Categorias

Newsletter

  • Personal Branding

    Porque a marca mais importante do mundo existe?

    Antes de começar o post, gostaria de agradecer a todos que participaram da atividade que passei na semana passada. Recebi mais de 100 emails […]


    Antes de começar o post, gostaria de agradecer a todos que participaram da atividade que passei na semana passada. Recebi mais de 100 emails com as mais diferentes respostas. Estão de parabéns, fizeram o dever de casa direitinho. Seguem aí algumas respostas que selecionei. Preferi não revelar os nomes das pessoas pois não combinei isso com vocês antes.

    Minha primeira resposta, que veio à mente, foi: “Eu definitivamente não sei”.
    O não saber nos leva a uma reflexão mais profunda, e respostas mais furtivas começam a aparecer também, como; “tenho contas a pagar”; “preciso do dinheiro do trabalho para sobreviver” etc.

    Após esse momento de estresse e confusão do que é a minha vida agora, comecei a pensar de forma reversa; “O que me faz não ficar em casa dormindo todas as manhãs?”

    Na verdade acabo de perceber que se eu não fico em casa, desocupado, é por uma única razão: eu.
    Acordo todas as manhãs para trabalhar por mim mesmo, o primeiro instinto é a sobrevivência, ok, preciso do dinheiro – depois a ambição; pois quero ter algo na vida, ser alguém, ter algum luxo, alguns prazeres, por isso devo “lutar” por isso.

    Gostar do que faço ou de trabalhar não seria uma resposta sincera, de fato, gosto do que faço (diretor de arte); é intrigante superar-se dia após dia para criar coisas novas, a realização é mais pessoal, mas não é o “trabalhar” que me faz sair de casa todas as manhãs.

    Até agora não consigo te dar uma resposta exata à pergunta; o que me motiva? Não sei, eu talvez, o capitalismo..hehehe, as contas a pagar (essas criadas só pq trabalho..rs)

    Talvez seja a independência, o que me faz ter poderes (financeiros) para me dar algo que eu sempre tive ou sonhei, ou talvez, seja a consciência de que ainda estou num caminho longo, e acordo todos os dias para caminhar mais um pouco sobre ele.

    A primeira coisa que me vem a cabeça pela manhã é meu escritório, penso em como será meu dia, se vamos conseguir novos clientes, se teremos criatividade para solucionar os problemas e o mais importante, se o futuro da empresa será promissor para todos da equipe.

    A maior motivação que levo em minha vida é poder oferecer um futuro promissor a todos que acreditam no mesmo sonho que eu, elevar a marca da agência a grandes patamares, conquistar grandes clientes, desenvolver campanhas premiadas e ter o melhor ambiente de trabalho possível, essa é a marca que eu acredito.

    Gosto de traduzir os sentimentos em estratégias. Solucionar problemas que parecem insolúveis e principalmente organizar etapas, objetivos e metas. Traduzir tudo isso em um âmbito visual me motiva não só a acordar, mas também a, algumas vezes, não dormir.

    O que me motiva é, diariamente, me empenhar em fazer algo melhor, isso é, com mais qualidade do que fiz no dia anterior. Não importa qual o tipo de projeto, apenas é claro, que existem mais possibilidades de flexibilidade nos projetos pessoais.

    A principal motivação é saber que eu trabalho com algo que escolhi para minha vida, algo que me faz feliz, algo que sei que posso criar, pensar, pesquisar referencias, a principal motivação é trabalhar com o que gosto!

    Pelo que percebi nas respostas, alguns já sabiam o que os motivava e outros aproveitaram o momento para buscar essa resposta. E era exatamente esse resultado que eu esperava. Muitas vezes não sabemos a resposta para as coisas mais simples. Quantos aqui sabem qual a cor preferida da sua namorada, ou namorado? Qual comida preferida? Entre tantas outras perguntas que por mais bobas que sejam, não sabemos as respostas.

    Bom, depois de tanta reflexão, acredito que muitos devem estar se perguntando o que isso tem a ver com design, né? Pessoal, trabalhamos em uma área que que precisamos dar um sentido visual para empresas, traduzindo sua missão, visão e valores em um logotipo que transmita tudo de forma simples, clara e objetiva.

    E aí eu pergunto para vocês, quantos aqui sabem qual a sua missão, visão e valores?

    “Ah, Filipe, mas não é só empresa que precisa ter essas coisas definidas?”

    Não. E explico porque:

    O que é uma empresa?

    É um conjunto de missão, visão e valores, que desenvolve um produto ou serviço para atender uma demanda de mercado dos consumidores.

    Porque a marca mais importante do mundo existe?

    Pensando no mercado de trabalho, o que é uma pessoa?

    É um conjunto de missão, visão e valores, que desenvolve habilidades para um serviço, afim de atender uma demanda de mercado nas empresas.

    pessoa

    Para ficar ainda mais claro, o que é um empresário?

    É um conjunto de missão, visão e valores, que desenvolve habilidades e cria um produto ou serviço (empresa), afim de atender uma demanda de mercado, tanto para consumidores quanto para empresas.

    empresario

    Perceberam aonde eu quero chegar? A base de toda empresa são pessoas.

    piramide-empresarial

    E adivinhem só o que aconteceu durante esse processo de mudança no mercado? Surgiu mais um modelo de negócios:

    modelo-de-negocios

    Isso é tão óbvio quanto saber qual sua cor preferida. Mas nunca paramos para refletir sobre isso. Lidamos com pessoas todos os dias e em todo lugar. Sem pessoas não existiram empresas. Temos que trabalhar o design, e a comunicação de maneira geral, sempre pensando em outro ser humano que vai receber aquela mensagem.

    Mas antes de tudo, você precisa conhecer sua essência, sua identidade. Sem saber suas motivações, o que faz você seguir em frente todos os dias, fazer o sacrifício de acordar cedo todas as manhãs, não tem como você ter uma marca bem estabelecida no mercado, seja como pessoa ou como empresa. Agora, pensa se eu vou contratar um designer que não conhece nem a si próprio. Quem me garante que ele vai conseguir entender minha empresa e fazer um projeto gráfico de qualidade? 😉

    E como na semana passada, vou deixar outra tarefa para vocês:

    2. Defina sua missão, visão e valores.

    Para ajudar, vou dar alguns exemplos:

    MISSÃO:

    Fiat
    Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.

    HSBC
    Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas.

    Gerdau
    Gerar valor para nossos clientes, acionistas, equipes e a sociedade, atuando na indústria do aço de forma sustentável.

    VISÃO:

    Fiat
    Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.

    HSBC
    Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores.

    Gerdau
    Ser global e referência nos negócios em que atua.

    VALORES:

    Fiat
    Satisfação do cliente
    Ele é a razão da existência de qualquer negócio.

    Valorização e respeito às pessoas
    São as pessoas o grande diferencial que torna tudo possível.

    Atuar como parte integrante do Grupo Fiat
    Juntos nossa marca fica muito mais forte.

    Responsabilidade social
    É a única forma de crescer em uma sociedade mais justa.

    Respeito ao Meio Ambiente
    É isso que nos dá a perspectiva do amanhã.

    HSBC
    Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética;
    Nossa comunicação deve ser clara e precisa;
    Nosso gerenciamento deve ser em equipe, consistente e focado;
    Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na responsabilidade e confiança entre as partes.

    Gerdau
    Ter a preferência do cliente
    Segurança das pessoas acima de tudo
    Pessoas respeitadas, comprometidas e realizadas
    Excelência com simplicidade
    Foco em resultados
    Integridade com todos os públicos
    Sustentabilidade econômica, social e ambiental

    Por hoje é isso. Espero que tenham gostado e até semana que vem! 🙂

    FIQUE ATUALIZADO !

    Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.


    Also published on Medium.


    • Roger Lima

      Show de bola Filipe, parabéns!

    • Sério, adorei esta ideia de post colaborativo com cara de consultoria/coaching online. Realmente nos ajuda a refletir ainda mais sobre um tema. Pode até parecer que a minha resposta (terceira) foi espontânea, mas a verdade é que levei algum tempo pra chegar nela.

      Parabéns pelo post!

    • Hugo Barbosa

      Muito bom!

    • Orlando Paiva

      Missão :Implementar ideias e conceitos no dia-a-dia garantindo assim a satisfação do consumidor
      Visão: Ser um profissional conceituado no mercado, sendo referência para outros designers.
      Valores: Confiabilidade no projeto
      Feedback com cliente