Categorias
UX/UI Design

Tendências de UI: Flat Design

Flat design, ou “design plano”, é uma estética visual de interface que deixa de lado tudo que seja desnecessário visualmente. Sombras, drop shadows, relevos, […]


Flat design, ou “design plano”, é uma estética visual de interface que deixa de lado tudo que seja desnecessário visualmente. Sombras, drop shadows, relevos, texturas e gradientes são deixados para trás, favorecendo layouts limpos, tipografia nítida e cores sólidas. Similar ao Microsoft’s Metro UI, essa nova tendência em design visual vem adquirindo cada vez mais adeptos, que seguem ao pé da letra a máxima “menos é mais”.

O estilo vem sendo tão adotado que existe até um site de curadoria de sites que utilizam como estética o flat design. Se você busca seguir essa linha, é importante lembrar que por mais que “menos seja mais”, é preciso ter cuidado para que sua interface não acabe ficando “sem graça”. Tons pastéis são bastante utilizados, mas também é importante adicionar cores que gerem contraste, para destacar elementos de ação como botões. Saber utilizar de forma correta cores, fontes, pesos tipográficos, formas geométricas é essencial para que o seu layout gere ação no usuário, e que ele não fique apenas como expectador de algo bonito.

Sendo assim, nós resolvemos fazer uma seleção dos melhores sites que podem te inspirar em seu próximo projeto. Se você é apaixonado por estudo das cores, tipografia e formas, vale a pena estudar as bases de um bom flat design.

Shape

Osbourne Barr

Data Driven London

Designed to Move

Lean Analytics Workshop

Relancio

26 people

Musixapp_pixels

Preview-big

Flat_roman_typeface___ui_bigger

Big

Website

Cesarzeppini-2013


    • http://www.chocoladesign.com/ Willian Matiola

      Recentemente passei a pesquisar sobre Flat Design e Skeumorfismo mais a fundo e as duas técnicas são muito bacanas. Mas confesso que o Flat tem me agradado mais por ser mais simples e visualmente mais elegante.

      Só espero que os projetistas saiba usar o flat de maneira consciente.

    • Barbara

      Quando bem aplicado é simplesmente perfeito.

    • Liel Pires Ribeiro

      Depois do Metro da Microsoft…

    • http://www.facebook.com/giulianofinger Giuliano Finger

      Não sou contra proposta clean, mas o que me preocupa é que está virando um “modismo” e por onde eu navego pela web só vejo este estilo como soberano. Design é forma e função. Sobre a forma, tudo parece ter a mesma “cara” agora. Quando isto acontece ninguém se diferencia e as marcas perdem personalidade.

      • http://www.chocoladesign.com/ Willian Matiola

        Infelizmente tudo aquilo que é agradável e de fácil reprodução tende a virar modismo. O problema que eu vejo nisso nem é a popularização do estilo, mas sim o mal uso dele, o que é uma pena imensa.

      • Neil

        A web necessita de páginas leves e limpas, creio que a personalidade ñ é perdida, vc as encontra na maneira de construção de páginas e nas aplicações de ideias… a arte minimalista pode ser bem representada por traços arrojados de forma mais abstrata ou mais realista puxando um “shape” mais real, sem muito efeito. toda arte segue um período, ngm deve se manter preso à seu estilo antigo, mas conseguir se representar com novas ideias nos padrões atuais.

    • Quim Buckland

      Já curtia o conceito, nada melhor que uma definição mais profunda. Organização, coerência e atratividade, o que é ótimo quando se quer comunicar, apresentar algo.

    • Neil

      Ao contrário de muitos, penso de forma diferente sobre esse novo estilo de arte a qual tem me agradado muito. Comecei com design na era do Vidro… era efeito vidro pra todo lado, era nitidamente percebida a falta do bom senso de certos “pseudo-designers”, outra parte que foi muito influente, foi o afamado efeito “Bevel e Emboss” capaz de ridicularizar uma página em segundos. Modismo será pra todo e qualquer período da história da web art.

    • Rafael Araújo

      Muito bom!! Engraçado que essa é uma tendência em todos os aspectos, de uns tempos pra cá vejo muito em animações 2d também

    • http://www.facebook.com/Markanthonyux Mark Anthony

      Gosto bastante do Flat UI, pelo fato de passar clareza, sensação e satisfação ao usuário. Isso se for bem utilizado.

    • Jordam Vargas

      Um novo termo para minimalismo? Isso? Gostei e vou pesquisar. ótima referencia.

    • Thiago Souza

      Particularmente não gosto dessa tendência, Entretanto eventualmente ela pode ficar legal sim em alguns tipos de projeto. Mas como disse o John Gruber em um artigo:

      “If you want to see the future of software UI design, look to the history of print design.”

    • http://www.facebook.com/isis.graziatto Isis Graziatto

      Interessante como o flat design se aplica bem com alguns elementos bem poluidos (como uma foto gigante de fundo). Pode servir como ‘macete’ pra aquele cliente chato que pede coisas sem noção nenhuma de design (como uma foto gigante de fundo!).

      É definitivamente uma tendência interessante porém quando mal utilizada acaba com o site. Exemplo disso é o novo site do outlook.com.
      Eu que tabalho na área tive muita dificuldade para achar os botões e onde clicar pra chegar onde queria (esse tipo de defeito em uma site que você acaba utilizando como software e visita milhões de vezes ao dia, irrita litros depois do milésimo acesso).
      …imagino pessoas leigas navegando em um site assim..

      • yuri jungles

        as vezes uma mudança dessas deixa extremamente fácil para quem está utilizando pela primeira vez e complica pra quem está acostumado com o visual antigo. Tudo uma questão de adaptação e da nossa resistência natural a mudanças.

    • http://www.facebook.com/educvale Eduardo Carlos Do Vale

      Eu gosto muito. Mesmo tendo uma expressividade maior na web, vejo o mesmo estilo sendo utilizado na publicidade em peças off tbm. Sou muito adepto do “menos é mais” e sempre que posso, coloco em prática nos meus trabalhos. Desde quando a M$ chegou com esse novo visual para o Windows 8, Xbox e Windows Phone…simplesmente apaixonei. =p

    • Sandra Costa

      post simples, rápido de ler e bastante informativo. de parabéns!

    • Sidney Gonçalves

      Independente de modismo ou não, acredito que o mais importante é usar de forma consciente e com personalidade. Ótimo post!