Categorias

Newsletter

  • Design Gráfico

    Sinalização – Estudo e Uso de Pictogramas

    Hoje, irei fazer mais um post sobre sinalização, mostrando alguns fundamentos e mostrando a história da sinalização, desde os primeiros conceitos até os processos de criação e usabilidade de pictogramas e de regras como redução e consistência. Irei explicar melhor ao longo do texto!


    Hoje, irei fazer mais um post sobre sinalização, mostrando alguns fundamentos e mostrando a história da sinalização, desde os primeiros conceitos até os processos de criação e usabilidade de pictogramas e de regras como redução e consistência. Irei explicar melhor ao longo do texto!

    O começo do estudo e desenvolvimento de sinalizações se deu em 1936, com livros como: Idioma gráfico internacional -Pictogramas Neurath – Sistema Internacional de Desenhos Tipográficos. Neurath tinha alguns conceitos, que mostrarei abaixo:

    Redução:

    Diz respeito à forma mais simplificada de um elemento ou de um desenho, como por exemplo, desenho por meio de silhuetas (como os vetores de hoje em dia) pode exemplificar este princípio.

    Consistência:

    Um padrão de estilo e uniformidade no uso de um conjunto de pictogramas. Padronização no seu uso, permitindo que este conjunto seja compreendido por um grupo de pessoas.

    3 Impressões:

    Percepção das propriedades mais importantes; percepção das propriedades menos importantes; percepção das propriedades adicionais. Sendo assim, no projeto de sinalização é importante sempre deixar em evidência os elementos mais importantes, e deixar com pouco destaque os menos importantes. Como por exemplo uma sala, sempre deixar em evidência o número da sala, e após, pode-se colocar em menos evidência o logo da empresa ou mesmo o que se trabalha nessa sala.

    Pictogramas

    É um símbolo que representa um objeto ou conceito por meio de desenhos figurativos ou é a forma de escrita pela qual idéias são transmitidas através de desenhos. Teve sua origem na antiguidade, com a escrita cuneiforme e hieróglifos.

    Atualmente, o uso de pictogramas está cada vez mais freqüente, como para diferenciar os sexos, para sinalização de locais públicos, em infográficos, e claro, em algumas representações esquemáticas de peças gráficas.

    Parecem absolutamente auto-explicativos e universais, porém possuem limitações culturais – como pictogramas de banheiro, pois usuários de países não-ocidentais podem se confundir com os pictogramas.

    Nos anos 40, CharlesBliss, influenciado por Neurath, reforçou a crença de que o uso de símbolos é a melhor e a mais efetiva ferramenta para dar e receber informações. Para a interpretação do pictograma é necessário somente a percepção. A visão do pictograma faz com que compreendamos a informação, independente da língua que a pessoa fale.

    Os pictogramas foram usados diversas vezes com o passar dos anos:

    • 1968 -Convenção da ONU – Viena – 1ª Unificação Internacional dos Sinais de Circulação Viária: Uso dos pictogramas devido o crescimento do turismo e uso constante de ruas e estradas por motoristas estrangeiros.
    • 1972– Sistema de Pictogramas Otl Aicher – Olimpíadas de Munique
    • 1974 –Comitê para desenvolver um sistema uniforme, simples e de reconhecimento internacional.American Institute of Graphic Arts (AIGA).

    Com o sistema Aiga, usava-se símbolos consistentes; uma forma simplificada, para facilitar a comunicação. Como disse antes, independente da língua usada, a pessoa conseguiria entender a informação passada. Obteve-se grande divulgação e aceitação de uso.


    • http://www.andrezottich.com André Zottich

      Excelente post! Espero que ele seja desdobrado em outros. Sinais, símbolos, pictogramas, são uma fonte inesgotável de assunto.

      Muito importante essa abordagem para a galera que está começando agora no design.

      Parabéns

    • http://chocoladesign.com/ Will

      Gostei do post.

      O coordenador do meu curso também citou a diferença cultural na hora de elaborar esse tipo de coisa, e usou como exemplo o pictograma do banheiro, que em certos países as pessoas usam saias ou aquelas roupas dos árabes que eu não sei o nome, aí um símbolo que tem a mulher de saia pode gerar alguma confusão.

      Bom post, espero que tenham outros sobre isso! :D

    • http://andmatthaus.deviantart.com/gallery Lothar Matthaus Nogueira Barros

      Muito bacana ! Se voces puderem colocar posts sobre sinalizacao seria legal. Nem muito haver com pictograma e se torna bacana porquê na faculdade a gente so ve sinalizacao la pelo 7 período, hehe.
      Abracos.

    • http://www.twitter.com/deividtavares Deivid Tavares

      muito show a matéria. parabéns Cris

    • http://www.julianadovale.com Ju

      Muito boa a matéria, uma visão geral bem colocada =)

    • OSSIFO JUSSUB

      Para bens Cris, tou acursar educacao visual em mocambique mas nunca teria me interessado por estudos de pitograma. O teu sucesso me convenceu. E desejo que tudo de bom seja para si.

    • Pingback: Pictogramas – Resumão! «

    • Pingback: Pôsteres de filmes em pictogramas | Choco la Design

    • http://twitter.com/ramosdanilo89 Danilo Ramos

      Bacana agora sei o que são Pictogramas !