Categorias

Newsletter

  • http://chocoladesign.com/wp-content/uploads/2014/08/treine-sua-mente-1280x363.jpg
    Startups

    Treinando sua mente para identificar oportunidades de negócios

    Não desista de uma ideia sem antes validá-la. Muitos negócios de sucesso partiram de premissas simples, porém que realmente eram coisas úteis.


    Antes de entrarmos direto ao tema, gostaria de contar o motivo que me levou a escrever esse post. No ano de 2011 tive a oportunidade de trabalhar em um grande site, o Buscapé.

    Quando iniciei minhas atividades percebi uma coisa diferente: lá todos eram incentivados a terem ideias criativas, eu sempre ouvia uma frase: “Empreendedores por natureza”. Isso era simplesmente motivador. Logo percebi que muitas pessoas tinham ideias e startups fora da empresa. Lá tinham algumas pessoas que simplesmente “cuspiam” ideias criativas, e eu ficava me perguntando por que não conseguia fazer isso também.

    Depois de um tempo comecei a ter ideias e trabalhar nelas, então finalmente percebi que as ideias sempre bateram a minha porta, minha mente que não estava treinada para identifica-las.

    Apos entender isso consegui desenvolver algumas e se eu tivesse a oportunidade de dizer alguma coisa para quem tem o mesmo problema, aqui está:

    Nem sempre uma ideia simples é uma má ideia

    Muitas ideias nascem a partir de problemas, mas o maior erro cometido é que as pessoas desistem pensando ser simples, ou pensando que não precisamos de algo do tipo. Porém uma das maiores dicas que eu posso dar é: não desista de uma ideia sem antes validá-la. Muitas ideias de sucesso partiram de premissas simples, porém que realmente eram coisas úteis.

    Inovações a partir de ações do cotidiano

    Coisas incríveis foram criadas a partir desse conceito. Na minha opinião, quando empreendedores conseguem criar ferramentas/processos que transformam algumas que otimizam ações desnecessárias em 2 ou 3 cliques tem uma grande parte da missão atingida.

    Hoje os apps, sites e ferramentas em alta são exatamente coisas que facilitam e fazem com que as pessoas ganhem tempo. Você não precisa mais ir ao mercado se não quiser, pode fazer compras por um app e elas chegam na sua casa. Precisa da indicação de um profissional para alguma área especifica? Temos apps que fazem exatamente isso, você pode ver vários profissionais de várias áreas e ainda ver a qualificação deles a partir de votos dos usuários. Precisa de uma diarista? Temos sites onde você pode agendar e escolher uma profissional qualificada e responsável, tudo isso administrado pelo site.

    Só aqui temos 3 grandes ideias que transformaram ações comuns em ferramentas para ajudar o consumidor de maneira bem simples.

    Dando poder de escolha ao consumidor

    Hoje a maior fonte de informações sobre qualquer coisa é a internet. Sempre que estamos com a intenção de compra de um produto, pesquisamos tudo o que pudermos, isso ajuda na nossa decisão, ou seja, basicamente 80% da nossa compra é com base em informações buscadas e indicação de amigos.

    No meu próximo post escreverei sobre como validar uma ideia. 😉


    Eduardo Casali, 21 anos, Empreteco, Designer, empreendedor, palestrante apaixonado pelos ecossistemas de Startups, teve seu primeiro contato com o empreendedorismo aos 16 anos, hoje com 5 projetos inovadores em desenvolvimento/validação/processo, vencedor de concursos de startups como a maratona de negócios do Sebrae, recebeu prêmios em feiras como Campus Party.


    FIQUE ATUALIZADO !

    Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

    I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.


    Also published on Medium.


    • ricardojordomagalhes

      QUEBRA TUDO!!