Revista C+ | Choco la Design | Design é como chocolate, deixa tudo mais gostoso.
Categorias

Newsletter

  • UX/UI Design

    Tendência de cores para o Flat Design

    O Flat Design vem ganhando notoriedade há mais ou menos uns 2 anos no desenvolvimento de interfaces digitais, e após o lançamento do Windows […]


    O Flat Design vem ganhando notoriedade há mais ou menos uns 2 anos no desenvolvimento de interfaces digitais, e após o lançamento do Windows 8, que aconteceu em Outubro de 2012, essa tendência minimalista ganhou um impulso e aceitação ainda maior dos designers de todo o mundo. O sucesso é tão grande que vemos a aplicação do design flat, ou design plano, também nos meios offline. Isso acaba gerando uma discussão bastante interessante para um post sobre os momentos em que devemos usar essa estética minimalista e os momentos em que devemos esquecê-la.

    Esse estilo é caracterizado por deixar de lado todas as partes desnecessárias de uma interface. Relevos, sombras, texturas e efeitos de brilho, por exemplo, não fazem parte do flat design. Nós falamos um pouco sobre isso no post Tendência de UI.

    Para trabalhar com esse estilo você precisa saber usar bem as cores, e sabemos que trabalhar com cores não é uma tarefa tão fácil quanto parece ser. É necessário ficar atento aos seus significados e, principalmente, adequar e comunicar de acordo com a identidade do seu cliente. Isso vale para qualquer tipo de projeto e não se limita apenas ao digital, mas como o foco aqui é online, vamos ver que cores para sites estão sendo usadas para trabalhar com o estilo flat.

    A tendência de cores para o flat geralmente são as que possuem mais saturação, àquelas que são vibrantes e chamam a atenção por sua vivacidade. Mas para um resultado mais interessante é bom combinar essas cores com tons mais escuros. Geralmente se usa tons duas ou três vezes mais escuros que sua cor saturada. E vale lembrar que o flat não se limita apenas às cores mais brilhantes, pois, como veremos nos exemplos abaixo, o uso de cores que tendem ao retrô também são amplamente utilizadas. No fim, o importante é aliar todo o seu conhecimento cromático com o seu bom senso que o resultado atenderá suas expectativas.

    Uma dica muito boa para escolher cores que se assemelham com as cores do windows 8 é o site “Flat UI Colors“. Basta clicar sobre a cor para copiar seu hexadecimal.

    Flat UI Colors

    Abaixo há alguns exemplos de ícones e interfaces flat para inspirá-los. E se você gostou do estilo e quiser mais referências, pode procurar no Dribbble e no Behance que são ótimos lugares para isso.

    Flat Icons

    flat-icons

    flat-icons-03

    flat-icons-02

    flat-icons-04


    Flat Interfaces

    flat-interfaces

    flat-interfaces-02

    flat-interfaces-03

    flat-interfaces-04

    flat-interfaces-05

    flat-interfaces-06

    flat-interfaces-07

    flat-interfaces-08

    flat-interfaces-09

    flat-interfaces-10


    • http://kevinoliveira.com.br/ Kevin Oliveira

      Ando amando este estilo de design e já apliquei em projetos, espero que esta tendência fique por mais tempo no mercado.

    • http://www.facebook.com/nicolemmarcio Nicole Marcio

      Flat design é pura paixão!

      • http://www.chocoladesign.com/ Willian Matiola

        Só tem que tomar cuidado pra não virar uma paixão obsessiva hehehe.

    • Marcelo Motta

      Um artigo sucinto e direto. Valeu a leitura.
      Este estilo visual minimalista é uma abordagem que gosto de trabalhar nos projetos que desenvolvo.
      Nem sempre é possível, depende realmente do gosto do cliente e do briefing apresentado.
      Como ainda não conhecia esta nomenclatura “Flat Design” gostaria de pesquisar mais a respeito, por isso, caso alguém tenha mais conteúdos desta temática por favor compartilhe. :)

      • http://www.chocoladesign.com/ Willian Matiola

        Olá Marcelo, obrigado pelo comentário.
        Eu adoro esse blog aqui: http://designmodo.com/ porque constantemente eles postam algo sobre flat design, tanto é que tirei a ideia deste post a partir de um post que eles fizeram sobre cores.

        Abraços.

    • https://twitter.com/Gui_Vital Guilherme Vital

      Estou adorando conhecer essa técnica. O mais legal é que é algo que já está sendo adotado por muitos designers (pelo menos nos sites que visito). Espero um dia aplicar esse estilo de design em algum projeto.