Categorias

Newsletter

  • Inspiração

    Mapas metropolitanos: quando o design de interface sai da tela

    Design de Interfaces são soluções gráficas que melhoram a visualização e interação com o usuário. Pode ser por meio de interfaces propriamente dita, de infográficos, diagramas, pictogramas, entre outros.


    Tá certo, essa discussão pode dar pano pra manga, mas se engana quem pensa que design de interface é só aquele que está no computador, na tela do seu celular ou um tocador de mp3, enfim, em aparelhos eletrônicos. Na verdade, o design de interface surgiu muito antes das telas. E sabe porque? Porque a melhor definição de design de interface que já ouvi foi essa:

    Design de Interfaces são soluções gráficas que melhoram a visualização e interação com o usuário. Pode ser por meio de interfaces propriamente dita, de infográficos, diagramas, pictogramas, entre outros.

    Entre outras palavras, tudo o que for feito para facilitar a usabilidade e visualiazação, é design de interface. E diagramas são também design de interface. E uma faceta dos diagramas que mais gosto são os estilosos mapas de transportes metropolitanos.

    Para celebrar minha paixão por mapas de metrô e transportes, posto aqui, alguns dos mapas e diagramas mais incríveis que já vi. São verdadeiras lições de como deixar um mapa com uma visualização incrível e de fácil leitura. Clique nas imagens para amplia-las. Boa viagem!

    A classica linha do metrô de Londres

    Mapa da ilha de Manhattan – NYC

    Mapa do transporte de Hong Kong

    Metrô de Moscou

    Mapa de Amsterdam
    o fundo preto deu um estilo único a essa mapa

    Metrô de Cingapura

    O sistema da Cidade do México

    Shanghai

    A linha de Estocolmo

    O sistema de Berlim

    Mapa de linhas metropolitanos do Rio de Janeiro

    Sistema de São Paulo
    Esse deve ser o mais conhecido do Brasil

    Sistema integrado de Curitiba



    • http://jaci.coningham@gmail.com Jaci

      Adoro mapas de metrôs! O mais legal dessas configurações é que elas não seguem o desenho exato da linha, mostrando com maior clareza os pontos de encontro :)

      Engraçado que quando bati os olhos no mapa do metrô de Moscou podia jurar que tinha visto um símbolo polêmico… Nisso lembrei duma brincadeira legal com os mapas: http://www.animalsontheunderground.com/

    • http://www.cloudboxstudio.com.br Mayer

      Jaci, sensacional isso!
      Tem pessoas que fazem coisas bem interessantes também, como o corpo humano sendo uma mapa de metrô…é incrível: http://bit.ly/9vK5yP

    • http://www.fabianadroppa.com Fabiana Droppa

      Amei! Sou designer e trabalho na área de transporte há 10 anos e simplesmente esse será meu post REFERENCIA. Valeu mesmo.

    • http://www.cloudboxstudio.com.br Mayer

      Fabiana, deve ser um trabalho bem interessante. Admiro muito pessoas que se dedicam a esse estilo de design. É fantástico o que criam. Valeu =)

    • Alex

      Impressionante. Pego metro todo dia e nunca reparei na beleza que esses mapas tem. Vou ficar mais de olho. De loge, o mais bonito é o de Amstedam. Nunca pensei que um mapa em fundo preto desse tão certo. Excelente post!

    • http://www.nullitos.com.br Anita

      Sou apaixonada por mapas de metro tambem.. mas esse de Shanghai que voce postou eh bem sem graca hein!

      http://www.exploreshanghai.com/metro/

      Eu volta e meia uso este site para saber quanto tempo leva de uma estacao a outra.. tem de outras cidades la tambem =)

      Gostei do post!

    • http://www.cloudboxstudio.com.br Mayer

      Anita, obrigado pelo elogio.

      E olha, realmente, depois de ver esse link, esse mapa de Shanghai nem tem graça mesmo. Pelo visto eu peguei um bem desatualizado, ou só com algumas linhas. Valeu pela dica! =)

    • http://twitter.com/vendrickigor Igor Vendrick

      Mayer, parabéns pelo post. São muito bonitos esses mapas. E soma-se a isso, a incrivel usabilidade deles. São bonitos, mas funcionam também. E acompanho o Alex > Amsterdam é sensacional.

      Todas as vezes eu ouvi falar de design de interface era sempre relacionado com telas e dispositivos moveis. Nao via dessa forma, como mapas. Mas a definiçao que voce deu é muito boa, apesar de o termo ser entendido de formas diferentes por cada um. Parabéns pelo post e vou dar mais passadas por aqui. Curti muito o site.

    • http://www.julianadovale.com Ju

      Bemmmm legal esses wayfinding, qndo me formei meu tcc era justamente sobre esse tema, porém um espaço bem menor, para um shopping center e era um mapa digital todo interativo, tb sou apaixonada pelo tema =)

    • Álvaro Franca

      “Linhas Direta” ali no de Curitiba é demais hein!

      O de Berlin parece a estrela da morte

    • http://www.flickr.com/ungaretti Pedro Ungaretti

      Enquanto o de Moscou parece representar um sistema muito bem planejado, sua solução gráfica é vergonhosa, nada elegante. Já o de Berlim enche os olhos – é lindo e o design gráfico valoriza o planejamento do sistema!

      Agora, só uma observação, Mayer: esse mapa de São Paulo está desatualizado. Aqui está a versão mais recente: http://www.metro.sp.gov.br/redes/mapa.pdf

      Uma atitude absurdamente óbvia, que só fizeram depois dessa versão que colocou, consistiu a retirada das estações “em projeto” – vc tinha no mapa do metrô estações que ainda não existiam! Linha pontilhada ou não (para representá-las), isso era algo potencialmente contra os usuários, pois poderia confundir (como com certeza confundiu) os mais desavisados. Além de serem elementos gráficos desnecessários no meio de uma peça que precisa ser fundamentalmente limpa.

      e é isso aí. Parabéns pelo post!

    • http://www.cloudboxstudio.com.br Mayer

      Pedro, tem razão quanto ao mapa de SP, valeu!
      E Álvaro, senti um sarcasmo ai sobre Curitiba não? :-)
      Valeu a todos pelos comentários

    • Rafael

      Muito bom o post, vocês acabaram de conquistar mais um fã! to adorando ler tudo que tem aqui no blog, parabéns, e de novo, MUITO BOM o post!

    • pryscila

      faltou o de salvador…bahia

    • Eduardo Alves

      Eu também sou apaixonado por transportes sobre trilhos e o parabenizo por esse post!!

    • Helen Otsuoka

      Só sei que estava procurando o mapa de sampa pra achar um lugar e vim parar aqui.

      E que interessante essa matéria Mayer! Parabéns!

      PS: achei o mapa de curitiba muito desorganizado heheheheh. Tive a impressão que foi dado lapis coloridos e papel a uma criança e ela rabiscou isso aí.

    • Mario

      Falando pelo lado da infra-estrutura do país mesmo e das cidades, parabéns aos curitibanos! Não conheço a cidade e não sei dizer se o metrô de lá tem qualidade, mas só pelo fato do mapa demonstrar o mesmo conceito estrutural da cidade de Berlin, com um “metrô-anel” (Berlin possui dois), já é digno de uma boa nota.

      Moro em São Paulo e acho uma vergonha essa megalópole ter tão poucos km de linhas. Para se ter ideia, a região noroeste da cidade tem um projeto de linha de 30 anos atrás, que só agora começa a engatinhar num processo muito lento que ainda está em fase negociação para desapropriar* algumas residência. Além disso, se olharmos todos os projetos para o metrô da cidade, não há uma previsão de um “metrôanel” como há em Curitiba e Berlin.

      * Desapropriação é outra sacanagem. Os cidadãos são obrigados a deixarem suas casas a troco de uma indenização injustíssima!

    • Who Is Lucas?

      Gostei, mas esse mapa de SP tá bem antiguinho hein ?

    • Tiago Vieira Dillenburg

      o de Dublin q é demais http://bit.ly/1dl56O9. o designer até deu uma apresentação no TED sobre ele.

    • Jéssica Mayara

      Achei interessante que o mapa de Berlim forma um desenho semelhante à um olho…

    • Ana Cláudia Colagrande

      Prezado, gostaria de usar esses mapas para ilustrar um documentário sobre Mobilidade Urbana. Sabe, por gentileza, dizer se necessito de alguma licença ou autorização?

      Atenciosamente,
      Ana