dom vem do trabalho e não de artes mágicas ou porque ele era um “escolhido”..

    • Tudo bem,
      Adoro a natureza, vivi até meu quinze anos, na roça sem conhecer escola, parabéns Audubon o mundo precisa de mais pessoas igual a vócê.

    • JOAO I. NASCIMENTO

      Como podemos ver nas telas de Audubon a beleza de passaro da época e que algumas desta foram estinta. Mas a sua obra é maravilhosa principalmente no Pastel. Obrigado Audubon.

    • Vilma Silingardi

      Pinturas belíssimas!
      VIVA A EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES!

    • Prof. Luis Carlos Ferreira

      Habilidade singular. Todos temos a faculdade de alcançá-la e até mesmo superar tal genialidade… Entretanto, necessariamente temos que prestar honras ao mérito de quem até aí chegou, não resumindo apenas em palavras, porém envidando esforços e dedicação em dar continuidade a tão profundo aprendizado.

    • edison

      isso e realmente uma obra de arte, excelente, parabens.

    • -Com relação ao Comentário do dia 26/4/2011 às 06:37 de Antunes Fagundino
      Tudo de bom e de belo que os seres humanos praticam espelha o que Deus deseja de todos e portanto o Dom vem do Divino. Afinal foi ele o criador das coisas belas.
      J.J.Audubon espos a beleza da obra de Deus, quanto ao fato dele ser bom, o texto mesmo diz “há controversa” e na foto ele porta arma. Seria somente para defesa?

    • suely

      belíssima

    • juceli

      sepudesse viveria com os indios.para ter plenitude com a natureza .as fotos são lindas parabens.dm….

    • u…la….la!!!

    • Octávio

      Deixando de lado a polêmica sem nenhum fundamento se o dom vem de Deus ou não (isto fica a critério de quem acredita ou não e não vem ao caso), o trabalho é belíssimo e obviamente não vem de horas e horas de trabalho, mas de trabalho e habilidade. Uma pessoa sem a habilidade (dom) pode ficar meses caprichando que não conseguirá resultado nem parecido.

    • Dejanira Guaresi

      nao sabia desse cara , realmente demais! fabuloso! maravilhoso. esse dom vem de Deus e barbaro
      . so deus pode nos dar essas coisas

    • suely de carvalho valença

      oh, b.tarde eu gosta muito mais linda. bjs..

    • ronaldo

      GOSTARIA DE PODER BAIXAR PARA O MEU APARELHO.

    • impresionante , gostei de todas,algumas vou ampliar e colocar no guadro e na sala na recepçao no hall , adorei, parabens pelo dom.

    • Antonio Joel

      Ajudinha para o Ronaldo aqui acima: clik com o direito do mause…SALVAR IMAGEM COMO…tem umas. q. dá um belo papel de parede

    • manoel soares neto

      Iniciei um trabalho semelhante (Wild Life Art) sobre Tucanos e Araçaris do Brasil.
      O único que já fez um trabalho sobre os Ramphastos, foi o inglês John Gould no Sec.XVIII – Museu Emílio Goeldi no Pará.
      Como “santo de casa não faz milagres”, tive que interromper esse precioso trabalho ornitológico-artístico, por absoluta falta de incentivo, pois é necessário um bom investimento em pesquisas e viagens para estudar cada espécie em seu habitat- alimentação/localização geográfica/estudos de hábitos das espécies/visitas à museus ornitológicos, etc.
      Espero algum dia, retomar essa pesquisa tão preciosa prá nós brasileiros que tão pouco conhece as nossas ricas espécies de aves – muitas delas em extinção!!!

    • Gostei muito dos seus desenhos é o maximo esse seu modo de pintar que coisa bonita é um sartista, ter um talento desse e poder mostrar sua arte para o mundo tá de parabens, pela qualidade do seu trabalho. eu sou chicobrasil cantorcompsitor. ok me veja no orkut chicobrasil032hotmail.com no youtube. chicobrasilcantorcom, sucesso John jamens.

    • Ele pega até as formas e cores mais escondidas na paisagem desejada.Me surpriendi e gostei muito pq as imagens é como REAIS e é uma coisa rara nesses tempos.pra min as imagens me deixa FELIZ,como armonia,Acho q devemos agradeçer aos pintores (famosos),pq eles nos traz coisas q nunca vimos ou o seu sentimentos profundo que ele demostra nas imagens.

    • zayda

      achei maravilhoso esse trabalho,admiro a sencibilidade dessas pessoas,so seres com mãos muto abençuadas fazem algo assim.parabens para quem fez.

    • Alexandre

      Ótima materia, eu estava curioso para sabe como ele consiguia desenha com tanta presição de detalhes. Mas cá entre nós Jaci Coningham é uma verdadeira obra de ARTE.

    • Andrada

      Excelente texto e seleção de imagens. Parabéns.

    • Mario Bahia

      Uma curiosidade sobre a “força” da obra do Audobon: em dezembro de 2010 um dos raros exemplares do livro “Birds of America” ainda em mãos de particulares foi leiloado pela Sotheby’s, de Londres, e arrematado por cerca de 11,5 milhões de dólares! Sabe-se que existem apenas 119 exemplares do livro, que contém mil ilustrações de cerca de 500 raças de aves (em tamanho natural) e Audubon levou 12 anos para concluí-lo.

    • paulo

      será q.mesmo assim ainda existe alguma das espécies de John James Audubon na natureza ?

    • José Alberto Rabêlo Souza

      Vi os trabalhos e fiquei muito impressionado com a qualidade e a perfeição mesmo não ligando muito para desenho me fez fazer este comentário.

    • Fiquei muito feliz com a homenagem feita pelo Google e mais ainda com o tamanho interesse que as pessoas demonstraram em conhecer Audubon.

      Muitas das espécies desenhadas por ele hoje estão extintas. Ver suas obras é uma viagem no tempo.

      Se é dom, se é esforço, se é persistência, se é mão divina fica a cargo dos observadores. De uma forma ou de outra, a beleza é inegável e o valor dessas obras é imensurável (ou talvez seja um pouco para os leilões ;)).

      Obrigada a todos pelos comentários! Não apenas pelo apoio mas por todas as demais informações compartilhadas, trabalhos pessoais e outras iniciativas.

    • Cláudia

      É simplesmente perfeito.