Categorias

Newsletter

  • http://chocoladesign.com/wp-content/uploads/2015/06/photoshop-big.jpg
    Design Gráfico

    Photoshop CC 2015, uma mão-na-roda!

    Comemorando os 25 anos de Photoshop, a Adobe lançou essa semana a versão CC 2015 do programa. Em resumo: sim, gostei!


    A 25 anos atrás, dois irmãos – John e Thomas Knoll – criaram um software para editar imagens digitais. Hoje, esta ferramenta é usada por designers, artistas, fotógrafos e até médicos, engenheiros e tantos outros, para poderem criar coisas que ninguém imaginaria possível. Ele se tornou uma ferramenta tão fundamental para permitir que pessoas criativas mundo afora pudessem moldar o mundo visual que conhecemos hoje. Não é a toa que o software virou sinônimo de edição gráfica.

    Em 2015, o Photoshop comemora 25 anos. Com isto, sua nova versão – o Photoshop CC 2015 – traz algumas novidades para um dos grupos mais fiéis do programa: os designers.

    Após o abandono do Fireworks em 2012 – uma das ferramentas preferidas dos web designers até então – a Adobe tem vagarosamente implementado várias funções voltadas a esse grupo dentro do Photoshop. Nesta versão, grandes novidades estão disponíveis.

    É por isto que nesta vesão do Photoshop nós focamos em entregar melhoras significativas para seu trabalho de design, indo de Artboards até melhoras nos Layer Styles, e até um painel de Glyphs“, diz Pam Clark no post de apresentação da nova versão. Além destas mudanças, existe novos workspaces customizado para web, UI e um workflow de design de apps chamado “Design Space (Preview)”.

    Vamos ver rapidamente algumas das novidades:

    Artboards

    Agora você pode criar múltiplos espaços de design dentro de um só documento no Photoshop. Similar ao “Pages” no Fireworks, você pode:

    • Criar várias pranchetas (“artboards”) em diferentes tamanhos
    • Colocar várias pranchetas em um só documento
    • Ver todas suas pranchetas em uma só tela, te dando uma visão geral do seu design
    • Copiar e compartilhar conteúdo entre as pranchetas
    • Exportar um ou todos seus artboards
    Artboards do novo Photoshop CC 2015

    Artboards do novo Photoshop CC 2015

    FIQUE ATUALIZADO !

    Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.

    Itens sincronizados pelo Creative Cloud

    Itens (“Assets”) que estão no Creative Cloud agora sincronizam entre todos os documentos que utilizam ele. Ou seja, se você cria um botão na sua livraria (“Window > Libraries”), joga ele em documentos diferentes, assim que você mudar algo do botão todos os seus documentos serão atualizados com a mudança.

    Adobe Stock

    Agora você pode procurar por imagens de stock dentro do próprio Photoshop, inserir no seu design e, se for aprovado pelo cliente, é possível licenciar a imagen de dentro do programa. Como mágica, a marca d’água desaparece e o arquivo é atualizado para uma versão de alta qualidade.

    Device Preview

    Essa novidade já não era a tempo: a nova versão do Photoshop permite você prever como vai ficar seu design em outros aparelhos móveis. Basta baixar o aplicativo em seu aparelho móvel (Android ou iOS), conectar o aparelho na mesma rede wi-fi ou via USB, abrir a janela de Device Preview e pronto! É até possível navegar pelas artboards diferentes do seu design.

    Preview do seu design em aparelhos móveis

    Preview do seu design em aparelhos móveis

    Existem várias outras novidades na nova versão do Photoshop, como o Design Space que está disponível apenas para usuários de Mac OSX 10.10 e Windows 8.1 64-bit. Você pode ver a lista completa de novidades no blog da Adobe.

    Estas novidades realmente mostram o quanto a Adobe andou escutando seus usuários, implementando facilidades incríveis e úteis para agilizar o processo de criação.

    Caso você não esteja usando o Photoshop, adquira hoje mesmo! Os planos mensais são muito em conta e te dão todas as utilidades do Creative Cloud.

    FIQUE ATUALIZADO !

    Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.


    • A função Device Preview é só pra IOS, não existe ainda e infelizmente pra Android, segundo o site da adobe.

    • Guilherme Paulino Gonçalves

      Eu achei esquisito não aparecer aquelas guias de alinhamento automático dentro dos artboards, e a geração de guias automáticas só funciona em uma prancheta 😐
      Mas no geral curti muito a novidade 😀

    • elvismqt

      Muito Bom!

    • Eu só acho que eles deveriam focar em criar app específico pro Design Spaces para rivalizar com o Sketch (que só não uso de vez pela interface dele não ser preta) ou mesmo o Avocode e o Macaw. O Photoshop é incrível e versátil, mas ele deveria manter-se em seu foco original.

    • Yuri Martins

      Que a aplicativo tem que ser baixado pra usar a função Device Preview?