Categorias

Newsletter

  • http://chocoladesign.com/wp-content/uploads/2016/01/capa-freelancer011.png
    Design Empreendedorismo Seja freela

    Qual o momento certo de sair do emprego fixo para virar freelancer ou empreender como designer?

    Essa pergunta já recebi mais de uma vez de amigos e leitores do Choco la Design. Qual será o momento certo de trocar um […]


    Essa pergunta já recebi mais de uma vez de amigos e leitores do Choco la Design. Qual será o momento certo de trocar um emprego fixo pela vida de freelancer ou empreendedor?

    É preciso estar preparado para começar a empreender e virar freelancer, mas qual será o momento certo para isso? Como se preparar?

    —————–

    Se você tiver interesse em aprender Photoshop da forma certa, se destacar no mercado e virar freelancer, confira meu curso e se cadastre para receber novidades: http://chocoladesign.com/cursos/photo…

    —————–

    Assine o meu Canal: http://bit.ly/AssineYoutube-Felipe

    Facebook: http://bit.ly/meuFacebook-Felipe

    Instagram: http://bit.ly/instagramFelipe

    Artigos no Choco la Design: http://bit.ly/artigosChoco

    Bechance: http://bit.ly/BehanceFelipe

    FIQUE ATUALIZADO !

    Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.


    • Ótimo vídeo! E concordo com tudo o que disse.
      E só para acrescentar, para ser freelancer não basta ser um ótimo designer, mas precisa principalmente ter bons conhecimentos de empreendedorismo, pois como falou no vídeo, terão muitas tarefas novas pela frente. Então a minha dica é estudar muito estas questões para não perder tempo nem dinheiro.
      Eu saí do emprego onde estava com noções mínimas de como gerir uma vida freelancer, isso me custou muito dinheiro e dor de cabeça, mas também acredito que tem muita coisa que só pode ser aprendida na raça.

      • Com certeza Mozart! Eu vou gravar alguns vídeos sobre esses assuntos.

        Mas de fato, eu migrei de freela para empresário a uns anos atrás, quando montei meu estúdio com mais 3 amigos (todos da área técnica e criativa). Já viu o problema né? Ninguém estudava nada de empreendedorismo, marketing, comercial, etc … foi por isso que eu comecei a estudar, gostei e não parei mais. E acho que esse é um dos grandes erros das faculdades de design, não ensinar esses tópicos e o processo de gestão, pois no fim todo designer é freelancer, mesmo que em paralelo a um emprego fixo.

        Grande abraço!

        • Isso é verdade, faculdades de design deveriam mesmo falar mais sobre empreendedorismo, sobre mercado, sobre uma visão de crescimento profissional, inclusive se for empregado. Mas isso não é um problema específico do design, jornalismo, cinema, filosofia, arquitetura e qualquer outro curso de algo a ver com arte. Não falam em como ganhar dinheiro com todo aquele conhecimento que eles estão te passando. É como se falassem: se você não encontrar uma empresa pra te pagar salário, não vai conseguir sobreviver com esta profissão.

    • Luciano Aquino

      Eai, Felipe! Tranquilo? Mais uma vez, conteúdo de boa qualidade. Parabéns! Quero compartilhar uma experiência vivida recentemente. Não estava mais feliz como arte finalista e pedi demissão. Decidi ser freelancer. Passou alguns meses e percebi que não estava maduro para seguir. A maior dificuldade foram o planejamento das demandas e das finanças. No momento, voltei para o mercado da publicidade afim de corrigir esses erros e voltar no gás. As dicas que eu poço dar é: antes de ser free o mais importante é tentar eliminar o máximo de contas fixas (cartões de crédito, lojas, etc) e focar em como gerenciar o tempo de forma produtiva. Pra mim isto é muito importante. No início, se não tem muita experiência no mercado, é fácil confundir a linda liberdade de ser free com desorganização. Espero que tenha acrescentando. Valew! Abraço!