Categorias

Newsletter

  • http://chocoladesign.com/wp-content/uploads/2016/02/Sem-Título-2.jpg
    Empreendedorismo

    Porque a minha startup fritou meus miolos

    Começar minha startup não foi exatamente como eu pensava, penei muito e aprendi perdendo muito dinheiro. Mas foi (e ainda é), o melhor período da minha vida.


    “A minha história de empreendedor não difere muito da maioria. Há 2 anos eu me apaixonei pelo pensamento empreendedor e nesse mesmo ano, um colega me chamou para participar da empresa que ele tinha acabado de abrir e que funcionava a vento em popa, o meu sonho de sair das garras do trabalho convencional estava bem mais perto do real. Não foi exatamente como eu pensava, penei muito e aprendi perdendo muito dinheiro, mas foi (e ainda é), o melhor período da minha vida”

    Um tapa na cara de leve, para começar.

    O mundo está mudando, e com um pouco de fé, em breve poderemos buscar um pouco mais de sentido em nossos trabalhos, rompendo várias amarras que envolvem o trabalho convencional.

    O Brasil é um dos pólos onde fervem Startups a todo momento, e negócios mágicos como o Instagram (que funcionava sem gerar um único centavo de receita e hoje paga centenas de funcionários) e a Mova Mais (que converte suas ações em milhas de viagem), nascem para mostrar que a jornada está só no começo, e essas mesmas Startups ainda vão salvar este momento de crise no país.

    Nunca na história da economia foi tão fácil começar seu negócio. Com a internet, em poucos minutos você pode se tornar o CEO da sua própria empresa. Com isto, o sonho de empreender nunca esteve tão presente em cada um. Besteira.

    Claro que eu vou empreender, por que não? Detesto meu chefe! Quero mais tempo para a família, vida nova, estabilidade financeira e drinks na praia, mesmo trabalhando um pouco mais todos os dias. Acontece que nenhum núcleo da vida é tão tranquilo, mas vamos dissecar um pouco mais este momento.

    “O que eu acho de palestras motivacionais? Bem, sinceramente, se você não é capaz de se motivar com seu próprio negócio, ele não perdurará.”

    Estamos em uma época onde empreender e ter uma startup se tornou quase uma religião, um culto que injetou fôlego novo nos pulmões de muitos, com isto, a demanda por especialização na área cresceu absurdamente, e falsos profetas surgem de todos os bueiros com apresentações e cursos de R$4000/mês, pregando que esta é a verdade universal, que “motivação e pensamento positivo” vão levar você ao topo. Mais besteira ainda.

    A verdade é que leva bem mais que meses ou algumas palestras para seu negócio prosperar de verdade e é melhor você se programar para isto. Senão, vai ficar sozinho e as cobranças vão aumentar gradativamente até você se afogar em um mar de entusiasmo.

    “Este é o espaço onde você esperava uma frase sobre a positividade, e que seu negócio vai dar certo e que só basta você querer. Não.”

    I2

    Calma, jovem gafanhoto!

    No começo do mundo startup

    Pelo menos para mim, tudo começou com a verdade de que eu sou bem espaçoso, não consigo me ver por anos trabalhando das 8h às 18h em empregos públicos estáveis e monótonos, não importa o salário. Não é só isso que a vida pode me oferecer, não pode ser! E não é preguiça. Como muitos, eu prefiro 18 horas de trabalho incessante na minha empresa do que 8 horas para alguém que não compartilha nada comigo. (E acredite, eu passei muito tempo trabalhando 18h/dia)

    Só que empreender não é apenas ter uma boa ideia, mesmo porque, ideia é commodity, ou seja, tem muito por aí. Querer prestar um serviço sozinho tem a ver com gerenciar pessoas e trabalho, tem a ver com estudar SEM PARAR e trabalhar mais ainda. E você ainda vai ter um chefe sim. Um não, dezenas!

    E dinheiro?

    Bom, a minha dica pessoal para os que vão abraçar a empreitada, é que você guarde, guarde muito, na dúvida, sempre guarde dinheiro. E se você pensou “Ah, eu não consigo poupar, eu ganho pouco”, esqueça! Empreender não é para você. Todo mundo pode e deve poupar. Engrandece você mesmo e é um aprendizado para a vida. Além disso, segue totalmente contra a constante brasileira de que, se você quer comprar algo grande, endivide-se até o pescoço e vá pagando. Não faça isso!

    Se você tem dinheiro suficiente para se manter por um ano em um investimento, acredite, ele vai durar apenas 6 meses e você ficará sem nada na metade do tempo. E quando é o momento? Quanto poupar? Em que fundo investir? Você se lembra que eu disse para você estudar? Nenhum lugar vai dar estas coordenadas para você, marujo. Conviva com isto e encare esta realidade: Não se ensina empreendedorismo no Brasil, educação financeira ou administração de verdade.

    Os pré-conceitos

    Eu sei que é batido, mas vai acontecer: a longo prazo, todo mundo vai ter um pré-conceito sobre o seu negócio, então, se você não acreditar na sua ideia de coração, ninguém mais vai. Você vai ter que acreditar em você, por que a jornada vai ferrar você muito, muito mesmo.

    “Quem não está preparado para arriscar tudo, meu amigo, não conquistará nada, porque as maiores conquistas são muuuuito caras”

    A falta de planejamento fez com que eu trabalhasse por mais de 6 meses sem perceber que estava tomando prejuízo, então, pesquise. Aqui vou colocar alguns links que vão ajudar você na caminhada, com conteúdo SÉRIO de verdade. São coisas que, se eu tivesse feito no começo, não ficaria tão perdido. Mas aqui não vai ter nenhum link falando sobre motivação, porque, sinceramente, se você não é capaz de se motivar com seu próprio negócio, ele não perdurará. Vamos lá:

    Sem cases de sucesso

    Sem dificuldade você acha pela internet casos de milionários que largaram tudo para empreender e deram certo, mas e os que não conseguiram? Onde foram parar? Recentemente vi a notícia de uma mulher que passou mais de um ano projetando seu negócio, que fechou 6 meses após aberto, ela foi amplamente criticada na mídia, mas acredite, esses casos são tão importantes (Talvez MAIS importantes) que os cases de sucesso…

    Aprenda a gostar e a assistir o TED Talks, lá surgem muitas boas ideias e tendências vindas das melhores mentes empreendedoras do planeta. Ah, as melhores são em inglês. ¯\_(*-*)_/¯

    imagem1

    E se você quiser estudar administração financeira e empreendedorismo, o SEBRAE tem ÓTIMOS cursos, no site da GV também tem muito conteúdo bom e gratuito, e claro, aqui no Choco também, indicando livros e filmes. Aliás, leia Kotler e O Business Model Generation, o segundo é um livro co-escrito por mais de 470 empreendedores ao redor do mundo.

    -Para fazer seu site, se você não conhece nada de design e não quer recorrer a ninguém, pode usar alguns temas, mas isto é só uma solução emergencial, porque não se faz SEO com tema pronto. Recomendo alguns do HTMLUP e do Templated.
    – Para envio e disparo de e-mails, tem o Mailchimp e o Buffer pra agendar posts de mídias sociais
    – Se você precisa de idéias para arte e design, recomendo o Dribbble, o Freepik e o Freebbble.
    – De ferramentas para Startups, uso o Prateon e a StartUp List.

    Por último, mas não menos importante, o fator psicológico, porque empreender é comportamento acima de tudo. O Lugar é um espaço de transformação coletiva que vai tornar você uma pessoa mais focada e capaz de aproveitar N experiências de uma forma mais aberta, sem falar no networking que todos esses locais listados oferecem. Acredite, esta é a melhor parte. Até hoje, eu possuo mais de 100 clientes que conheci enquanto estudava ou visitava palestras.

    Saia de casa! Na semana passada, aconteceu a Feira SEBRAE para empreendedores, que reuniu mais de 125 mil mentes criativas pulsantes trabalhando em prol do desenvolvimento socioeconômico. O conhecimento está lá fora, abra-se para experiências diferentes, para empreender com inovação.

    Em nossa sociedade, há muitas pessoas que não enxergam ou simplesmente não se importam com conhecimento ou crescimento interpessoal. É cômodo levar a vida como ela segue, mas para cada pessoa pobre, alguém trabalha 18 horas. Capacite-se e invista. É como um amigo meu diz: “Quando você morre, você não sofre, mas sim os outros e quando você é um idiota, é a mesma coisa”.

    Se você quiser bater um papo, vai lá no meu Facebook ou me manda um e-mail. Afinal, o mais legal de empreender é a inteligência compartilhada que isso gera. As ideias incubadas sempre podem virar um campo revolucionário, e pessoalmente, adoro conhecer negócios novos e conversar com gente criativa.

    Comente a sua experiência, seus estudos, poste seus links, aposto que os outros leitores vão adorar saber. 🙂

    Até mais e sorte pra todos nós! o/

    FIQUE ATUALIZADO !

    Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.


    • Finalmente um texto sobre empreendedorismo que não me leva para vídeos no YouTube ou sites de gente aparentemente feliz e vencedora com seus títulos de “como me tornar rico em 7 passos”… Parabéns, Vini!