Categorias

Newsletter

  • http://chocoladesign.com/wp-content/uploads/2015/11/duvidas-final.jpg
    ChocoVids

    O que é trabalho especulativo? – Dúvidas de Design

    Sites de crowdsourcing de design promovem o trabalho especulativo. Mas o que é isso? E por que você, designer ou cliente, deve evitar?


    Tem gente que defende os sites de trabalho especulativo com unhas e dentes, falando que é um jeito de conseguir um dinheiro a mais no fim do mês. Mas será que vale mesmo a pena? O que, afinal de contas, é o trabalho especulativo?

    Nesse episódio do Dúvidas de Design, eu respondo a pergunta “O que você acha de sites de crowdsourcing de design, como o We Do Logos e o 99 Designs? “. Aproveito para explicar o que é o trabalho especulativo, quais os tipos diferentes de trabalho assim e por que isso faz mal não só para o designer, mas também para o cliente que contrata.

    Você pode visualizar abaixo ou clicando neste link. Aproveite para assinar nosso canal do YouTube para ficar por dentro das novidades que lançaremos lá!

    Se você tem alguma pergunta sobre design, deixe seu comentário aqui ou nos comentários do vídeo. Não existem perguntas estúpidas, apenas perguntas não feitas!

    FIQUE ATUALIZADO !

    Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.


    • Victor Kobbel

      Pessoal. Gostaria de saber se vale a pena ainda ser web designer?!!!

      Recentemente recebi uma proposta de trabalho de uma empresa que esta iniciando no ramo imobiliario. Sou web Designer a 4 anos e faço Marketing a 2.

      A empresa disse que minhas funções seriam:
      – Google Adwords

      – SEO
      – Criação da arte e-mail Marketing para cada corretor de imóvel
      – Ciração do HTML do email marketing
      – Disparo do email marketing
      – Analise de relatorio dos envios do email marketing

      – Edição de videos da imobiliaria
      – manutenção do portal imobiliário que se assemelha ao ZAP Imóveis
      – criação de Landing Pages Layout/Programação para cada imóvel novo cadastrado no portal
      – Edição de imagens no photoshop
      – Criação e envio de folders e artes gráficas de imobiliárias para gráfica

      E o mais importante

      – Criação de novas campanhas com ideias magnificas para divulgar a marca

      Isso tudo pelos incríveis
      R$1500,00 PESSOA JURÍDICA (Ou seja, sem direitos nenhum e sim como um prestador de serviços)

      OU o mais espetacular dos salários

      R$1000,00 CLT (Podendo descontar meu vale refeição caso eu aceite ter um)

      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

      Depois disso eu realmente me questiono a ponto de n querer mais trabalhar com o que eu AMO que é a criação web. Acho que o mercado está subvalorizando nosso trabalho e muitos clientes acaba pegando esses dados e refletindo isso quando vc faz uma proposta de um site, na qual ele acha um absurdo vc ter cobrado isso.

      Vale a pena ser Web Designer?

      • Rebecca Becca Ribeiro

        1000 dilmas?! Sério?? Eu to no meu primeiro emprego depois de formada e ganho mais que o dobro, sempre ouço falar que a tendência é aumentar o meu valor juntando as experiências e me dão motivos pra eu aprender cada vez mais. Achei essa proposta que te ofereceram emprego pra umas três pessoas pelo (quase) valor de uma. Continue investindo na carreira e olhe sempre o mercado internacional que você vai longe 🙂

      • Vinny Campos

        Po cara, você não pode nivelar por baixo… Sempre vai existir exploração, sempre vai existir quem quer extrair o máximo de você e pagar nada…. Agora me diga uma coisa… mesmo eles te pagando uma fortuna… você aceitaria esse trabalho? Esse seu amor por criação web, se enquadra nesse quadrado? Pensa nisso, não traia seus amores por $, nem pelo excesse e nem pela falta dele… se acredita no seu trampo…vai pra cima…oportunidades estão por ai…

    • Ralph Nas

      um dos maiores problemas que vejo, é o cliente aprovar algo que não soluciona o problema dele, pois ele vai sempre em cima de algo que o agrade pessoalmente, além do que é muita informação e desinformação ao mesmo tempo.

    • Atualmente estou trabalhando em Design Gráfico numa Associação de seu nome GRITAH. É claro que não sou ilustrador e por isso coloco nos meus projetos algum conteúdo de terceiros.

      No futuro, gostava de montar um atelier de designer em que pudesse fazer o meu trabalho mas que também pudesse ter a trabalhar comigo mais designers gráficos e outros profissionais do design, nomeadamente ilustradores e web designers.

      O que eu gostava de perguntar é se acham bem esta minha ideia e se acham que ela pode ter pernas para andar? Adianto o facto de ser português e residir no norte de Portugal.

      • Jhon Santos

        Muito legal sua ideia, sempre quis montar algo do tipo, parece-me bem mais interessante que trabalhar sozinho como freelancer. Qualquer coisa me manda um e-mail pra a gente trocar umas ideias contato@jonathansantos.com.br

        • Acabo de te adicionar lá no Facebook porque, para trocar ideias, penso ser o melhor lugar.